Eu adoro jogar esta versão moderna de Ninja Gaiden. Certamente muito mais do que os originais de Nintendinho. A Ninja Gaiden Master Collection junta os três jogos da série. Ninguém gosta muito do terceiro, geral se divide entre o primeiro e o segundo em discussões de qual é o melhor. Hoje vamos falar do segundo, mais especificamente de Ninja Gaiden Sigma 2.
NINJA GAIDEN SIGMA 2
Sempre que eu vou de Ninja Gaiden Sigma 1 para Ninja Gaiden Sigma 2 eu fico boquiaberto. Não tanto pela qualidade do jogo em si. O primeiro também é maior legal. Mas poucas vezes a qualidade de vida aumentou tanto de um jogo para o outro. De omissões bizarras no primeiro, como a impossibilidade de salvar ao terminar uma fase; à simples existência de checkpoints em lutas com chefes. O mais bizarro é que boa parte dessas melhorias não veio em Ninja Gaiden 2, mas especificamente em Ninja Gaiden Sigma 2.
Ninja Gaiden Sigma 2 é um jogo muito mais, na falta de uma palavra melhor, streamlined. A munição agora é infinita e alguns dos tipos, como shurikens explosivos, foram limitados aos novos personagens (no caso, a Ayane). Apesar de ter mais conteúdo, algumas coisas foram tiradas, mas isso melhorou o pacote. Você tem menos ferramentas, mas tudo que tem é útil e pode ser usado o tempo todo. Mesmo emboscadas, como inimigos que saiam de um canto, ou baús que soltavam peixes fantasmas, foram quase totalmente excluídos.
STREAMLINE
Na real, quase tudo que eu reclamei do jogo na minha resenha de Ninja Gaiden 2 não existe mais ou foi tunado de forma a deixar a experiência mais agradável e divertida. Por exemplo, eu reclamei no texto daquele túnel verde feioso onde você enfrentava uma minhoca. Aqui isso sumiu. Até os gráficos estão consideravelmente melhores. Quando eu joguei Ninja Gaiden 2 no Xbox 360, achei o visual bem fraquinho, mas ao jogar de novo a versão Sigma no PS3, essa opinião mudou, graças a mais detalhes e maior resolução.
Nesta coleção então, jogando no PS5, está ainda melhor. A resolução, claro, é bem mais alta do que os 720p do PS3, mas o jogo também roda de forma excelente, sem os engasgos de outrora – e que de alguma forma ainda acontecem em Ninja Gaiden Sigma 1 mesmo no PS5.
Claro, nem todo mundo prefere a versão Sigma. Ela é consideravelmente mais fácil do que o Ninja Gaiden II original (embora tenha várias dificuldades mais altas para quem quer desafio). O mais curioso é que eliminaram os Tests of Valor, longas e difíceis arenas de combate, onde você podia conseguir alguns mimos especiais. Não que tenha feito falta para mim (não sou fã de arenas), mas é uma exclusão curiosa.
VIOLÊNCIA
O que mais faz falta, para mim, é a violência. Você ainda desmembra os inimigos, mas os pedaços decepados somem imediatamente. No lugar deles, aparece um jato roxo, que antes era sangue. Ainda tem sangue, mas em menor quantidade. Os presuntos agora também somem do chão, o que não acontecia antes.
Isso é, sinceramente, o que mais sinto falta. Todas as outras mudanças para mim foram neutras ou positivas, mas eu sinto falta de ver um monte de presuntos desmembrados no chão depois de uma batalha. Porém, quando penso em jogar a versão original de Xbox, e todas as truezas pentelhas que ele me obrigaria a suportar, acabo preferindo vir mesmo para essa versão Sigma.
É até curioso. Talvez pela dificuldade altíssima, boa parte das minhas memórias de Ninja Gaiden II são da versão de Xbox 360. Mesmo eu tendo jogado apenas umas duas vezes, e várias vezes a de PS3, o jogo de Xbox 360 me marcou mais. Mas de forma negativa. Em geral, eu ficava jogando Sigma 2 esperando algumas coisas chatas acontecerem, mas elas nunca aconteciam, o que me faz pensar que elas estavam só na versão original. Ou, sei lá, minha memória me traiu, o que é bem provável.
CHEFES SIGMA
Eu não sou muito fã de chefes, como você sabe, mas Ninja Gaiden Sigma 2 coloca algumas batalhas novas contra personagens que são, no mínimo, inusitados. Por exemplo, se liga nesse chefe.
Ou então este.
Ok, em nome da honestidade, o Buda em questão não é dançarino. Ele é só um chefe gigante, como a Estátua da Liberdade e tantos outros que estão no jogo. Eu nem sei que movimento ele estava fazendo quando tirei essa screenshot, mas ficou tão engraçada que eu precisava compartilhar.
