A Bela e a Fera

0

O clássico conto de fadas A Bela e a Fera já ganhou incontáveis adaptações para as telas ao longo dos anos. De filmes live action, passando pelo elogiado desenho da Disney e até como série de TV mirando um público adolescente, a história já foi mostrada de tudo quanto é jeito.

E para aqueles que ainda querem mais, surge agora essa versão do diretor Christophe Gans, que o delfonauta deve conhecer de Terror em Silent Hill e estrelado por Vincent Cassel como a Fera e Léa Seydoux (a menina de cabelo azul de Azul é a Cor Mais Quente) como a Bela.

Vou presumir que você não veio de Marte e, portanto, já conhece a sinopse desse negócio. Logo, não vou gastar as pontas dos meus dedos batucando o óbvio no teclado. Direi apenas que o filme segue à risca os principais elementos do velho conto e aí já dá para ter uma ideia do que você irá encontrar. Mais do mesmo.

Eu não sou fã de contos de fadas. Não gostava nem mesmo quando era criança. E por conta disso, assistir a este filme foi uma experiência bastante chata para mim. Não só pelo tema não me interessar nem um honorável pouquinho, como também pelo problema de se fazer inúmeras versões de histórias clássicas para o cinema. Não tem novidade nenhuma.

Não há nenhum atrativo especial aqui para fazer você querer acompanhar pela enésima vez uma história que já sabe de cor e salteado. Logo, para quê gastar película em mais uma versão dessa história? Sinceramente, não sei, mas não me cabe responder isso.

Visualmente o filme é até bem legal. Com uma estética requintada, alternando momentos de um colorido vivo com outros mais sombrios que até lembram um pouco o estilo consagrado por Tim Burton. É bonito de se ver, mas também não é algo lá particularmente criativo, visto que é muito semelhante ao que a maioria dos contos de fada cinematográficos recentes também têm feito.

No mais, definitivamente não é o tipo de filme recomendado para quem não curte fantasia e contos de fada no geral, nem para quem está a fim de novidade. Mas se você gosta da clássica história de A Bela e a Fera e aguenta ver mais uma versão dela na tela grande, provavelmente pode gostar dessa aqui.