FIFA 2011

0

Após um longo periodo de um ano de desenvolvimento, temos a nova versão do jogo de futebol do momento. FIFA 2011 foi lançado em outubro e o DELFOS traz a analise completa de todos os lances dos jogos dessa rodada.

GRÁFICOS

Infelizmente, o jogo não se focou em gráficos nessas últimas edições. É bem visível a diferença entre o FIFA e o seu rival PES. Toda a capacidade dos videogames da última geração foi deixada de lado em prol da jogabilidade.

Chega a ser um pouco difícil identificar os jogadores, a única coisa que os difere são o cabelo e a pele. Em alguns times, a única forma de descobrir quem está com a bola é lendo o nome do jogador na tela. Por padrão, esse nome aparece no canto do vídeo, mas é possível alterar as configurações e mostrar um nome flutuante sobre a cabeça do jogador.

Existe uma tecnologia muito legal usada desde o FIFA anterior chamada “Virtual Pro”. Essa opção permite que você suba uma foto no site da EA e use um jogador com a sua cara. O trabalho é bem feito, e realmente aparenta ser uma versão 3D do seu rosto, mas assim que vemos esse rosto ao lado de outros jogadores, percebemos que são todos descendentes de uma mesma mãe, mas com vários pais diferentes.

EU QUERO PERSONALIZAR!

A EA trabalhou bem o quesito “Personalização” nesse novo jogo, lançando um site chamado Centro EA de Criação, onde é possível criar e editar jogadores e times. O Centro de Criação permite que você acerte todos os detalhes e evite gastar horas em frente ao videogame tentando criar o time do seu bairro.

Além disso, a EA disponibilizou um outro site onde você pode subir seus vídeos de lances inacreditáveis e compartilhá-los na internet. Esses vídeos podem ser gravados em qualquer momento do jogo pelo menu “Replay Instantâneo”, ou no final do jogo, enquanto você assiste aos melhores momentos da partida.

Outra opção disponível é a possibilidade de baixar em MP3 cantos e hinos de torcidas e designá-los para momentos específicos, como um gol ou quando seu time sai vitorioso do campo. A única coisa mais legal que fazer um gol contra o seu amigo que só escolhe o Corinthians é ouvir a torcida gritando barbaridades.

JOGO ONLINE

Esse é um dos muitos trunfos dessa nova leva de jogos FIFA. É divertidíssimo jogar com desconhecidos em jogos 11 contra 11. E a possibilidade de jogar com o seu jogador e acumular experiência e habilidades é bem recompensador.

Apesar desse modo de jogo ser bem divertido, ainda temos o clássico estilo de jogo “múltipla personalidade” onde você controla todos os jogadores do seu time. O jogo permite que você use equipes em suas formações atuais e isso acaba equilibrando um pouco a jogatina online, desde que você escolha uma equipe competitiva. Não tente jogar com o Corinthians contra o Barcelona, pois você vai perder mais do que a Libertadores.

GOLEIRO? EU QUERO É FAZER GOL!

O principal destaque dessa versão é a possibilidade, até então inédita, de controlar o goleiro no decorrer do jogo. Você pode criar um jogador e jogar como goleiro no modo “Be a Pro”, que permite que você evolua suas habilidades e participe no jogo como se fosse numa partida online, controlando apenas um jogador.

É muito interessante ver como eles alteraram os controles para que você possa direcionar o seu jogador e ainda manter algo intuitivo para os mais acostumados com a jogabilidade da série. Os controles foram adaptados para que o goleiro seja melhor aproveitado, incluindo uma pré-visualização da rota da bola.

Ainda que seja algo extremamente bem feito, não tem como ignorar o fato de que o goleiro passa muito tempo olhando o jogo e muito pouco tempo jogando. É monótono ficar vendo o jogo pela perspectiva do goleiro sem poder estar lá, ajudando ou marcando. Existe uma razão para a maioria das pessoas quererem jogar na linha.

MAMÃE, EU NÃO TENHO INTERNET

Se você é um adepto do jogo offline, prepare-se, poisexiste muito para ser aproveitado, muitas e muitas e muitas vezes. Se você não entendeu, o jogo é repetitivo, mesmo ignorando o fato de estarmos falando de futebol, onde são sempre 11 contra 11, correndo e brigando por uma bola.

Senti falta de um retorno maior de suas ações no jogo, pois algumas ações épicas são muito bem ignoradas pelo sistema. “Você acabou de golear o time rival? Ah… Então, seu jogador se machucou e está fora por um ano”.

E não é só isso. Se você ganha um torneio majestoso com um time pequeno, você recebe um e-mail no jogo dizendo que fez um bom trabalho e que foi eleito o treinador do ano. Alguma coisa a mais? Não. Vídeo dos jogadores levantando o troféu e se deliciando pelo poder de pegar todas as mulheres que quiserem? Não. Você recebe um e-mail, enjoy.

