Admito que, quando li a sinopse oficial de A Festa, a achei interessante o suficiente para esperar um bom filme. Mas às vezes esses resuminhos da trama nos enganam e este foi o caso aqui.
Janet, uma política britânica, acaba de ganhar um importante cargo em um ministério. Para celebrar tal vitória, ela dá uma festa em sua casa para comemorar a ocasião com o marido e alguns amigos mais próximos. No entanto, o maridão escolhe este momento para fazer algumas revelações que vão mandar o clima festivo por água abaixo.
Este é um daqueles filmes que tem toda a cara de teatro filmado. Ele se passa inteiro em uma casa (embora não em um único cômodo), é totalmente centrado nos diálogos e com poucos personagens. Eu tendo a gostar dessa estética, mas neste caso a coisa não rolou.
Isso porque a história simplesmente não é tão interessante assim. As tais revelações, as consequências que elas causam e as relações entre os personagens, nada funciona muito bem. No início há até um clima de estranhamento diante do comportamento errático do marido, mas assim que é explicado porque ele estava agindo de tal forma, tudo perde o gás rapidamente.
Daí vira apenas um filminho bobo, onde a maioria dos tais personagens não são nada simpáticos e o desenrolar da narrativa acaba sendo bem protocolar, acabando de um jeito que mais parece uma piadinha sem graça.
Ele simplesmente não se sustenta apenas com uma historinha mais ou menos e um pequeno conjunto de personagens que não arrancam uma gota de simpatia do espectador. O que, no final das contas, é tudo que o filme tem a oferecer.
A seu favor, pesa o fato de que é um trabalho curtíssimo, de apenas 71 minutos de duração. Logo, nem dá tempo dele ficar realmente chato, o que é um bônus. E para quem gosta, ele é fotografado em preto-e-branco (embora também não seja uma foto de cair o queixo). Fazia tempo que eu não via um filme em p/b, mas bem poderia ser em algo melhor como conjunto.
Em suma, A Festa poderia render uma boa dramédia intimista de pegada mais teatral, mas a coisa acabou não rolando, rendendo no máximo uma produção regular e olhe lá. Desta feita, melhor procurar por outra opção.