Lista: melhores HQs de todos os tempos

0

E lá vem mais listas, delfonauta. O site da Comic Book Resources divulgou recentemente uma lista das 100 melhores HQs de todos os tempos. E dessa vez, quem elegeu os melhores foram os leitores (fato que em minha opinião deixa o resultado muito mais justo e próximo da realidade. E ainda não corremos risco de ter uma votação com gente puxando saco dos escritores).

Em primeiro lugar está a obra prima Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons. Logo depois vem a Saga da Fênix Negra, publicada nas revistas dos X-men, escrita pelo mestre (em decadência) Chris Claremont. E completando o pódio, a saga Born Again, do Demolidor, de autoria de Frank Miller e David Mazzucchelli.

Com certeza quem é fã de quadrinhos vai se identificar com a lista (eu me identifiquei bastante), pois tem muita coisa boa. Lógico que aqui vai entrar a questão de porque tal saga não entrou na lista ou porque ela ficou numa posição ruim. Eu mesmo senti falta de Origem, HQ que conta o passado do Wolverine.

Na falta do que fazer (período entre Natal e Ano Novo nunca tem nada para fazer), chequei a lista com um pouco mais de cuidado e constatei que alguns autores tiveram seu nome na lista mais de uma vez. Quem teve mais obras indicadas foi o Grant Morrison com 11. Logo depois veio Alan Moore com nove. Neil Gaiman e Frank Miller tiveram quatro, sendo que Miller teve três obras dele entre as 10 primeiras.

Quem quiser ver a lista completa, clica aqui. No DELFOS, você confere os dez primeiros colocados. Veja:

1 – Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons

2 – A saga da Fênix Negra, de Chris Claremont, John Byrne e Terry Austin

3 – Born again (Demolidor), de Frank Miller e David Mazzucchelli

4 – Batman – Ano um, de Frank Miller e David Mazzucchelli

5 – Batman – O cavaleiro das trevas, de Frank Miller e Klaus Janson

6 – All star Superman, de Grant Morrison e Frank Quitely

7 – Crise nas infinitas terras, de Marv Wolfman, George Perez, Dick Giordano e Jerry Ordway

8 – Sandman – Estação das brumas, de Neil Gaiman, Kelley Jones, Mike Dringenberg, Malcolm Jones III, Matt Wagner, Dick Giordano, George Pratt e P. Craig Russell

9 – Reino do amanhã, de Mark Waid e Alex Ross

10 – Maus – A história de um sobrevivente, de Art Spiegelman

Concorda? Indique alguma HQ para os outros delfonautas. Afinal, histórias em quadrinhos nunca são demais. Quanto mais, melhor!