Isso não impede o jogo de ser divertido. A Inteligência Artificial foi melhorada e temos muito mais desafio em enfrentar times bem estruturados e planejados. Mesmo sendo irritante, é legal ver um jogador controlado pelo computador indo pra cima e driblando seu time até o gol. Você pode mudar sua estratégia de jogo e mandar um zagueiro segurar aquele craque asqueroso.

No decorrer da temporada, os outros times também se adéquam ao seu modo de jogo e reposicionam jogadores para você não ter espaço. Assim, você precisa sempre ter algumas cartas na manga para alterar o rumo do jogo, o que traz um pouco mais do estratégia para a série.

Tem também o modo de Simulação, onde você é o técnico e fica roendo as unhas esperando a mensagem de GOL pular na tela. É emocionante e às vezes é melhor do que jogar o mesmo jogo repetidas vezes e as alterações de estratégia são mais visíveis e importantes nesse modo.

UÉ, CADÊ O MILTON LEITE?

Nessa versão, a EA decidiu abolir de vez a narração em português, que antes era possível ser baixada. Agora a nossa querida língua não está mais disponível para o desespero daqueles que gostam de ouvir a narração do jogo e não têm o divertido costume de narrar por conta própria, imitando a voz do Galvão Bueno.

Por mais divertida que possa ser a narração, ela ainda é repetitiva, e na terceira ou quarta vez que você joga, você percebe que ele já falou a mesma frase no mínimo 15 vezes. O comentarista deve ter gastado apenas uma hora no estúdio, pois tem um repertório minúsculo de falas.

Um ponto a favor da narração é a quantidade de nomes narrados. Os nomes são comentados para quase todos os jogadores no bom e velho modo crescente de narração.

“Ronaldo. Ronaldo! RONALDO!”

Em contrapartida, os sons do jogo estão excelentes. Nos campeonatos brasileiros, é possível ouvir treinadores brigando em português e hinos e cantos bem conhecidos das torcidas, bem parecido com os estádios. Provavelmente é o melhor trabalho em relação ao som ambiente já feito na série FIFA.

MAS FIFA 2011? NÃO ESTAMOS EM 2010 AINDA?

Aqui está um dos maiores problemas da série. Uns 11 meses atrás eu comprei o meu exemplar do tão esperado FIFA 2010, adorei. Joguei por horas a fio e fui campeão mundial com a seleção do meu país. Hell, yeah!

Alguns meses depois, lançam o FIFA 2011. Eu estava empolgadão em conseguir a minha cópia e me divertir tanto quanto no jogo anterior. Decepcionei-me quando percebi que as mudanças feitas nos modos de jogo se limitaram a pequenas alterações gráficas e ao novo modo “Seja um goleiro”. Felizmente, eu estava errado.

Foi bem interessante ver que pela primeira vez a EA acertou e atualizou corretamente o seu jogo. Várias mudanças sutis foram feitas. Coisas quase imperceptíveis, como o jogo de corpo, os jogadores protegerem a bola para ganhar um lateral, esticarem a perna para evitar um passe e colocarem o braço na sua frente para que mantenham a posse de bola.

Essas jogadas não seriam possíveis sem o recurso chamado Personality+, que atribuem diversos diferenciais para alterar o comportamento do jogador em campo. Assim, podemos ver o Kaká, por exemplo, tentando mais arrancadas em direção ao gol e jogadores como Neymar e Robinho saindo da marcação com um drible.

CONCLUSÃO: FIFA 2011 ou PES 2011?

Apesar dos vários defeitos, eles são facilmente ignoráveis, e o jogo é extremamente divertido. Para nós, brasileiros, poder jogar a liga do Brasil com os times presentes na série A do Brasileirão é bem interessante e, mesmo com alguns nomes alterados nos times, os jogadores estão todos corretos.

A jogabilidade é superior à do PES 2011 e é muito mais divertida e intuitiva. Fazer gols é mais divertido, e criar jogadas ensaiadas e outras pequenas diferenças fazem o jogo triunfar sobre o concorrente da Konami.

Resumindo, se você é um fã do gênero, ou simplesmente gosta de jogar um bom jogo de futebol com os amigos, vocễ precisa desse jogo, mesmo que seja a versão 2010. FIFA ainda é um jogo divertido e, por enquanto, é o melhor jogo de futebol para PS3 e Xbox. Agora, se você não gostar de futebol e achar que o jogo nada mais é do que mocinhas uniformizadas correndo atrás de uma bola para colocá-la dentro do alvo e gritar histericamente, esse jogo não é pra você.