Esta é nossa lista de melhores games de 2024. Este foi um ano de menos lançamentos de alto orçamento, mas de forma alguma careceu de lançamentos de qualidade. Eu sempre falo por aqui como meu gênero preferido é o plataforma, e me surpreendi quantos excelentes jogos do gênero tivemos em 2024. Por outro lado, a honraria do pior de todos também vai para este gênero que tanto amo. E ainda temos a sempre divertida (para quem lê, não para quem vive) decepção. Me acompanha?
OS MELHORES GAMES DE 2024
Como sempre, a lista é minha e é pessoal, baseada nas minhas experiências e no que eu joguei. Isso significa que ela é totalmente objetiva e imparcial, como absolutamente tudo que publicamos no DELFOS. A lista abaixo não reflete necessariamente os jogos com as maiores notas em nossos reviews, mas os que mais marcaram meu ano, para o bem ou para o mal, e se mantiveram vivos na minha memória.
Mas como sempre, vamos começar nossa lista dos melhores games de 2024 com um jogo que tinha tudo para ser legal. E daí deu ruim. Vale lembrar que você pode clicar no nome dos jogos para ler a nossa análise ou cobertura relacionada (quando disponível).
D&D – Decepção Delfiana: BACK THEN (PS5, Windows)
Um walking simulator sobre Alzheimer. Parece muito minha geleia. Mas não. Back Then é um jogo sofrido. Talvez ele seja assim para simular o sofrimento de quem vive com Alzheimer, mas isso não gera um bom jogo. De nada adianta uma temática importante e interessante, se o ato de jogar é sofrido. E sofrimento resume o que senti ao jogar Back Then.
Menção Horrorosa – o pior do ano: ARIO (PS5, Xbox Series, Windows, Switch)
Review Ario: um dos piores e mais estranhos games que já joguei
Uma vez li um texto que dizia que a maioria das pessoas não sabe o que é um jogo realmente ruim. Tipo quem reclama de Call of Duty, ou mesmo de Concord ou Suicide Squad, não sabe quão ruim esta nossa diversão preferida pode se tornar quando até as mecânicas de movimento são quebradas.
Entra Ario, um jogo tão ruim, mas tão ruim, que é difícil acreditar que seja vendido. Claro, ninguém nasce sabendo fazer as coisas, e errar faz parte do processo de aprendizado. Mas a maioria de nós não sai vendendo seus erros. Ario é um jogo amador em todos os sentidos. Do nome, que deixa difícil achar minha resenha no próprio acervo do DELFOS (em meio a dezenas de matérias sobre Mario) às conquistas que simplesmente terminam antes do jogo. Ario é uma aula do que não fazer nos videogames.
E assim, chegamos ao momento tão esperado. Rufem os tambores!
THE DELFOS AWARDS: OS MELHORES GAMES DE 2024
Chegou a hora. Bora escolher o que de mais bacana saiu em 2024!
5 – NIKODERIKO: THE MAGICAL WORLD (Windows, Switch, PS5, Xbox Series)
Começamos a lista já com o gênero que vai dominar a dita-cuja. Nikoderiko The Magical World é um jogo de plataforma muito gostoso, bonito e divertido de jogar. Seu principal gimmick é que as fases se alternam entre o 2D e o 3D. Esta divisão não é igualitária. Nikoderiko é muito mais um plataforma 2D do que 3D. Mas o simples fato de ele poder abrir de vez em quando deixa a aventura muito mais divertida e surpreendente. O jogo não traz nada de especialmente novo ao gênero mais clássico dos games, mas se dá muito bem em tudo que faz.
4 – PRINCE OF PERSIA: THE LOST CROWN (Switch, Windows, PS4, PS5, Xbox Series, Xbox One)
Review Prince of Persia The Lost Crown: melhor metroidvania em anos
Eu amo metroidvanias. E eu amo soulsbornes. Mas a enorme quantidade de metroidvanias soulsbornes dos últimos anos fez com que praticamente todos os metroidvanias seguissem a cartilha da From Software. Isso cansou bastante. Assim, com enorme prazer joguei Prince of Persia: The Lost Crown.
Temos aqui um metroidvania único, focado em movimentação e exploração, não em combate e em punição. É um jogo bonito, gostoso de jogar e que roda absurdamente bem nos consoles mais potentes. De longe, de longe mesmo, uma das melhores coisas que a Ubisoft lançou em anos, se pá desde Rayman Legends.
3 – PENNY’S BIG BREAKAWAY (Switch, PS5, Xbox Series)
E já que estamos falando de coisas que rodam muito bem nos consoles mais potentes, Penny’s Big Breakaway é uma delícia em formato de plataforma 3D que pode ser saboreado a 4K/120 fps. Ao contrário de Nikoderiko, é um jogo que realmente leva o gênero plataforma adiante, com uma interessante combinação entre movimentação e inimigos: os inimigos impedem sua movimentação.
Algumas vezes você sabe que algo vai estar na sua lista de melhores do ano assim que começa. A Fuga do Pênis Grande é um desses casos. Uma delicinha que você tem certeza que vai ser deliciosa antes mesmo de comprar.
2 – WARHAMMER 40,000: SPACE MARINE 2 (Xbox Series, PS5, Windows)
Quem diria que o jogo mais diferente desta lista é justamente o que tem mais cara e jeitão de AAA. Mas Warhammer 40,000: Space Marine 2 tem jeito de AAA de duas gerações atrás, muito mais Gears of War do que Suicide Squad. Ele tem os modos de jogo multiplayer/live service para quem busca por isso, mas para mim estes modos serviram apenas para tirar recursos da excelente campanha principal. A campanha é o que realmente tem de especial aqui, uma combinação de gráficos, som e violência crocante, aliados a fases lineares e altamente roteirizadas. É uma combinação vencedora, que mais do que merece a medalha de prata. Isso porque este ano a medalha de ouro não teve competição.
1 – ASTRO BOT (PS5)
Eu já imaginava que Astro Bot seria o melhor jogo de 2024 antes mesmo de jogá-lo. E não deu outra. Mais do que de 2024, acredito que Astro Bot é meu jogo favorito da vida. Um delicioso plataforma 3D cheio de mecânicas e ideias criativas. É aquele tipo de experiência em que uma fase é melhor que a outra e você fica com um sorriso no rosto durante toda sua duração.
Isso porque, ao contrário de jogos como The Last of Us, tudo aqui existe para te fazer sorrir. E o jogo simplesmente não larga esta missão durante toda sua campanha. As luzes, efeitos, detalhes e até a vibração do controle. Tudo que está aqui existe para te dar prazer, para te deixar feliz. Astro Bot resume porque eu gosto tanto de videogame e, como tal, merece a medalha de ouro de 2024.
E esta foi a minha lista de melhores games de 2024.
Este ano comecei sem grandes expectativas. Boa parte dos jogos acima sequer tinham sido anunciados quando publiquei a lista do ano passado. E todos eles me surpreenderam positivamente. 2024 foi um dos jogos mais agradáveis para games em anos, especialmente pela quantidade de alegria e diversão proporcionada pelos jogos acima. E fica a dica: para mais prêmios e comentários mais elaborados, inclusive de outras mídias, venha ouvir nossa discussão no podcast Ludologia.
Mais importante do que qualquer coisa que está neste texto: qual é sua lista de melhores games de 2024? E por quê? Conta tudo pra mim nos comentários.