Dragon Quest XI S – parte 3: yep, este jogo tem puff-puff!

A influência de Akira Toriyama vai além do design dos personagens!

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Dragon Quest XI S, Switch, Delfos

Quando eu era criança, Dragon Ball Z era uma unanimidade entre meus amigos pirralhos. Porém, secretamente, sempre preferi os mangás originais de Dragon Ball. Além da história deles contar uma real aventura, eles eram sem noção, com temas adultos no meio de um mangá inocente, representado em Goku como protagonista.

Qual não foi minha surpresa ao descobrir que todos os jogos de Dragon Quest referenciam um dos momentos mais errados de Dragon Ball. É quando Oolong, disfarçado de Bulma, faz um puff-puff (aqui no Brasil, traduzido como paf-paf) para o Mestre Kame, como recompensa pelo ancião ter ajudado a equipe.

Dragon Quest XI S, Switch, Delfos
Paf-paf, ou puff-puff, é o maior elo de ligação entre Dragon Quest e Dragon Ball (fora o design dos personagens, claro).

Esta é a terceira parte da série de artigos sobre o lançamento Dragon Quest: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition, para Nintendo Switch. No episódio de hoje, conto mais sobre esta divertida aventura e confirmo a presença de puff-puffs!

Dragon Quest XI S – parte 3: primeiro, aumente a sua party

Depois de Erik, um ladrão habilidoso com facas, se juntar à equipe, você faz novos amigos durante a jornada. Até agora, consegui juntar sete personagens no time, mas não vou contar sobre todos eles para não dar spoilers.

Dragon Quest XI S, Switch, Delfos
Vários monstros são inspirados ou até retirados de Dragon Ball. Eles não são páreo para o time de heróis!

O que posso dizer é que, a cada novo companheiro, o jogo dá um salto em qualidade, não só no gameplay, como também na história.

Sylvando é um personagem gay que rouba todas as cenas de que participa. O cara é simplesmente hilário e não poupa nem os piores vilões na hora de fazer piadas. Ele tem habilidades muito úteis, capazes de confundir todos os inimigos. Os nomes delas são engraçados, como: Pink Piroutte e Fuddle Dance.

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Sylvando chama todo mundo de “querido”. É genial.

A outra que merece atenção é Verônica, uma personagem adulta que foi transformada em criança. Ela é estressada, mas pró-ativa e responsável. Feiticeira habilidosa, é capaz de causar os danos mais altos na primeira parte do jogo.

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Ela não fica fofa quando está brava e vestida de gatinho?

Na batalha, você só pode ter quatro personagens por vez. Quando ultrapassar esta quantidade, poderá substituir um pelo outro durante o combate, assim como trocar as armas deles. Caso os quatro principais sejam derrubados, o segundo time assume o lugar deles.

Dragon Quest XI S, Switch, Delfos
Você pode conversar com a sua party a qualquer momento. Eles sempre têm algum comentário sobre o que está acontecendo.

Dragon Quest XI S – parte 3: segundo, fique “pepado”

Todos os personagens do seu time e os inimigos do jogo podem chegar ao status “pepped up”. Neste modo, eles têm status melhorados e podem usar golpes especiais em conjunto. Cada um deles pode exigir uma quantidade específica de personagens “pepados”.

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O primeiro passo é conseguir que ambos personagens fiquem “pepados”. Depois, é só selecionar o poder em “Pep Powers” – esta ação não gasta MP.

Serena e o protagonista (Hero), quando ambos estão “pepped up”, podem usar Care Prayer, que aumenta a defesa de todos e o status que aumenta o poder de cura (chamado de Magical Mending). Já Erik e Hero juntos podem invocar uma runa que causa dano cada vez que um inimigo atacar.

Várias dessas habilidades no estado pepped up têm animações exageradas. Elas são muito bem-feitas: algumas fofas, como as que a Verônica participa, outras, engraçadas (sim, especialmente as que têm o Sylvando). Você pode pular as animações sempre que quiser, inclusive na primeira vez que utilizá-las.

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Verônica e Hero usam um Pep Power juntos. Essa posição é outra referência a Dragon Ball, e eu te darei um joinha se você acertar qual nos comentários!

Ficar “pepado” é um efeito aleatório, mas você pode usar as skill trees para aumentar a porcentagem de suas chances com alguns personagens. Hero, aliás, tem uma habilidade especial que o deixa “pepped up” na hora que você desejar. Recomendo muito liberá-la assim que possível – ela fica no campo Luminary, oculta (você precisa liberar quatro habilidades em volta para obtê-la).

Dragon Quest XI S – parte 3: terceiro, dance!

Uma das coisas mais divertidas que descobri nessas últimas semanas com Dragon Quest XI S é que os inimigos podem causar um status de dança.

Seus personagens dançam descontroladamente e perdem seus turnos durante uma batalha. É muito, muito engraçado. A primeira vez que vi o Sylvando e o Erik rebolando, caí na gargalhada.

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Se você quiser, no modo fotografia, pode fazer com que os personagens dancem também!

Dragon Quest XI S – parte 3: puff-puffs e cassinos

Assim como Dragon Ball, ao mesmo tempo em que a aventura é leve e divertida, ela tem alguns momentos mais adultos. Já falei, é claro, dos puff-puffs. Tem outras referências leves sobre sensualidade.

Dragon Quest XI S - parte 3: puff-puffs e cassinos Ao mesmo tempo que a aventura é leve e divertida, tem alguns momentos mais adultos. Já falei, é claro, dos puff-puffs. Tem outras referências leves sobre sensualidade. Há também cassinos e eles funcionam exatamente como você imagina. São verdadeiros jogos de azar com tokens que você compra com as moedas do jogo. Infelizmente, apenas nos Cassinos você consegue algumas armas e itens especiais, inclusive roupinhas que mudam os seus personagens.
A proposta de puff-puff é inevitável em Dragon Quest.

Há também cassinos e eles funcionam exatamente como você imagina. São verdadeiros jogos de azar com tokens que você compra com as moedas do jogo. Infelizmente, apenas nos Cassinos você consegue algumas armas e itens especiais, inclusive roupinhas que mudam a aparência dos seus personagens.

Dragon Quest XI S – parte 3: e o jogo continua linear, por um bom tempo

Lembra que eu falei que Dragon Quest é bem linear? As primeiras 20 horas de jogo têm uma estrutura básica. Seu time se desloca de cidade a cidade. Cada uma tem algum problema que você precisa resolver. É o tipo de coisa clássica de RPGs, que permite você ver claramente o resultado de suas ações.

Por exemplo, você chega em uma cidade e os habitantes e as construções estão congeladas. Depois de descobrir o que aconteceu e fazer algo a respeito, a cidade muda, você consegue acessar as lojas e conversar com os habitantes.

Aliás, a trama principal de salvar o mundo demora para pegar no tranco. Normalmente, este tipo de coisa me desagrada, mas o jogo tem um charme especial, tudo no roteiro é bem construído e a cada nova descoberta, mais quero continuar.

Por hoje é só! No próximo artigo da série, estarei num ponto mais avançado do jogo, mas sem spoilers. Até lá!