Eu nunca fui um grande apreciador de documentários. Ainda não sou, e para me chamar a atenção, eles têm que ter algum tema do qual eu aprecie ou ser sobre música, ainda que, neste caso específico, não precise ser necessariamente sobre algum artista ou gênero que eu conheça ou goste.
Um tema que não faz parte dos meus gostos ou áreas de interesse documentais são as mudanças climáticas e ambientais. Se você é uma dessas pessoas engajadas ecologicamente, me perdoe, mas eu faço parte do grupo dos espíritos de porco que gostariam de ver o mundo acabar só para poder testemunhar um fato novo.
Logo, um documentário sobre geleiras e mudanças climáticas está longe de ser algo que eu assistiria por “esporte”. Profissionalmente, contudo, muitas vezes temos de nos aventurar longe de nossos gostos pessoais. É o caso com O Céu e a Geleira.
Dirigido pelo cara que fez também o famoso A Marcha dos Pinguins, seu novo doc acompanha Claude Lorius, um pesquisador que partiu numa aventura para estudar o gelo antártico em 1957 e começou a descobrir os indícios do aquecimento global, tão em voga hoje em dia.
Devo dizer que tentei deixar minhas opiniões e gostos pessoais de lado e assistir a este negócio com um viés jornalístico imparcial. Mas depois de apenas dez minutos de filme, minha mente já havia se mandado para a maravilhosa terra das ruivas com bacon e lá permaneceu até os créditos finais rolarem.
Esse negócio é simplesmente muito chato. Todo narrado pelo protagonista, ora fica naquela lenga-lenga pseudopoética sobre a beleza do mundo, como se qualquer coisa, só por ser dita em francês soasse uma maravilha, ora limita-se a narrar o que as imagens já estão mostrando.
Foram alguns dos 89 minutos mais longos da minha vida. Quase cheguei a temer pela minha sanidade, não fosse minha viagem mental à já referida terra das ruivas com bacon. Para não dizer que não há nada que preste, algumas tomadas das geleiras são muito bonitas e aparecem uns pinguins em vários momentos, o que sempre anima qualquer coisa.
Se você se preocupa com a situação ambiental de nosso planeta, é bem provável que O Céu e a Geleira seja um bom programa para você, ainda que fique naquele estilão pouco ousado de documentário do Discovery Channel. Contudo, se você é indiferente a essas questões, não é este filme que vai fazê-lo mudar de ideia e se engajar.
O documentário será exibido nos dias 21 e 29 de junho dentro da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental em São Paulo.