Top 5: As mortes mais legais do cinema

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Top 5: Mortes na Profecia

Introdução e conclusão por Carlos Cyrino

Ah, a morte… A única certeza em nossas triviais vidas gera um fascínio em praticamente todas as pessoas, já que inescapavelmente teremos de enfrentá-la algum dia. No cinema não poderia ser diferente e diversos filmes retratam esse momento tão mórbido e tão temido, das mais variadas formas possíveis.

Por isso, este Top 5 do Especial 666 irá apresentar as abotoaduras de paletó que mais impressionaram os delfianos. Seja por seu caráter violento, nojento, inesperado ou simplesmente inusitado, a equipe do DELFOS irá listar as mortes cinematográficas que mais nos marcaram e falar por que foram tão impressionantes aos nossos olhos. Também daremos uma nota para elas, que vai de 0 a 5 tripinhas, dependendo do grau de violência da subida no telhado. Tudo esclarecido? Então nos acompanhe.

Quer saber o que o cara inescrupuloso de um cassino, o cientista que vira mosca, o freqüentador de uma boate escatológica, um velho sádico e o Stifler têm em comum? Fazem parte das mortes mais legais do cinema, segundo o Rezek.

5 – Cassino

Como é: O personagem de Joe Pesci é espancado com tacos de beisebol e tem o rosto desfigurado e ensangüentado.

Por que está aqui? Para registrar uma menção honrosa ao diretor Martin Scorsese que sabe muito bem fazer cenas que marcam pelo horror e violência, mesmo sem fazer filmes de terror.

Nível de crueldade: 3 tripinhas

4 – A Mosca

Como é: Após sua transformação em um ser grotesco, homem pede para sua amada matá-lo, com um tiro em seus miolos (hum, miolos…).

Por que está aqui? Outra menção honrosa a um diretor que eu gosto muito, afinal, fazer o espectador sentir pena de um bicho asqueroso como Jeff Goldblum (me refiro ao personagem dele) não é para qualquer um. David Cronenberg sabe conduzir o público às náuseas e à piedade.

Nível de crueldade: 3 tripinhas

3 – Premonição

Como é: Homem, que por acaso é o Stifler, tem metade de sua cabeça arrancada por um pedaço de metal que salta dos trilhos de um trem que passa.

Por que está aqui? É uma cena que choca pela rapidez com que a morte acontece e o filme também é repleto de outras mortes que causam aflição.

Nível de crueldade: 3 tripinhas

2 – Irreversível

Como é: Em um inferninho escatológico de Paris, homem tem seu rosto destruído por golpes de outro cara, que o bate com um extintor de incêndio.

Por que está aqui? Dura um tempo razoável e choca muito, pois vemos um rosto humano em decomposição por pancadas. É muito bem feita e aterrorizante e fez com que esse filme merecesse a cotação de gore segundo o Cyrino.

Nível de crueldade: 4 tripinhas

1 – O Albergue

Como é: Velho sádico recebe o que merece, no banheiro de uma estação de trem, onde tem dois de seus dedos da mão decepados antes de ser afogado na privada e depois degolado.

Por que está aqui? Por seu caráter vingativo. Nesse ponto do filme, todos esperam uma vingança bem dada e ela não decepciona. O diretor Eli Roth é um talento muito promissor no quesito “horror”.

Nível de crueldade: 5 tripinhas

Se nós tivéssemos que definir o Guilherme com apenas uma palavra, essa palavra seria “sádico”. Todavia, como não precisamos, dá para ver pela lista que o cara, apesar de true, tem um pouco de senso de humor também.

5 – O algodão é doce, mas não é mole, não.

Como é: Em Palhaços Assassinos, o palhaço chega num pequeno triciclo em um beco cheio de motoqueiros mal encarados. Um dos motoqueiros fala para o palhaço que a “moto” dele é muito legal, e pede para dar uma volta. O palhaço faz uns barulhinhos engraçados de palhaço, concordando. O motoqueiro quebra o triciclo do palhaço. Ele se irrita, põe um par de luvas de boxe e dá um gancho, arrancando a cabeça do motoqueiro. A cabeça dele voa e cai bem numa lata de lixo.

