SDCC 2011 – Novidade de Skyward Sword e remake de Majora’s Mask

0

Apesar dos personagens da Nintendo serem os meus favoritos, devo dizer que a gigante japonesa tem sérios problemas para inovar nos jogos deles, em especial na série The Legend of Zelda. O gameplay anda estagnado há algum tempo, com os mesmos itens de sempre (com alguns novos em cada jogo, claro) e puzzles óbvios. Skyward Sword promete mudar, embora eu não bote muita fé nisso.

Segundo o Game Informer, foi anunciado na Comic-Con pelo representante e tradutor de Shigeru Myamoto, Bill Trinen, que o novo Skyward Sword vai permitir upgrades de itens como aquele besouro voador e o tradicional escudo. Para isso, será preciso coletar artefatos e rupees (a moeda de Zelda) durante o jogo. Não foi explicado como exatamente isso será feito (comprando itens, combinando-os) e quais outros itens vão ter upgrades.

Parece uma ideia legal, mas isso é uma coisa muito básica para qualquer RPG e que foi descartada pela série há muito tempo, ou seja: nada novo. No jogo para SNES, The Legend of Zelda: A Link to the Past, já tínhamos um sistema de upgrades simples da espada, escudo e arco-e-flecha.

Já a outra notícia é sobre o segundo jogo de Zelda para o Nintendo 64, o Majora’s Mask. O produtor Eiji Aonuma concedeu uma entrevista à Nintendo Power em que ele disse que o jogo pode receber um remake para o Nintendo 3DS. Eiji falou que o Ocarina of Time saiu no 3DS por pedidos de fãs que queriam o jogo em 3D e que se houver algo parecido para o Majora’s Mask, o jogo pode sair.

A funcionalidade nova que o produtor pensou a respeito é sobre o controle maior do jogador sobre o tempo do jogo. Originalmente, The Legend of Zelda: Majora’s Mask tinha três dias para ser completado (não em tempo real, mas algo próximo de uma hora para cada dia do jogo). Agora, o jogador poderia parar de jogar e voltar mais tarde no ponto que estava. Isso era possível de fazer antes, mas era mais complicado. Geralmente, os jogadores optavam por salvar o jogo quando Link voltava no tempo para o primeiro dia (caso ele ficasse até o final do terceiro dia, perdia o jogo).

Sem dúvida Majora’s Mask merece um remake, já que é um dos jogos mais bacanas da série (e de longe o mais difícil também, na minha opinião), além de ser uma das únicas continuações diretas da série (o Link de Majora’s Mask é o mesmo do Ocarina of Time). Porém, dado o pouco cuidado que The Legend of Zelda: Ocarina of Time teve, eu duvido que eles façam o trabalho direito no Majora’s Mask. E cá entre nós: a Nintendo quis fazer o jogo pelo clamor dos fãs? É claro que ela queria um lançamento para puxar as vendas do Nintendo 3DS sem muito esforço. E agora, a sua opinião, delfonauta: Skyward Sword promete? E um remake de Majora’s Mask, é bem vindo?