Novidades Delfos – Nova coluna delfiana dá espaço para os delfonautas

0
Alfredo, Alfredo de la Mancha, Delfos, Mascote, Alfred%23U00e3o, Delfianos

Ultimamente tenho recebido muitos e-mails de pessoas perguntando se poderiam escrever uma Pensamentos Delfianos. Acredito que isso acontece porque os delfonautas têm vontade de se expressar através de textos reflexivos e vêm que a maior parte das coisas nessa linha que saem no DELFOS saem nessa coluna. Só que a Pensamentos Delfianos é a minha coluna (e o objetivo dela é publicar coisas reflexivas, daí a confusão) e, assim como vocês nunca vão ver um texto meu na Atitude Metálica do Bruno, também não vão ver textos de outra pessoa nela.

Contudo, é minha opinião de que essa necessidade de pensar e de se expressar é positiva, tanto para o país quanto para a pessoa que a tem. E eu sei pelos e-mails que recebo que muitos leitores fiéis do DELFOS são professores, pesquisadores, enfim… uma galerinha inteligente e que tem coisa a dizer! Só que essas pessoas nunca têm acesso a um veículo com centenas de milhares de leitores. Até agora!

É isso mesmo que você entendeu, meu amigo! Assim como eu tenho a Pensamentos Delfianos, o Cyrino tem a Realidade Alternativa e o Bruno tem sua Atitude Metálica, agora você, o público do DELFOS, que carinhosamente chamamos de delfonauta vai ter a sua coluna! Sim, meu amigo, uma coluna EXCLUSIVA para os delfonautas onde eles/vocês vão poder se expressar sobre os mais variados assuntos que tiverem vontade através de textos reflexivos falando sobre política, futebol, videogame, enfim… o que você quiser. O espaço pode ser até usado para fazer um contraponto a algumas matérias delfianas. Fala sério, tem coisa que só o DELFOS faz para você mesmo! E ainda tem gente que me chama de ditador (pausa para as risadas)!

A idéia com isso é tornar mais freqüentes debates como o que fizemos recentemente sobre cotas raciais e eventualmente até ter debates (sempre civilizados e com respeito) apenas entre delfonautas, sem a participação de nenhum delfiano.

Claro que a gente não vai sair publicando qualquer porcaria por aqui! Os textos vão ter destaque na página principal e por isso o mesmo grau de exigência que temos para qualquer conteúdo do site também vai se aplicar para essa coluna. O tema e a opinião são livres, mas se você não tem um mínimo domínio de português ou se seus textos são acadêmicos e chatos, nem adianta enviar nada. É desnecessário dizer que você também precisa de uma opinião bem clara sobre o assunto que se propõe a abordar e boa capacidade argumentativa. Então se você tem algo a dizer e sabe se comunicar bem através da linguagem escrita, basta clicar aqui e ler o Manual de Redação Delfiano. Se você concordar, é só mandar o texto e esperar a nossa resposta.

Para inaugurar a brincadeira, vamos atender a outro pedido dos delfonautas: publicar algo sobre o filme Tropa de Elite. Não vai ser uma resenha, mas duas reflexões independentes inspiradas pelo longa protagonizado pelo sucessor espiritual do Chuck Norris. Ao contrário do que fizemos com as cotas, desta vez não será um debate, pois serão dois textos reflexivos que vão por dois caminhos e assuntos diferentes a partir de um mesmo ponto de partida. Na terça, sai um de minha autoria abordando o cinema nacional, na coluna Pensamentos Delfianos, que você já conhece. Na quarta, a coluna Pensamentos Delfonautas estréia em toda sua glória, com um texto do Guilherme Vasconcelos, que já teve alguns outros textos reflexivos publicados por aqui, e que dessa vez fala sobre o unipartidarismo na mídia brasileira.

Particularmente, estou bem empolgado com as possibilidades que essa idéia oferece. O espaço está dado e está livre para ser preenchido com os seus pensamentos. É sua chance de ser ouvido (ou melhor, lido), por um grande e qualificado público. Agora só depende de vocês! Participe e ajude o DELFOS na consolidação do nosso título de maior site nerd de jornalismo parcial reflexivo do mundo e, se tudo der certo, na nossa jornada de dominação global. ,)

PS: Parece que este texto está causando confusão em algumas pessoas que estão achando que é só a partir de agora que o DELFOS está aceitando texto de usuários. Nós sempre aceitamos as colaborações do delfonautas e vamos continuar aceitando. A diferença dessa nova coluna é que ela será um espaço exclusivo para os delfonautas escreverem textos reflexivos que não se encaixam necessariamente nas seções normais (cinema, games, música, literatura e TV), possibilitando que a gente discuta coisas que não são necessariamente parte da cultura pop da qual tanto gostamos. Um exemplo do que espero com essa coluna é o recente debate sobre cotas raciais que fizemos por aqui.