A VERDADE É QUE EU ADORO NINJA GAIDEN SIGMA 2
Pois é, como aludi anteriormente, eu joguei essa versão no meu PS3 muitas vezes. Eu cheguei até a terminar o jogo nas dificuldades mais altas, o que dificilmente faço. O combate, as animações estilosas e a velocidade são simplesmente muito empolgantes. E o fato de Ninja Gaiden 2 ser um jogo de ação linear, ao contrário de Ninja Gaiden, que era um metroidvania; o torna mais casual. Mais gostoso de jogar um pouquinho e colocar de lado, sem precisar fazer a campanha toda de uma vez.
Em especial, essa mecânica dos desmembramentos é única e torna tudo ainda mais viciante. Caso você não saiba, funciona assim: ao encher um inimigo de porrada, uma de suas extremidades pode sumir. Ao contrário do que parece, isso na verdade dá um level up no inimigo. Ele se torna muito mais perigoso. Porém, dá para matar um decepado de uma vez, bastando apertar triângulo perto dele. E ainda rola uma animação estilosa e com um tremendo impacto visual. É uma delícia, a ponto de que, quando joguei Ninja Gaiden 3 e vi que tiraram isso, fiquei muito decepcionado. Felizmente, a mecânica foi recolocada de volta no relançamento Razor’s Edge, que é o que está na Master Collection.
MAS TEM OUTRA VERDADE SOBRE NINJA GAIDEN SIGMA 2
Dito tudo isso, e eu sei que já falei bastante, as três últimas fases, são MUITO fracas. Para dar uma ideia, nesta rejogada de 2021, terminei Ninja Gaiden Sigma 2 em 10 horas. As últimas três fases me tomaram 80 minutos desse tempo e não acrescentaram nada ao restante do jogo.
Essas fases acontecem em cenários extremamente genéricos e sem inspiração, com partes semelhantes ao “corredor verde” da versão de 360. Mas o mais chato delas é a quantidade de chefes. Eu contei. Nas três últimas fases, você vai encarar 10 chefes. Sete deles você já venceu antes na campanha. Só a última fase tem cinco chefes, quase um atrás do outro. Mesmo que você goste de chefes, é inegável que o timing é ruim. É muito exagerado, e fica pior ainda por ser quase tudo conteúdo requentado.
Sim, Ninja Gaiden Sigma 2 é mais curto que Ninja Gaiden Sigma, mas não é tão curto que precisava de uma enrolação dessas no final. Por outro lado, todos os três Ninja Gaiden modernos têm problemas na reta final da campanha. E é uma pena, pois o jogador começa com uma excelente impressão (as primeiras fases são sempre ótimas) e termina com um gosto amargo, enjoado. Não é uma forma legal de terminar um jogo tão especial.
CADÊ SIGMA 3?
Ninja Gaiden Sigma 2 é um jogo muito legal e um dos melhores hack and slashes que eu conheço. Se você ainda não conhece, eu diria que vale a pena comprar a Master Collection só por ele, mas o primeiro também é muito bom.
Agora já sabemos que o próximo jogo da Team Ninja vai ser mais um soulsborne (Strangers of Paradise), depois de dois Nioh. Isso me deixa chateado, pois por mais que eu goste dos Nioh, poder curtir um jogo de porrada sem ter que ficar comparando estatísticas de espada é realmente especial. Ninja Gaiden Sigma 2 tem uma pá de armas, mas cada uma delas é cuidadosamente tunada. Isso evita coisas que sempre acontecem em looters, como encontrar uma arma que deveria ser rápida e fraca; e ela ser mais poderosa do que um martelo enorme e lento. Graças a seu lado RPG, Nioh nunca vai ter a adrenalina de um Ninja Gaiden, e eu sinto falta disso nos jogos modernos.
A série “… de cabeça fria” envolve voltarmos a vivenciar algo antigo e que às vezes até já resenhamos aqui no DELFOS com a cabeça fria e com nossas experiências atuais. Se você gostou, mostre pra gente fazendo comentários e compartilhando, pois nos esforçaremos para fazer muitas outras.
MAIS DA SÉRIE “… DE CABEÇA FRIA”:
- God of War de cabeça fria
- The Turn of the Lights de cabeça fria
- Dead Space de cabeça fria
- Devil May Cry de cabeça fria
- Castlevania: Lords of Shadow de cabeça fria
- Vanquish de cabeça fria: um dos melhores jogos de tiro
- Bayonetta de cabeça fria: bringing sexy back
- Super Mario Galaxy de cabeça fria: que maravilha de jogo!
- Super Mario 64 de cabeça fria: a definição de valor histórico
- Super Mario Sunshine de cabeça fria: até o jogo ruim do Mario é tremendão!
- Super Mario Odyssey de cabeça fria: o melhor dos melhores
- Double Dragon Neon de cabeça fria: batendo cabeça e batendo em cabeças!
- Doom clássicos de cabeça fria: FPS begins!
- Scott Pilgrim vs. the World: The Game de cabeça fria – estilo sobre sustância
- Stubbs the Zombie de cabeça fria: não envelheceu nada
MAIS NINJA GAIDEN:
Análise Ninja Gaiden Master Collection: porrada rápida e estilosa