Por que está aqui? Palhaços têm criado o medo e o pânico desde o início dos tempos. Palhaços alienígenas malignos que envolvem pessoas em algodão doce maligno são ainda mais, ahn, malignos. Além do mais, o motoqueiro teve o que merecia.

Nível de Crueldade: 1 tripinha, mas eu quase coloquei meu almoço para fora quando vi de tanto rir.

4 – Jesus chorou, Guilherme vibrou.

Como é: Já mencionei que Hellraiser é meu filme de terror favorito? Kirsty, a maravilhosa personagem principal do filme, conta para os Cenobitas que Frank sobreviveu ao primeiro ataque deles, e promete levá-los a ele. Chegando lá, ouve do seu pai que Frank está morto, mas na verdade ele está literalmente vestindo a pele do seu pai. Ela descobre que o seu pai é o Frank, e foge dele. Depois de um incidente envolvendo uma estátua de Jesus, Kirsty é descoberta, e entra junto com o Frank na sala do sótão, justamente onde os Cenobitas estavam. Cenobitas gostam de ganchos. Frank tenta pegar a Kirsty, mas os ganchos são mais rápidos. Váááários ganchos prendem o vilão. Frank diz “Jesus Wept” (Jesus chorou) e é destroçado.

Por que está aqui? Porque eu adoro Hellraiser. Já assisti a esse negócio tantas vezes que já decorei todas as frases do Pinhead. Não, falando sério, essa morte é bem legal. Frank é um babaca, e os Cenobitas são os melhores personagens de filmes de terror que já vi. Além do mais, eu fiquei com medo de ser rasgado por ganchos caso não colocasse alguma coisa de Hellraiser aqui.

Nível de Crueldade: 4 tripinhas. Teria levado cinco caso tivéssemos visto o resultado do destroçamento, mas a cena é cortada antes disso. Uma pena!

3 – Nativos da Sumatra não são cirurgiões especialistas.

Como é: Esta acontece no clássico Fome Animal. O lance é o seguinte: na Sumatra, existe uma espécie de macaco (ou rato?) chamada de Macaco Rato da Sumatra. Se esse bicho te morde, você vira um zumbi. Pois bem, um zoólogo resolveu arrumar um espécime desses para o zoológico da Nova Zelândia. Só que, ao fugir com o bicho, os nativos vêem uma mordida na mão do zooólogo e gritam “sengaya” (aparentemente “sengaya” quer dizer “Uma mordida de Macaco Rato da Sumatra! Vamos cortar o membro mordido!” na língua dos nativos). Eles chutam o cara para fora do caminhão, avisam a ele que foi mordido, e cortam sua mão direita. Notam que o ombro esquerdo também foi mordido, gritam “sengaya”, e cortam o braço esquerdo. Depois eles notam que a cabeça também está machucada, gritam “sengaya” e, bom, entra o título do filme escrito em sangue na tela.

Por que está aqui? Ora, quantas pessoas morrendo têm o seu sangue transformado em logotipos de filme?

Nível de crueldade: 4 tripinhas. É outra cena bem engraçada. É quase impossível não rir a cada grito de “sengaya” por parte dos nativos, e ver o cara sendo despedaçado aos pouquinhos é bem legal. Não, eu não sou sádico. Bom, talvez seja.

2 – O que é que as abelhas fazem que é ainda mais doce do que o mel?

Como é: Em Meu Primeiro Amor, o personagem de Macaulay Culkin morre picado por abelhas. Abelhas!

Por que está aqui? Como eu vi esse filme há uns doze anos, não me lembro de maiores detalhes, mas ver o carinha do Esqueceram de Mim morrendo picado por abelhas foi inesquecível. Mais filmes deviam ter o Macaulay Culkin morrendo, e de preferência picado por abelhas. Não sei como é que ninguém nunca pensou nisso. O roterista desse filme é um gênio!

Nível de Crueldade: 1 tripinha. Se eu pudesse fazer um remake desse filme, eu colocaria muito, muito mais picadas de abelhas. Talvez até colocasse uns escorpiões.

