Rock In Rio: 7 shows que podem surpreender

0

Setembro está próximo, e com ele a sexta edição do Rock In Rio. O celebrado festival comemora 30 anos de uma trajetória de sucesso composta por vários shows marcantes e até mesmo sua internacionalização (com edições realizadas na Europa e nos Estados Unidos). O line up deste ano conta com nomes como: Queen + Adam Lambert, Metallica, Rod Stewart, System of a Down, Slipknot, Rihanna e Katy Perry.

Relembrar os grandes momentos da história do festival e projetar quais serão os shows arrasa-quarteirão talvez seja uma tarefa fácil. O objetivo aqui é diferente, considerando uma das coisas mais legais em festivais deste porte: a possibilidade de se surpreender com shows daquele artista relativamente desconhecido ou até mesmo um grande nome escalado com status de coadjuvante. Por isso, resolvi listar sete atrações (uma por dia de festival) com o potencial de se tornarem gratas surpresas.

18 DE SETEMBRO – HOMENAGEM À CÁSSIA ELLER

Em dia de Queen+Adam Lambert e OneRepublic, a homenagem à Cassia Eller talvez seja um dos atos mais emotivos do line up. Cássia faz parte da história do festival pelo show icônico de 2001. Com a curadoria do Chicão (filho da cantora) e da percussionista Lan Lan, a homenagem póstuma terá a presença de grandes amigos da cantora como Nando Reis e Arnaldo Antunes. A apresentação fecha o Palco Sunset no primeiro dia do festival.

19 DE SETEMBRO – ROYAL BLOOD

No primeiro dia dedicado ao Heavy Metal, os “intrusos” do Royal Blood podem roubar a cena. O duo de Hard Rock é responsável por um dos melhores álbuns de 2014 e deverá sobreviver à prova de fogo que é encarar o público headbanger brasileiro. A banda faz um Hard Rock direto e objetivo, apenas com baixo e bateria. Vale a pena conferir. Metallica, Mötley Crüe, Korn e Angra já entram em campo com o jogo ganho sendo os principais destaques do dia, o que torna o show do Royal Blood, a segunda atração do Palco Mundo, o azarão do dia.

20 DE SETEMBRO – ALICE CAYMMI

Com a responsabilidade de abrir o festival no dia do Rod Stewart, a neta de Dorival Caymmi se apresenta no Palco Sunset em parceria com Eumir Deodato. Espero a presença de canções do excelente Rainha dos Raios (2014), composto em sua maioria por releituras de diferentes nomes da música brasileira (de Caetano Veloso até Mc Marcinho). Ao contrário do sugerido pelo sobrenome, a cantora não se restringe à MPB e trabalha com elementos próximos ao rock alternativo e música eletrônica.

24 DE SETEMBRO – DEFTONES

O dia 24 é um daqueles dias em que vale a pena ficar no Palco Sunset: Project 46, Halestorm, Lamb of God e Deftones. Delfonauta, anote as minhas palavras e volte aqui para me xingar nos comentários caso eu esteja errado: este show é imperdível e será o melhor show do festival. Fica lançada a campanha: Somos todos deftonautas. Afinal de contas, quem precisa de System of a Down quando se tem Deftones?

25 DE SETEMBRO – MASTODON

Os estadunidenses do Mastodon são uma espécie de “versão malvada do Dream Theater”, associando o Metal Progressivo a elementos do Sludge e Stoner. O Mastodon foi escalado para o dia que considero o melhor do festival. Os nerds de Atlanta terão a oportunidade de apresentar seu trabalho para um mercado onde eles não são tão conhecidos. De La Tierra, Faith No More e Slipknot completam o line up do Palco Mundo neste dia. Steve Vai, Nightwish e Moonspell são as principais atrações do Palco Sunset.

26 DE SETEMBRO – RIHANNA

Bem, a própria headliner é minha eleita do dia 26. O meu referencial aqui é completamente diferente. Não sei muito bem o que esperar deste dia, mas a cantora de Barbados e notória fanfarrona de meet and greets consegue se distinguir dentro do universo de cantoras genéricas de música Pop. Talvez seja um bom dia para aproveitar a rock street, ir na roda gigante e perder tempo na fila da tirolesa.

27 DE SETEMBRO – AUREA + BOSS AC

O último dia do festival dá certo desgosto uma vez que Katy Perry ocupará o posto anteriormente destinado aos supremos mestres do universo Iron Maiden e ao Axl Rose em carreira solo Guns n’Roses. Caro Medina, você só está perdoado porque vai trazer o Mastodon. Enfim, a dupla vinda da terrinha formada pela cantora Aurea e o Rapper Boss AC chamou minha atenção. Os portugueses prometem fazer uma mistura de Soul e Rap. Lembrando que a portuguesa esteve por aqui na edição de 2013 e fez um show memorável em parceria com seus conterrâneos da Black Mamba.

E você? Ansioso para o Rock In Rio? Qual acha que será a melhor atração?