Sidney Lumet morreu

0
Alfredo, Alfredo de la Mancha, Delfos, Mascote, Alfred%23U00e3o, Delfianos

O cineasta estadunidense Sidney Lumet morreu neste sábado, vítima de um linfoma. As informações vêm do site Folha.com.

O diretor foi responsável por mais de 40 filmes, como 12 Homens e uma Sentença (1957), Longa Jornada Noite Adentro (1962), Serpico (1973), Um Dia de Cão (1975), Rede de Intrigas (1976), entre muitos outros. O site IMDb conta que Lumet começou como ator e dirigiu programas na TV antes de chegar ao cinema, chegando a trabalhar na CBS.

Ele foi indicado ao Oscar cinco vezes como melhor direitor, embora nunca tenha ganhado. Os filmes que dirigiu, no entanto, colecionam prêmios: só o filme Assassinato no Expresso Oriente (1974), adaptação de livro de mesmo nome de Agatha Christie, recebeu seis estatuetas. Seus filmes geralmente focam no diálogo, característica presente desde o primeiro filme (12 Homens e uma Sentença), que tem apenas um cenário.

Sidney Lumet já trabalhou com vários atores de alto calibre, como Henry Fonda, Jack Klugman, Al Pacino, Ingrid Bergman e James Mason. Seu último filme foi Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto. Ele iria completar 87 anos em junho.

Não lembrava dele até ver que ele foi responsável por 12 Homens e uma Sentença, um dos melhores filmes que já assisti. Está recomendado para quem quer conhecer o trabalho deste grande cineasta.