Governo obriga Amazon a cobrar imposto em qualquer tipo de frete

0

Isso mesmo. Segundo o site BJC, o governo brasileiro, em mais uma tentativa de “proteger” o mercado interno, exigiu que a Amazon dos EUA comece a cobrar impostos sobre qualquer modalidade de frete.

Mas espere! Como se não bastasse pagar o imposto obrigatoriamente na hora da venda, você estará pagando mais do que deveria! Como podemos notar na imagem da BJC lá na galeria, a Amazon está cobrando mais do que os 60% que a lei permite ao governo arrancar do nosso sofrido bolsinho. Isso significa que estão incluindo o ICMS no cálculo, independente do estado para o qual o produto é enviado. Apenas alguns estados brasileiros exigiam a cobrança do ICMS no imposto de importação, e agora todo mundo tem que pagar. A Amazon alega que o reembolso desse valor deve ser feito na alfândega. Ok.

Todo mundo junto agora: pelas barbas emaranhadas de Odin acordando às cinco da manhã! O que esses gringos estão pensando? Que nosso país funciona? Reembolso soa quase como piada pra mim.

Agora que eu já causei bastante indignação, vamos acalmar os ânimos e lembrar que essas alterações foram feitas só nos States, nas outras Amazon continua tudo igual. Além disso, o imposto continua não sendo cobrado sobre livros (previsto em lei) e é calculado apenas sobre os produtos tributáveis em caso de compra que misture livros com outras coisas. Outro detalhe importante é que compras feitas em sellers da Amazon Marketplace não têm essa cobrança de imposto antecipada.

Galeria