Top 5: Monstros gigantes do cinema

0

Se você acha o Kong grande é porque ainda não viu nosso especial. Confira:
Crítica do filme
O filme de 1933
A História Por Trás do Filme Original e Suas Influências

Peter Jackson está de volta aos cinemas, acompanhado por ninguém menos que King Kong, o gorilão gigante que curte escalar o edifício Empire State. Se o tamanho da bilheteria do filme for proporcional à estatura do bichão, prepare-se para mais um arraso de público.

Aproveitando a volta de Kong, apresento uma nova lista dos 5 mais, desta vez dedicada às 5 criaturas gigantes mais bacanudas a mostrarem suas descomunais proporções nas telas dos cinemas.

E não, a lista não está organizada por ordem de tamanho. Os critérios escolhidos, como no caso do nosso consagrado Top 5: filmes gore, novamente são simplesmente baseados na memória filmíca e no gosto pessoal de quem vos escreve. Então, se você concorda ou discorda dos selecionados, mande um comentário e a sua própria lista.

Ah, como esta lista foi inspirada por King Kong, resolvi deixar o macacão de fora, mas isso não quer dizer que ele tenha sido negligenciado pelo pessoal do DELFOS. Ele está muito bem representado pela resenha da superprodução do senhor Jackson, pela resenha do clássico filme de 1933 e até com uma matéria sobre os bastidores do filme original. Então não deixe de lê-las. E agora, vamos aos gigantes!

5 – O Homem de Biscoito de Gengibre

De onde: Da segunda aventura do ogro verde, Shrek 2 (idem – EUA – 2004).

Qual é a dele: Pra começar, não o confunda com o diminuto homem de biscoito de gengibre (gingerbread man no original) cruelmente torturado no primeiro filme e que também está presente nesta segunda aventura. Esta sua enorme versão foi assada pelo padeiro de Drury Lane com o único propósito de ajudar Shrek a entrar no castelo dos pais de Fiona e impedi-la de se casar com o terrível Príncipe Encantado.

Nível de estrago: Nulo. O biscoito gigante (hum, biscoito gigante…) consegue colocar Shrek dentro do castelo, mas logo depois é atingido pela guarda real e vai parar dentro do fosso, de onde ainda canta um trecho de Livin’ La Vida Loca. Pô, que desperdício de comida.

4 – O Tiranossauro Rex

De onde: Do joinha O Parque dos Dinossauros (Jurassic Park – EUA – 1993), o tremendão (é, eu acho melhor que o primeiro) O Mundo Perdido – Jurassic Park (The Lost World: Jurassic Park – EUA – 1997) e o meia-boca Jurassic Park III (idem – EUA – 2001).

Qual é a dele: Provavelmente o dinossauro mais famoso do mundo, o T-Rex é um monstro de tamanho avantajado (exceto nos bracinhos curtos) que tocou o terror nos visitantes da ilha Nublar no primeiro filme.

No segundo, aterrorizou os tontos que foram parar na ilha Sorna e ainda deu uma volta por San Diego (claramente inspirado em nosso homenageado King Kong) fazendo estragos, só para perder o posto de protagonista para o Espinossauro, um dinossauro carnívoro ainda maior, mas sem o mesmo carisma, no terceiro exemplar da série.

Uma curiosidade não relacionada aos filmes, mas ao Tiranossauro propriamente dito é que talvez seu representante mais famoso não é um gigante, e muito menos um monstro, mas o simpático Horácio, que costuma dar as caras nos gibis da Turma da Mônica.

Nível de estrago: Considerável. O T-Rex mastigou alguns humanos, brigou com velociraptores e destruiu parcialmente uma cidade dos EUA. Ainda bem que está extinto.

3 – Godzilla

De onde: Puxa, de uma porrada de filmes japoneses das mais variadas épocas e da fracassada superprodução estadunidense de 1998.

Qual é a dele: Esse lagartão mutante, conseqüência do mau uso da energia nuclear, só quer saber de uma coisa, destruir maquetes de Tóquio e fazer centenas de figurantes nipônicos fugirem gritando e se descabelando. Na versão estadunidense, o objetivo do bichão é arrasar Nova Iorque fazendo milhares de figurantes americanos saírem correndo gritando e se descabelando.

A título de curiosidade, o lagarto versão made in Japan já enfrentou até o nosso querido King Kong, numa co-produção entre Japão e EUA de 1962, intitulada criativamente de King Kong Vs. Godzilla (Kingu Kongu tai Gojira). Agora, eu sempre me perguntei por que diabos o Jaspion nunca enfrentou a criatura a bordo de seu indefectível gigante guerreiro Daileon. Ia ser o confronto do século!

Nível de estrago: Alto. Seja apenas um cara numa roupa de borracha ou a turbinada versão em CGI de Roland Emmerich, Godzilla provoca o caos por onde passa, deixando para trás uma trilha de destruição.

2 – Stay Puft, o Monstro de Marshmallow

De onde: Do clímax do sensacional Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters – EUA – 1984).

Qual é a dele: Durante a batalha final dos caça-fantasmas contra a entidade conhecida como Gozer, ela varre as mentes de cada um em busca de seu maior medo. Aparentemente, o grande temor do Dr. Ray Stantz é uma criatura gigante feita de marshmallow (hum, doce… Aliás, este é o segundo monstro feito de comida a povoar este Top 5 – acho que eu deveria ter escrito este texto depois do almoço) chamada Stay Puft, que se materializa para tentar destruir nossos queridos exterminadores de criaturas do além.

Nível de estrago: Baixo. Os caça-fantasmas conseguem explodir o monstro com seus raios, provocando uma sensacional chuva de marshmallow.

1 – A Mulher de 15 Metros

De onde: Do filme trash de mesmo nome (Attack of the 50 foot Woman – EUA – 1958), que inclusive ganhou uma refilmagem para a TV em 1993 com Daryl Hannah no papel principal (todos comigo: 1, 2, 3 e hum, Daryl Hannah gigante…).

Qual é a dela: Após um inesperado encontro com alienígenas, uma mulher comum atinge a inacreditável altura de 15 metros e decide usar seu tamanho avantajado para se vingar do marido que a chifrou e de todos que lhe enchiam o saco quando era apenas uma reles baixinha.

Nível de estrago: Catastrófico. Se uma mulher de estatura normal já é capaz dos maiores estragos, uma garota de 15 metros enfurecida é garantia de hecatombe na certa. Quer um conselho? Se algum dia você se deparar com um mulherão de 15 metros, tire 5 minutos para apreciar a maravilhosa paisagem e depois corra por sua vida.

E assim chegamos ao final de mais um Top 5. Para o delfonauta que sempre quis saber como é a sensação de ser um monstro gigante, recomendamos o jogo Rampage, disponível para as mais diversas plataformas, onde você é um monstro gigante com o objetivo de espalhar destruição pela cidade. Espero que o amigo delfonauta tenha se divertido e usado este pequeno guia como um manual para saber o que fazer caso se depare com qualquer criatura gigante algum dia desses. Pra começar, corra, e corra muito. Por fim trate de arranjar um apartamento no último andar do prédio mais alto da cidade. Se bem que às vezes nem mesmo isso pode lhe proteger da fúria dos monstros gigantes.

Galeria