1 – Os zumbis também amam

Como é: Nem só de miolos vivem os zumbis de Dia dos Mortos. Eles gostam muito de tripas também. Após o sacrifício derradeiro de Miguel, o ex-namorado da cientista heroína do filme, a base é inundada pelos zumbis. O zumbi inteligente, Bub, vê o médico que o examinava morto, fica bravo, e pega o revólver dele, pois aprendeu a atirar. Daí, quando encontra o babaca-mor do filme, Rhodes, mete uma bala nele. O sujeito não consegue mais correr, e fica se arrastando e agonizando. Já teria sido legal se tivesse parado por aí. Mas ele leva mais um tiro, e é literalmente dividido pelos zumbis enquanto Bub bate continência para ele. Bonito de se ver.

Por que está aqui? Pô, eu acho que esse filme não fica devendo em nada ao cult Fome Animal em carnificina. Essa cena em especial é muito legal e até um pouco tocante. A amizade entre os zumbis é tão bonita que nós podemos ver um deles entregando os intestinos do Rhodes para o amigo do lado. Eu chorei de emoção.

Nível de Crueldade: 5 tripinhas. O detalhe gráfico é bem legal mesmo, e não dá para ver montagem de maquiagem. George Romero é o cara!

As matanças dos pesos pesados Jason e Freddy não poderiam faltar na lista do Cyrino. Mas também há algumas surpresas francesas. Dê uma olhada.

5 – Jason praticando boxe.

Como é: No tremendão Sexta-Feira 13 Parte VIII: Jason Ataca em Nova York (Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan – EUA – 1989), nosso amigo Jason encontra um adolescente metido a boxeador. Depois do sujeito meter vários socos na cara do assassino mascarado (que não esboça nenhuma reação) até ficar completamente exausto, desafia Jason a revidar. Com um único soco, ele arranca a cabeça do infeliz, que cai do topo do prédio onde estavam.

Por que está aqui? Porque o cara perdeu a cabeça com um soco! Convenhamos, as mortes da série Sexta-Feira 13 são sempre tremendonas. Esta em especial condensa bem o espírito fanfarrão dos filmes do senhor Voorhees.

Nível de crueldade: 3 tripinhas. Afinal, embora possa ser uma morte chocante, Jason foi até piedoso ao matar o sujeito de forma rápida. Aposto que ele nem deve ter sentido o que o atingiu. Seria legal se a cabeça, ao cair no chão, falasse: “Alguém anotou a placa do caminhão?”, mas aí também seria escrachado demais.

4 – Cabeças continuam rolando.

Como é: Pois é, por uma incrível coincidência (ou não), outra decapitação entrou na minha lista. Desta vez, o infeliz a perder a cabeça é o personagem do fotógrafo de A Profecia (The Omen – Reino Unido – 1976). Graças a mais um bizarro acidente provocado pelo demo, um caminhão carregado com chapas de vidro na carroceria perde o controle, atinge o infeliz do fotógrafo, e uma das chapas se solta, decapitando o coitado.

Por que está aqui? Porque além da cena continuar extremamente forte até hoje, o sádico diretor Richard Donner optou por mostrá-la em câmera lenta. Devo dizer, há algo de estranhamente belo numa cabeça girando solta no ar em slow motion.

Nível de crueldade: 4 tripinhas. Sem dúvida, uma forma horrível de se morrer, mostrada de uma forma mais horrível ainda. E o pior, o presunto sabia que estava marcado para encontrar seu criador. Que meda!

3 – Johnny Depp é comido por uma cama.

Como é: O adolescente Glen (Johnny Depp) esqueceu que estava em A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street – EUA – 1984) e cometeu o grande erro de pegar no sono deitado em sua cama. Óbvio, o tremendão Freddy Krueger veio buscá-lo. A luva de Freddy sai de dentro do colchão e puxa Glen para dentro. Ele é devolvido segundos depois como um enorme jato de sangue.

Por que está aqui? Porque embora morrer na cama seja até um jeito legal de partir, a forma como Glen morreu não é nada bonita. É um dos assassinatos mais legais de toda a série A Hora do Pesadelo, que rivaliza com Sexta-feira 13 em matanças elaboradas.

Nível de crueldade: 3 tripinhas. Ok, nós não vemos exatamente o que aconteceu com o sujeito, mas o fato de só restar litros de sangue faz a nossa imaginação voar sobre teorias bem sinistras.

