Talvez a coisa mais interessante sobre De Longe Te Observo seja o fato de que é o primeiro filme venezuelano que assisti. Tudo bem, ele é coprodução (coisa cada vez mais comum) com o México, mas se passa todo em Caracas. De resto, há pouca coisa digna de nota. Mas antes de falar mais sobre isso, passemos à sinopse:
Armando é um gay de meia idade que aborda garotos na rua e os paga para se mostrarem para ele numa espécie de exibição voyeur. Um dia ele faz a oferta a Elder, um marginal dado à violência. Mesmo a coisa não acabando bem para o lado dele, Armando desenvolve um tipo de obsessão pelo carinha e passa a “stalkeá-lo”, forçando uma improvável amizade entre os dois.
Manja aqueles filmes cuja história vai do nada a lugar nenhum? Pois é exatamente o caso aqui. Ele parece ser um drama denso, cheio de significados ocultos nas entrelinhas, mas para mim pareceu mais algo vazio, com uma trama deveras difícil de se acreditar.
Motivações e objetivos nunca são explicados, o que seria até louvável se a narrativa conseguisse encontrar um jeito de deixá-los claros sem ser expositivo. Não é o que acontece. A relação de Armando com o pai, por exemplo, algo importante para o desenrolar da trama, nunca é esclarecida e você simplesmente fica sem saber o que aconteceu entre os dois para motivar tal comportamento de Armando.
Ao menos a relação entre Armando e Elder, ainda que pouco crível, pode ser especulada, devido ao momento de vida em que cada um se encontra, ainda que não fizesse mal um pouco mais de contextualização.
A verdade é que, embora tenha todos esses pormenores, não chega a ser algo ruim. Apenas irregular. O ritmo é razoável e o filme é curto o suficiente para não cair no tédio. E os dois atores principais seguram bem seus papéis, tornando suas atuações o ponto alto da película.
De resto, temos um filme morno e sem muito propósito que, embora não seja necessariamente ruim de se assistir, também não é algo que eu recomendaria. Talvez para o público mais alternativo ou para quem se interessa pelo tema, até valha uma arriscada. Mas se você não se encaixa nessa descrição, melhor mesmo partir para outra.