13º Distrito

0

O delfonauta fã de games deve pensar em parkour como uma habilidade especificamente gamística. Afinal, o negócio envolve wall run, wall jump e muitas outras coisas que protagonistas de jogos como Prince of Persia e Ninja Gaiden sempre fizeram.

O que você talvez não saiba é que o parkour analógico foi criado por um tal de David Belle. Agora olha lá no elenco da ficha técnica. Viu só? O criador do parkour está neste filme. E ele já estava em B13 13º Distrito, longa francês de 2004 do qual esta versão é um remake.

Outra coisa que dá pedigree a 13º Distrito é o cineasta Luc Besson, que hoje em dia é muito mais uma marca do que um diretor propriamente dito. Mas a gente gosta dos filmes dessa marca que conta, entre outros, com a divertida série Carga Explosiva.

David Belle e Luc Besson. Baseado nestes nomes e nas explicações acima, o delfonauta já pode ter uma ideia bem nítida do que vai encontrar por aqui. Trata-se de um divertido Testosterona Total, recheado de moças bonitas e cenas de ação estilosas onde os personagens têm poderes de videogame. Se essa descrição te agrada, vá já para o cinema. Caso você ainda esteja em dúvida, vamos elaborar mais um pouco.

Aqui, o falecido Paul Walker é um policial encarregado de desarmar uma bomba que vai explodir em algumas horas, destruindo o conjunto habitacional Brick Mansions (o título original do filme), lugar dominado pelo tráfico e habitado por pessoas muito pobres, mais ou menos como as favelas brasileiras. Como ele não conhece o lugar, acaba sendo forçado a trabalhar com Lino (David Belle), que tem seus próprios motivos para chegar ao vilão Tremaine (RZA).

Como é praxe nos Testosterona Totais, não é pela história que você vai assistir a este filme. Na verdade, aqui este é inclusive seu principal ponto fraco. Muita coisa não faz sentido, especialmente a relação entre os dois protagonistas que saem na porrada mais de uma vez apenas para divertir o espectador com cenas de ação estilosas.

Testosterona Total, assim como filmes B, é um gêneros em que você precisa entrar na brincadeira para se divertir. Se estiver a fim de brincar com a gente, esta é uma boa pedida de um gênero que anda com poucos representantes recentes. Não é memorável nem nada especial, mas garante 90 minutos de diversão e muita ação estilosa.

CURIOSIDADE:

13º Distrito, também o título da versão francesa, provavelmente é como o conjunto habitacional originalmente se chamava. Porém, nesta versão ele se chama Brick Mansions, e este é inclusive o nome que utilizam nas legendas, o que deixa curioso a fidelidade ao anterior na escolha do título nacional.

– O longa francês ganhou uma continuação em 2009, intitulada B-13U 13º Distrito – Ultimato. Curiosamente, o pôster do dito-cujo é bem parecido com o deste remake. Dá uma olhada.