Se você vier me perguntar: “Corrales, qual é o maior filezão dos games? Aquele jogo que mostra o que é possível nessa mídia e a torna tão especial?”. Eu diria: “Caro delfonauta imaginário, só há uma resposta possível, a série Uncharted“. E agora os dois jogos da série lançados para PS4 saíram juntos, em uma coleção para PS5 intitulada Uncharted Legacy of Thieves Collection. Aqui vamos falar um pouco da coleção, mas em breve vem o prato principal: relembrar Uncharted 4 e Uncharted The Lost Legacy em novos episódios da nossa série “… de cabeça fria”.

UNCHARTED LEGACY OF THIEVES COLLECTION

A coleção inclui Uncharted 4Uncharted The Lost Legacy. Não é um Director’s Cut. O conteúdo aqui é o mesmo anteriormente lançado, sem nenhum acréscimo. Na verdade, tem até menos coisa, já que o multiplayer não está presente. Particularmente, não faço questão nenhuma desse modo, mas vale avisar para ninguém comprar esperando dar uns tirinhos nos camaradas e ficar decepcionado. Aqui você só dá tirinhos em NPCs.

Legacy of Thieves Collection não tem muitas firulas. Ao rodar, você encontra a tela inicial de um dos jogos e os títulos dos dois games. Escolher o outro deixa a tela preta por alguns segundos, e em seguida a tela inicial dele aparece. Escolher o game já carregado leva para o menu principal.

Uncharted 4, Uncharted Legacy of Thieves, Uncharted, Naughty Dog, Sony, Playstation, PS5
A “capa” da coleção, com Uncharted 4 selecionado.

É possível trazer seus saves do PS4 facilmente – basta escolher no menu. E, ao fazê-lo, vários troféus de ambos os jogos popam. Vários, mas não todos. Não sei o porquê, mas alguns que eu já tinha destravado não apareceram, então não encare como “platina de graça”. Aliás, a coleção traz apenas uma platina e, para conquistá-la, você precisa ganhar todos os troféus de ambos os jogos. Chatinho.

LEGACY OF FRAMERATE AND RESOLUTION COLLECTION

De novidade, os jogos trazem loads muito rápidos (menos de cinco segundos, sem mostrar telas de carregamento). Isso elimina a única parte mais chatinha da série, mas mesmo isso era totalmente aceitável. Afinal, uma vez que você tinha carregado seu save, Uncharted já rolava sem carregamento nenhum, nem mesmo ao morrer. Agora nem o load inicial existe mais.

Uncharted 4, Uncharted Legacy of Thieves, Uncharted, Naughty Dog, Sony, Playstation, PS5

Há algumas opções gráficas, e elas são bem simples. Temos 4k/30, 1440p/60 e, talvez a maior novidade – e que eu não consegui testar por falta de TV compatível – 1080p/120. Vale lembrar, a versão de PS4 Pro rodava a 1440p/30. Então você pode manter o FPS e subir a resolução ou manter a resolução e subir o FPS. Essas duas opções principais são as mesmas que vimos em Demon’s Souls, e acho curioso que um jogo de anos atrás não tenha conseguido números melhores do que um criado para PS5. É realmente uma pena que não tenham dado um jeito de alcançar o cobiçado 4k/60.

A novidade mais marcante deve ser o uso do Dualsense. Todo o feedback do controle foi refeito e está muito bom. O maior destaque são, claro, os gatilhos, que dão sensações diferentes para cada arma. É algo muito legal, mas ao longo das campanhas, você acaba se acostumando e parando de perceber. Além disso, em tiroteios mais prolongados, a resistência e vibração dos gatilhos podem cansar seus dedos. Não é um problema, no entanto, pois dá para desligar a qualquer momento se não curtir ou enjoar.

UNCHARTED LEGACY OF THIEVES COLLECTION É NECESSÁRIA?

Aqui está talvez o ponto mais fraco dessa coleção. O PS5 é compatível com o PS4. Então se você já tem os jogos na versão de PS4, basicamente estaria pagando para ter possibilidade de jogar a 60 fps. Há uma opção de upgrade pago para donos da versão anterior, mas a melhoria é muito pequena para ser cobrado. Do outro lado, a Microsoft faz melhorias mais consideráveis automaticamente e previamente incluídas no preço dos jogos. E a própria Sony lançou patches de 60 fps para jogos de PS4 quando jogados no PS5. Assim, a Legacy of Thieves Collection parece um tanto mesquinha.

Na prática, ela fornece menos conteúdo do que os originais (já que não tem o multiplayer), com melhorias cosméticas e extremamente sutis. E como é possível jogar as versões de PS4 no PS5, acaba se tornando um lançamento desnecessário se você já tem os jogos.

Uncharted 4, Uncharted Legacy of Thieves, Uncharted, Naughty Dog, Sony, Playstation, PS5
Hum… maçã!

Dito isso, são dois excelentes Uncharted. E, como falei no início do texto, considero essa série o maior filezão dos games. Se você ainda não tem os jogos, mas tem um PS5, comprar Uncharted Legacy of Thieves Collection é praticamente uma necessidade. E compre também a Nathan Drake Collection para ter a série completa.

Só vai ficar faltando mesmo Uncharted: Golden Abyss, capítulo lançado exclusivamente para o PS Vita. Particularmente, é o único que não joguei, e seria um excelente acréscimo a essa coleção. Especialmente porque ele dificilmente será relançado sozinho.

Agora se você já tem os jogos a coisa é mais complicada. Particularmente, eu gosto de sempre ter as melhores versões disponíveis das coisas que eu gosto. Mas se você for menos obsessivo do que eu, pode continuar curtindo seus Uncharted 4Uncharted The Lost Legacy numa boa.

MAIS UNCHARTED NO DELFOS: