Ultimamente os RPGs de ação vêm dominando o mercado, fazendo a alegria dos muitos fãs do gênero. Porém, existe um determinado nicho de RPGs que não vem recebendo a mesma atenção das desenvolvedoras: os bons e velhos combates por turnos. Children of Zodiarcs vem para preencher esta lacuna.

Admito, nunca fui um fã do gênero, mas o último grande lançamento que me lembro que lançava mão desta técnica foi South Park: The Stick of Truth. Deve ter saído algo depois disso, claro, mas estamos longe do auge e os fãs sem dúvida carecem de novos lançamentos.

Children of Zodiarcs
Backstab, bitch!

CHILDREN OF ZODIARCS

Curiosamente, Children of Zodiarcs é um jogo basicamente de combate e de história, sem a parte do RPG. Você controla um time com alguns heróis e as missões são fases totalmente separadas e com fim bem claro. Parte delas termina quando você faz todos os desafetos beijar o asfalto, enquanto em outras deve chegar até a saída.

Começa bem fácil e tranquilo, mas a dificuldade logo é upada consideravelmente, embora o jogo continue sendo bem simples. A rotina do combate é muito bem resumida em uma imagem que aparece logo nos primeiros minutos. Êi-la!

Children of Zodiarcs
Mova o herói, selecione a carta, escolha o alvo, escolha uma direção para olhar.

E o jogo é basicamente isso. A carta em questão são as ações, que podem ser ataques, defesas, curas ou sacar mais cartas. Você só pode atacar se tiver uma carta para isso, então você nunca quer ficar sem cartas. A cada rodada, você pode usar uma ação (ou seja, uma carta), mas há modificadores que, veja só, modificam isso: os dados.

D-20

Depois de escolher a carta, você vai jogar dados, que vão afetar sua ação. Eles podem deixar o ataque mais forte, possibilitar que você se cure em seguida, ou até sacar cartas novas sem precisar fazer nada. Rola até escolher dois dados para jogar de novo, o que é uma mão na roda caso você não goste do que saiu.

Tem bastante história no jogo, toda ela contada através de texto e imagens estáticas. Não é exatamente a forma mais arrojada de narrativa nos games, mas é sem dúvida a mais barata que ainda é aceitável hoje em dia.

Children of Zodiarcs

Você ganha experiência depois de cada rodada, e eventualmente vai subir de nível, o que pode destravar novos dados, novas cartas e upgrades para as já existentes. Mas não espere a customização normal de um RPG, estes avanços são pré-determinados e distribuídos em níveis pré-definidos.

Children of Zodiarcs
Level up!

O que o jogo tem de RPG é justamente o mais chato do gênero, obrigar o jogador a passar várias vezes pelas fases de história para subir de nível e assim estar mais preparado para os desafios cada vez mais impiedosos. E não há checkpoints, morreu tem que voltar do começo da fase na próxima tentativa.

Children of Zodiarc definitivamente não é o tipo de jogo que eu jogaria, mas tem apelo suficiente para agradar os fãs dos RPGs de outrora, aqueles elegantes de uma época mais civilizada, quando os inimigos esperavam sua vez de atacar.