Chegou a hora da estreia do segundo filme de 2019 com um personagem chamado Captain Marvel. Claro que este que hoje é conhecido como Shazam não atende por Capitão Marvel há um bom tempo. Mas é assim que ele era conhecido quando eu era criança, e eu fiquei realmente surpreso quando descobri que o famoso Capitão Marvel era da DC, e não da Marvel.
Porém, este é um personagem que me parece ter se tornado bastante secundário, para não dizer esquecido, nas últimas décadas. Então cabe uma recapitulação para quem não o conhece.
Talvez você tenha reparado pelos pôsteres e pelas imagens de divulgação uma certa semelhança com o Homem-Aranha. E isso não é por acaso. Assim como o aracnídeo, a identidade secreta do Shazam é um adolescente chamado Billy Batson (Asher Angel). É só após falar o título do filme que ele se transforma em um adulto, com toda a experiência de alguém que esteve no The Office.
SHAZAM!
Curiosamente, demora bastante para o ex-Capitão Marvel dar as caras por aqui. O filme desenvolve a história de Billy Batson e do vilão Dr. Sivana (Mark Strong) com calma. Passamos bastante tempo vendo os problemas familiares dos dois antes de entrar na carne do negócio.
Daí o segundo ato envolve Billy, agora com a cara do Zachary Levi, descobrindo seus poderes ao lado do amigo Freddy (Jack Dylan Grazer). Esta é a melhor parte do filme, e onde se concentra o cerne do humor. Aliás, Shazam! é um filme tão engraçadinho que parece ter sido feito como parte do MCU.
Mais do que isso. Ele lembra mesmo uma versão moderna de Quero Ser Grande. Mas é ainda mais kid fantasy. Afinal, Billy não só vira adulto, como ainda ganha super-poderes. Não é à toa que eu gostava tanto do Capitão Marvel quando era criança e ele ainda tinha este nome.
HEROÍSMO
No terceiro ato, claro, ele acaba pendendo para um filme de heróis mais tradicional, com direito a um clímax épico e cheio de efeitos especiais. Esta apoteose é bacana também, mas eu diria que o filme não precisava disso. O encontro de Shazam com o Dr. Sivana poderia ter rolado apenas num segundo filme. Afinal, Billy descobrindo seus poderes e aprendendo a agir como adulto já é mais do que o suficiente para sustentar uma história. Não é à toa que a própria divulgação se concentrou nesta parte do filme.
Shazam! é um divertido Sessão da Tarde, que parece um cruzamento de Homem-Aranha com Quero Ser Grande. E isso é ótimo. É sem dúvida o filme mais leve e divertido do universo da DC nos cinemas, e parece ser um esforço consciente para afastar a editora da cara sisuda que adquiriu nos filmes de Zack Snyder.
LEIA MAIS SOBRE O UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DC:
– O Homem de Aço – O marco zero do Universo Cinematográfico DC? O tempo dirá.
– Batman vs Superman: A Origem da Justiça – Quem vai ganhar a briga?
– Esquadrão Suicida – A super-equipe de vilões faz sua estreia na telona.
– Mulher-Maravilha – A terceira ponta da Trindade finalmente ganha seu filme solo.
– Liga da Justiça – O maior supergrupo da DC patina na estreia.
– Aquaman – O que a DC nos cinemas deveria ter sido desde o começo.