Na resenha de O Grande Truque, já manifestei meu apreço pela arte da mágica. E não é que, algumas semanas depois, outro filme bem semelhante aparece nos nossos cinemas? Será que a nova moda em Hollywood será fazer longas cujo protagonista é um mágico? Pois então, O Ilusionista parece uma mistura da parte mágica de O Grande Truque com a parte melosa de Tristão e Isolda.
A história é a seguinte: Edward Norton é Eisenheim, um mágico deveras talentoso. Seu objeto de desejo coincide com o meu: a totosa Jessica Biel, aqui conhecida por Duquesa Sophie Von Teschen. Já o antagonista, que também quer ficar com a Biel (como todos nós, aliás) é o príncipe Leopold (Rufus Sewell). E, claro, se você vai desafiar a realeza, é óbvio que a polícia também vai começar a caçar você. E aí entra o Inspetor Uhl (fala sério, isso é que é nome legal. Acho que vou batizar meu filho com esse nome. Uhl Corrales, o que você acha?), interpretado por Paul Giamatti.
Na verdade muita coisa acontece depois disso que também deveria entrar na sinopse. É seguro dizer que O Ilusionista demora pacas para chegar ao ponto, pois grande parte da sua duração é gasta com prólogos e cenas que variam entre romance e ciúmes. Finalmente, quando chega ao seu objetivo, ele se torna interessante, mas antes disso é simplesmente comum, e tem como melhores momentos as apresentações de mágica mesmo. Aliás, essas são muito boas e quase valem o ingresso por si só.
A questão que torna o filme interessante é basicamente simples. Eisenheim tem poderes místicos ou é tudo um Grande Truque (hehehe), fantasticamente elaborado? Para descobrir a resposta, você vai ter que assistir. Mas embora essa resposta seja dada, a explicação é muito fraca e não faz nenhum sentido. Aliás, digo mais, eu acho que a conclusão seria melhor se não apelasse para o finalzinho surpresa que deixou um monte de coisas mal amarradas. Por causa de todos esses motivos, mágica por mágica, fique com O Grande Truque que, embora não seja um grande filme, pelo menos tenta responder à eterna dúvida dos nerds: quem ganharia em um combate entre o Batman e o Wolverine?