2 – A mãe de Amélie Poulain no lugar errado na hora errada.

Como é: A mãe da protagonista de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain – França/Alemanha – 2001) é sem dúvida, uma pessoa muito azarada. Ao sair de uma igreja onde fora rezar pedindo um irmãozinho para Amélie, ela é simplesmente esmagada por uma turista suicida do Quebec que se jogou lá de cima do templo e aterrissou em cima da dona Poulain.

Por que está aqui? Pelo absurdo da morte. É praticamente uma cena de desenho animado. Se ela tivesse sido atingida por um piano então, levaria fácil a primeira posição.

Nível de crueldade: 0 tripinhas. A morte não é mostrada. Mas ei, nem sempre é necessário violência e tripas para uma morte ser bacana.

1 – Uma nova utilidade para um extintor de incêndio.

Como é: Em Irreversível (Irréversible – França – 2002), o namorado e o ex da personagem de Monica Bellucci procuram o responsável pelo brutal estupro e espancamento da deusa italiana. Eles o encontram, ou pensam encontrá-lo e, durante uma violenta briga, o ex acha uma nova utilidade para um extintor de incêndio, ao usá-lo para esmagar a cabeça do bandido com repetidos golpes.

Por que está aqui? Porque é uma das cenas mais pesadas que eu já vi. Toda a descrição acima acontece em primeiro plano, bem na sua frente. O bom e discreto uso de efeitos especiais ajuda a cena a conseguir um grau de realismo chocante, poucas vezes visto antes.

Nível de crueldade: 5 tripinhas. É campeão! A cena mais perturbadoramente realista e nojenta de morte no cinema desde sempre. Não à toa, eu também cito esse filme, e esta cena, no meu Top 5: Filmes Gore. E olha que este não é um filme de terror. Mas fica o aviso, só se aventurem a assistir Irreversível os de estômago forte.

Diversão, humor e aflição são os itens necessários para uma morte estar na lista do Corrales

5 – Freddie Krueger detonando no videogame.

Como é: No divertidíssimo A Hora do Pesadelo VI: A Morte de Freddy, um garoto viciado em games é morto dentro de um… game? Pois é, delfonauta. No sonho do cara, que se chamava Spencer, ele se tornou um herói de videogame lutando contra vários Freddy Kruegers pixelados controlados pelo próprio mestre dos sonhos. Spencer, por um lado, tem direito a power-ups e a coisas típicas dos games e Freddy tem várias vidas, monstros grandes e a Power Glove, aquele controle da Nintendo em forma de luva. Como está no Top 5: Mortes, você já deve imaginar quem ganha a disputa, né?

Por que está aqui? Por que é exatamente por causa desse tipo de mortes que sempre gostei bastante da série A Hora do Pesadelo. Humor nonsense e um vilão sarcástico, bem mais legal que o caladão Jason, diga-se de passagem. Já é difícil aceitar que alguém morra durante os sonhos, mas um videogame mortal é basicamente o pesadelo de todo gamemaníaco e já foi até abordado pelo Iron Maiden em Futureal.

Nível de crueldade: 1 tripinha. É uma morte mais divertida do que cruel, propriamente dita. Como será que o Bruno e o Guilherme, os delfianos gamemaníacos, se sentiram quando a viram?

4 – Um suicídio estiloso.

Como é: Em A Profecia 3, o embaixador estadunidense monta um aparelho digno do Doc Brown para que quando abram a porta, uma espingarda estoure suas fuças. Não satisfeito, ainda convoca uma entrevista coletiva em sua sala. Quando os repórteres abrem a porta… BUM! Pô, o cara nem deixou os fotógrafos se prepararem, meu! Que falta de consideração!

Por que está aqui? Por que eu adoro aparelhinhos criativos.

Nível de crueldade: 4 tripinhas. O cara provavelmente não sentiu nada, a crueldade foi com os pobres dos repórteres que tiveram que entrar em uma sala cheia de miolos. Hum… miolos.

3 – Um desenho animado em live-action.

