Já fiz uma análise completa de Aero the Acro-Bat quando ele foi relançado em agosto. Você deve se lembrar que uma das minhas críticas foi porque a editora resolveu lançar cada um dos games da série – inclusive o remake de Gameboy Advance – como produtos separados. Isso desvalorizou muito o pacote, e deixou uma coletânea que deveria ser motivo para celebração um tanto amarga. Mas foquemos em Aero The Acro-Bat 2.

REVIEW AERO THE ACRO-BAT 2

Aero the Acro-Bat 2, Sunsoft, Plataforma, Delfos

A boa notícia é que se Aero the Acro-Bat era um jogo ruinzinho, daqueles que a gente tem que se esforçar para ir até o final, Aero the Acro-Bat 2 é muito melhor. Temos aqui um lançamento mediano, que você termina meio que na inércia se não tiver nada melhor para fazer.

Muito da melhora desta continuação se deve a ela ser mais focada. Chega daqueles objetivos pentelhos, como precisar pegar X breguetes e depois encontrar a saída. Aqui o objetivo é sempre chegar ao final da fase. As fases não são tão simples quanto as de um Super Mario World, e exigem bastante vai e volta e sobe e desce. Mas em geral são estágios com começo, meio e fim, o que transforma o jogo em um plataforma 2D mais tradicional.

LINDOS PERSONAGENS, CENÁRIOS POUCO INSPIRADOS

Aero the Acro-Bat 2, Sunsoft, Plataforma, Delfos

Uma coisa legal na época dos 16-bit é como os jogos podiam ficar consideravelmente mais bonitos em uma continuação lançada para o mesmo console. É o caso aqui. Os personagens de Aero the Acro-Bat 2 são muito mais elaborados e melhor animados do que os do jogo original. Os cenários, infelizmente, ainda são genéricos.

Este relançamento traz funcionalidades básicas de emulador, como rewindsave states. Também há alguns documentos da produção, incluindo manual. Por fim, você pode jogar a edição japonesa ou estadunidense do jogo. Como o anterior, no entanto, há apenas a versão de Super Nes. Seria interessante incluir também o rom do Mega Drive. Afinal, o jogo já está sendo vendido separadamente. Particularmente, eu teria mais interesse em ver a versão de Mega Drive do que a japonesa de Super Nes, já que diferenças regionais são pequenas.

Assim como o anterior, a melhor novidade são os cheats, que permitem ligar vidas e munição infinita, além de poder pular no ar quantas vezes quiser. Como este é um plataforma mais tradicional quando comparado ao primeiro, ativar isso facilita bastante o jogo – e permite pular algumas fases quase inteiras. Então até vale ativar, mas lembre-se de usar com parcimônia.

CADÊ MEU TROFÉU?

Aero the Acro-Bat 2, Sunsoft, Plataforma, Delfos

Também há um problema grave com dois troféus, que podem se recusar a popar. Aero the Acro-Bat 2 é uma platina bem simples: basta passar por todas as fases. Mas duas delas podem não fornecer seus troféus. Isso aconteceu comigo, e eu precisei jogar mais quatro vezes uma dessas fases até o troféu popar. É curioso olhar as estatísticas no PS5, já que por causa deste problema, mais gente tem o troféu de terminar o jogo do que o de vencer a penúltima fase. E não dá para terminar sem passar pela penúltima fase.

Aero the Acro-Bat 2, Sunsoft, Plataforma, Delfos
Eu realmente não esperava ver uma dedicatória ao Ayrton Senna aqui.

Eu sempre quis jogar Aero the Acro-Bat e estou aproveitando estes relançamentos para isso. Mas a verdade é que eles nunca estiveram entre os melhores jogos de plataforma da época. Para fãs bem dedicados do gênero, como eu, Aero The Acro-Bat 2 ainda vale uma partida para conhecer. Mas pouco além disso.