Sob o Domínio do Mal

0

Mais uma cabine, mais um remake. E o remake da vez é Sob o Domínio do Mal, regravação do filme homônimo de 1962, que foi estrelada por ninguém menos que Frank Sinatra. Agora me perdoem a ignorância, mas isso foi surpreendente para mim. É comum vermos ícones Pop no cinema. Tivemos Elvis Presley, Britney Spears, Mariah Carey e até mesmo o nosso Roberto Carlos estrelando na tela grande. Contudo, essas incursões cinematográficas são sempre filminhos inocentes e bobos, enquanto Sob o Domínio do Mal é exatamente o oposto disso, já que é um filme bem sério e daqueles que prende a atenção do espectador. Pelo menos essa nova versão, já que admito que não assisti à anterior.

Se você gosta de prêmios e uma equipe oscarizada significa algo para você, saiba que este filme conta com um monte deles. Temos o diretor Jonathan Demme (O Silêncio dos Inocentes, Filadélfia), Denzel Washington (Malcolm X, Por Um Triz e Chamas da Vingança, Jon Voight (Missão Impossível, A Noviça Rebelde) e Meryl Streep (Kramer Vs Kramer, As Horas). Sinceramente, para mim prêmios não significam nada, mas esse time deve ser capaz de fazer quem discorda de mim tremer nas bases.

Agora se remakes estão sendo realizados a torto e a direito, me parece que outra moda está atingindo os roteiristas hollywoodianos: a conspiração. Em duas semanas seguidas, tivemos duas estréias do gênero (a outra foi Os Esquecidos.

Sob o Domínio do Mal é basicamente uma história sobre conspiração, por isso recomendo que você vá ao cinema sabendo o mínimo possível sobre o filme. Não que tenha algo de muito surpreendente, mas com certeza a saga de Ben Marco (Washington) se torna bem mais interessante se você for descobrindo tudo junto com ele. E, enquanto isso, me responda: você se considera paranóico? Você já se sentiu controlado alguma vez? Como se você fosse apenas uma marionete de alguém, ou alguma coisa, com objetivos obscuros (não necessariamente maléficos)? Você acredita que George W. Bush é o dono do mundo ou ele é apenas um bonequinho de alguém ainda mais poderoso? Você já reparou que existe uma única mega corporação que envolve um portal de Internet, uma distribuidora de cinema, uma gravadora e um canal de TV, entre outras coisas? Convenhamos, é muito fácil condicionar uma pessoa a fazer e pensar o que você quer que ela faça e pense se você tem como ficar repetindo a mesma coisa incessantemente (vide o sucesso inexplicável de alguns “músicos” que nem cantar direito sabem)? Afinal, seres humanos e papagaios não são assim tão diferentes. É só insistir que a vítima (seja humano ou papagaio) acaba repetindo o que você quiser. E o pior, qualquer pessoa ou qualquer coisa pode fazer parte de uma conspiração. Até sua família. Até o DELFOS.

Essas frases e perguntas colocaram uma pulga atrás da sua orelha? Ou será que ela foi colocada por uma conspiração que visa colocar uma pulga atrás da orelha de cada indivíduo? Enfim, se você ficou intrigado, vai se divertir bastante assistindo Sob o Domínio do Mal. Ou então vai ter um ataque de pânico e ser internado em um manicômio. De todo modo, algum efeito o filme terá em você. A conspiração cinematográfica estréia hoje, dia 12 de novembro e é bem mais divertida do que uma conspiração real seria (ou é, depende do que você acredita).