Alguém aí lembra de Jumanji, aquele filme com o Robin Williams onde duas crianças encontram um jogo de tabuleiro mágico e coisas bizarras acontecem a cada rodada?
Pois é, Zathura – Uma Aventura Espacial é exatamente isso, mudando apenas a temática do jogo da selva de Jumanji para o espaço. Mas calma, os executivos de Hollywood não perderam de vez a vergonha na cara e decidiram fazer um xerox na cara dura. Acontece que os dois filmes são baseados em livros do mesmo escritor, Chris Van Allsburg (que também escreveu O Expresso Polar), então o plágio descarado é culpa do próprio autor.
Desta vez, dois irmãos briguentos (Josh Hutcherson e Jonah Bobo – Juro que não farei nenhuma piadinha com o sobrenome deste último) e que vivem disputando a atenção do pai recém divorciado (Tim Robbins, o maluco de Guerra dos Mundos em outro papel pequeno demais para ele) acham um jogo de tabuleiro, o tal Zathura, na casa nova do velho e começam a jogar, desencadeando uma série de perigos (para começar, a casa inteira fica flutuando no espaço durante toda a duração da partida) que só vão acabar ao término da peleja.
Idêntico a Jumanji, não é? Bem, sendo as comparações inevitáveis, digo que este novo filme é bem melhor.
Pra começar, uma casa flutuando no espaço, chuvas de meteoros, alienígenas e astronautas são bem mais legais que manadas de animais selvagens. E mais, os dez anos de diferença de um filme para o outro fazem com que os efeitos especiais desta nova produção deixem os de sua história-irmã no chinelo.
Para os nerds, duas informações interessantes. Primeiro, a voz do robô (um dos perigos manifestados pelo jogo maldito) é de Frank Oz, o mesmo que dá voz ao tremendão mestre Yoda das trilogias Star Wars. E segundo, o diretor da película é Jon Favreau, conhecido dos fãs de quadrinhos por interpretar o desperdiçado Foggy Nelson na adaptação cinematográfica de Demolidor – O Homem Sem Medo.
Zathura é um típico filme de férias escolares, feito exclusivamente para a molecadinha. Porém não torra o saco dos adultos acompanhantes como um As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl em 3-D, por exemplo. Então pode levar sossegado seu filho, irmãozinho, priminho ou sei lá mais o quê. E se você entrar no clima, também vai se divertir.