Como é: Em um dos meus filmes preferidos, Corra que a Polícia Vem Aí, o tremendaço Frank Drebin usa um de seus aparatos Bondianos para acertar a garganta do vilão, que tinha acabado de ser mordido pela namorada de Drebin, que ele estava usando de refém. Uma mulher exclama: “Você o matou”, e Frank responde que não, que ele está só tonto e que vai ficar bom em uns minutos. O problema é que eles estavam em um local alto e o cara, cambaleando, acaba caindo. Vemos o vilão caído no chão e, logo em seguida, um ônibus passa por cima dele. Mas não é só, ainda passa um trator, que o deixa esmagado no chão, como se fosse de papel e depois passa uma parada tocando Louie, Louie bem por cima dele, enquanto Frank e seu chefe olham com uma tremenda cara de nojo. O chefe, enquanto procura consolo nos braços de Drebin, exclama que isso é horrível e que seu pai morreu da mesma forma.

Por que está aqui? Ora, são uns dois minutos de filme que resumem muito bem o estilo de humor que eu gosto. Considero Corra que a Polícia Vem Aí um dos grandes clássicos da comédia e essa morte está entre aqueles momentos que eu nunca esqueci desde a primeira vez que assisti. E rio até hoje, sempre que a vejo.

Nível de Crueldade: 4 tripinhas. Ok, é impossível ser mais cartunesca do que isso, mas convenhamos, ela só seria mais cruel se o cara tivesse se levantado após ter caído e fosse atropelado pelo ônibus em pé.

2 – O olho não, caceta!

Como é: É a cena que abre Jogos Mortais 2. Carinha acorda com uma armadilha de urso no pescoço e fica sabendo que aquilo vai fechar em sei lá quanto tempo, esmagando sua cabeça. A única forma de ele sobreviver é encontrando a chave que abre a armadilha. Onde ela está? Literalmente atrás do seu olho. Então passamos por um dos momentos mais angustiantes do cinema enquanto assistimos o pobre coitado enfiando um bagulho no seu olho, meio que arrancando o globo ocular, tentando encontrar a chave colocada atrás dele. Esforço em vão, já que como você deve imaginar, ele não sobrevive.

Por que está aqui? Precisa dizer? Simplesmente não me lembro de nenhuma cena que tenha me causado tamanha aflição.

Nível de Crueldade: 5 tripinhas com louvor. O olho é uma parte sensível demais para ser submetida a tal tortura. Irgh!

1 – A vingança dos cinéfilos.

Como é: Em Todo Mundo em Pânico, uma vadia fica falando alto no cinema, atende o celular e diversas outras babaquices do tipo, envergonhando o namorado e ignorando os pedidos de silêncio de todos os espectadores. O assassino do filme senta ao lado dela, tira a faca e fica olhando enquanto ela continua gritando. Até que um cara da fileira de trás não agüenta mais, tira a faca da mão do assassino e esfaqueia a desgraçada. O resto do cinema gosta da idéia e a moça começa a ser esfaqueada por todo mundo que estava na sala, menos pelo próprio assassino que fica só olhando sem entender muito bem o que está acontecendo.

Por que está aqui? Todos que gostam do cinema já passaram por essa situação e é incrível como as pessoas parecem não ter semancol quando estão em uma sala escura. É simplesmente a morte mais legal que já vi em um filme, chegando a ser até catártica, além de ser o único momento genial de uma série que confunde o bom humor nonsense com humor grosseiro.

Nível de crueldade: 0 tripinhas. Essa é uma das vítimas da história do cinema que mais mereciam sofrer, mas mesmo assim só levou uma facadinhas. Merecia ter sofrido muito mais, mas embora não tenha a crueldade necessária, leva o troféu pelo seu efeito catártico e pela idéia que é muito boa.

Bem, como você percebeu, os delfianos são bem ecléticos quando se trata de maneiras de partir desta para a melhor, indo do grotesco ao divertido com a mesma facilidade com que qualquer maníaco mascarado mata suas vítimas. Esperamos que você tenha se divertido, e por que não, até se apavorado um pouco. E se você lembrou de alguma morte bacana que nós esquecemos, fique à vontade para descrevê-la em nosso espaço de comentários. E até a próxima. Se estivermos vivos até lá, é claro. Bwa-há-há!

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