Unbox: Newbie’s Adventure – não é todo dia que você pode ser uma caixa

0

Levou algum tempo, mas os jogos de estilo plataforma 3D dos anos 90 estão em alta. Alguns dos mascotes marcantes daquela época tiveram uma nova chance de reviver as glórias do passado (Rachet and Clank, Crash Bandicoot) e vimos também alguns novas IPs, como Snake Pass e Yooka-Laylee chegarem ao mercado com grande interesse.

Diferente de outros gêneros, que tiveram chance de serem aprimorados e receberem inovações durante todos esses anos, os jogos de plataforma 3D foram quase eliminados por completo e é por isso que eles têm um apelo nostálgico tão forte. Nós temos ótimas lembranças deles porque nada igual ou melhor veio depois. Assim, os desenvolvedores desses novos jogos lidam com uma dificuldade única: manter mecânicas e game design arcaicas para não desagradar os fãs, ao mesmo tempo em que precisam trazer um jogo competitivo num mercado supersaturado.

É um desafio e tanto, que o estúdio Prospect Games se propôs a encarar com Unbox: Newbie’s Adventure.

Um jogo de caixas

Unbox: Newbie’s Adventure tem uma das sinopses mais esquisitas que já escrevi: você é Newbie, uma caixa recém-fabricada que serve à GPS, empresa que possui várias outras caixas e domina o mercado de postagens. Nem todas as caixas são boas, no entanto, cabe a você lidar com as rebeldes Wild Cards, comandadas por Boss Wild: eles têm vários planos malvados para dar fim à hegemonia da GPS e vão colocá-los em prática em três mundos diferentes.

Com um pouco de esforço, é possível chegar mais alto do que Link sequer pôde em Breath of the Wild.

Só para reforçar, caso o delfonauta esteja descrente com a sinopse: sim, neste jogo você joga como uma caixa, chama-se Newbie e precisa salvar o mundo de outras caixas.

Nunca havia pensado a respeito, mas as implicações de ser uma caixa são muito sérias. Para se movimentar, Newbie lança seu peso à frente, invertendo os lados e as laterais a todo o momento, processo que o deixa com a face no chão a toda hora. Newbie também consegue pular e pode ainda fazer o unbox, que se trata de sair de dentro de suas próprias caixas por até seis vezes seguidas. Essa mecânica pode ser feita em terra ou no ar e o jogo sugere que você a entenda como um pulo duplo (ou melhor, sêxtuplo).

As coisas podem ser difíceis no mundo de Unbox e Newbie pode escolher se vestir de maneiras estranhas.

A base do gameplay é esta: mover-se e ter uma vaga noção de onde Newbie irá parar, pular e ter uma vaga noção de onde ele irá cair. Sempre é necessário reajustar a trajetória por erros de cálculo. De início, o jogo é frustrante e parece ser até mal desenvolvido, porém, com o tempo você percebe que tudo isso é intencional e que fica cada vez mais fácil de controlar o personagem. Normalmente, videogames fazem com que a movimentação dos personagens seja a mais intuitiva possível, mas em Unbox o domínio do personagem é o maior desafio.

Missões, estampas e hubs

Há três mundos em Unbox: Newbie’s Adventure, todos acessíveis por um pequeno hub. Para avançar em cada um deles, é necessário coletar uma quantidade de estampas diferentes (pense nas estrelas de Super Mario 64, é a mesma coisa) e enfrentar Boss Wild ao final, que aparece com um aparato diferente para destruir Newbie em cada fase.

As estampas são coletadas ao completar as missões que outras caixas dão a Newbie. Cada caixa está em um canto do mapa e o jogo indica a direção que você deve seguir para encontrá-la. Ao chegar lá, converse com a caixa e ajude-a: ela pode pedir a busca de algum item, a entrega de uma carta a outra caixa, que uma vila seja libertada dos Wild Cards e por aí vai. Cada caixa tem um tipo de desafio e os personagens retornam aos outros mundos com missões semelhantes que aumentam de dificuldade.

Leve cartas ao seu amigo, talvez elas não explodam desta vez.

Estampas podem ser encontradas livremente pelos mundos também e é necessário explorar bastante para encontrá-las. O jogo obriga o jogador a encontrar essas estampas porque as missões não dão todas as necessárias para chegar ao chefe final. Como não há um mapa e as localizações são às vezes muito parecidas entre si, pode haver momentos de frustração. Para amenizar, Bounce, um personagem que o ajuda desde o começo, às vezes informa quando há estampas por perto ou dá uma dica que pode levar Newbie a uma estampa.

Unbox: Newbie’s Adventure tem outros colecionáveis fora as estampas. Um dos mais importantes são as gold tapes, que ajudam na navegação dos mundos, pois determinam caminhos mais lineares em lugares que são totalmente abertos. Viu alguma gold tape num lugar estranho ou que parece inacessível? Talvez haja algo interessante por ali, inclusive segredos que revelam mais sobre a origem das caixas entregadoras de Unbox.

Ó, não! Como acionar se não tenho mãos?

Além de localizações diferentes (praia, gelo), os mundos possuem conceitos de gameplay distintos também. O primeiro ensina as regras do jogo e é o mais simples. O segundo dá grande liberdade ao jogador e permite o deslocamento por grandes distâncias, além de ter as montanhas mais altas. O terceiro tem diferenças de relevo e mais armadilhas.

Áudio, gráficos, câmera, bugs, bugs, bugs

Unbox é um daqueles jogos indies que se propõem a fazer algo complexo com menos recursos do que os necessários. Mundos 3D abertos, grandes e sem loadings custam caro e no caso de Unbox os principais sacrifícios são nos gráficos e no desempenho. As texturas são carregadas lenta e frequentemente, inclusive em cutscenes. O jogo não possui gráficos muito bonitos e há uma quantidade grande de bugs, como o personagem ficar travado em obstáculos ou o jogo salvar em determinadas localizações e aparecer em outras quando você carregar. Curiosamente, Unbox facilita a vida do jogador por ter checkpoints bem localizados e permitir voltar ao último checkpoint a qualquer momento ao segurar um único botão, o que pode diminuir algumas dessas frustrações.

Fora os problemas técnicos, Unbox também poderia se destacar mais se tivesse construído uma identidade mais original. Por exemplo, os personagens fazem barulhos estranhos ao falarem, igualzinho a Banjo-Kazooie, os diálogos são simples demais e possuem piadas de sorriso amarelo. Músicas e menus se parecem com os mais recentes Donkey Kongs, mas são pouco memoráveis.

Modo multiplayer

O modo multiplayer pode ser jogado em tela dividida para até quatro jogadores e possui desafios semelhantes à missão principal, de usar mísseis para atingir inimigos, coletar itens e mais. É agradável a quem se familiarizou com as mecânicas do jogo principal, mas novatos terão muita dificuldade de se movimentar com os personagens.

Anos 90 de novo

Nem todas as inovações e melhorias que gostaríamos chegaram aos jogos de plataforma 3D ainda. Unbox: Newbie’s Adventure tem muita coisa presa ao passado. Oferece uma jogabilidade interessante, mas somada a todas as outras características, resulta num jogo que tem chances mesmo apenas com quem gosta muito do gênero.