TMNT Mutants Unleashed (suspiro). Eu tenho um carinho bastante especial pelos jogos das Tartarugas Ninja. Sei perfeitamente bem que isso se deve ao fato de que eu amava o desenho quando criança e sua popularidade rendeu muitos bons jogos numa época que a Konami era excelente. Depois daquela era, elas sumiram dos games por um tempo e voltaram numa segunda leva da Konami, e estes jogos eram muito ruins. Você achava que um era péssimo, mas o seguinte conseguia ser ainda pior.

Mais recentemente, elas receberam bons jogos. Shredder’s Revenge é fantástico! Até aquele roguelite Splintered Fate é divertido. Eu não cobri aqui, mas gostei muito também do arcade Wrath of the Mutants. Parecia que o pior tinha ficado para trás. E daí chega, glorioso, Mutants Unleashed.

O GLORIOSO MUTANTS UNLEASHED

TMNT, Tartarugas Ninja, Teenage Mutant Ninja Turtles, Mutants Unleashed, Delfos
“Uau! O DELFOS vai falar do nosso jogo!” As Tartarugas Ninja, antes de sofrer uma decepção enorme.

Antes de Marvel’s Spider-Man e outros excelentes jogos licenciados, houve uma época em que estes títulos eram sinônimo de lixo. Eram games feitos com baixo orçamento, normalmente na pressa, para acompanhar o lançamento de algo numa mídia considerada mais nobre, como o cinema. Foi nesta época (PS2 e PS3) que os games criaram ou popularizaram suas maiores franquias fora da Nintendo, aquelas que hoje inspiram séries de TV prestigiosas. E era fácil entender o motivo. Por que pagar um dinheirão para fazer um jogo do Homem-Aranha (ou qualquer outro herói ou franquia) e depois ter que pagar de novo para fazer continuação ou simplesmente para poder continuar vendendo?

Pois tudo que afligia os jogos licenciados de outrora está presente em Teenage Mutant Ninja Turtles Mutants Unleashed. É um jogo quase não funcional, com um monte de erros e problemas, fases e jogabilidade repetitiva, câmera ruim, gráficos feios e uma trilha sonora de cuspir em cima do CD, se jogos ainda viessem em CDs.

LIBERA OS MUTANTES, CORRALES!

TMNT, Tartarugas Ninja, Teenage Mutant Ninja Turtles, Mutants Unleashed, Delfos

Mutants Unleashed tenta ser um beat’em up em 3D, o que a princípio me empolgou fortemente. Mas a empolgação vai embora logo. O visual, baseado num desenho que originalmente era bonito, ficou muito pior nestas versões em 3D. O gameplay é péssimo e conseguiram estragar até mesmo a coisa mais fácil de acertar que existe no mundo dos games: a câmera fixa.

Pois é, assim como God of War de PS2, Mutants Unleashed tem uma câmera fixa. Mas ela é péssima. Quase sempre você tem alguma coisa na frente da sua tartaruga e a câmera fica totalmente perdida quando você joga em coop. Aparentemente, a tentativa é focar no primeiro jogador, então o segundo sai da tela o tempo todo. E nas arenas de luta, é extremamente comum a câmera dar pau. Exemplo:

TMNT, Tartarugas Ninja, Teenage Mutant Ninja Turtles, Mutants Unleashed, Delfos
Cadê as tartarugas? Continue lendo, meu camarada.

Na arena acima, por exemplo, a câmera travou dessa forma, e as tartarugas ficaram presas na parte de baixo da água (o que deveria tirar vida e transportá-las para o seco). Em outros momentos, a câmera ficava mostrando um detalhe do cenário mesmo a tartaruga estando totalmente fora da câmera, e a única forma de resolver era mover a tartaruga até o ponto em foco sem enxergar o herói, para meio que “acordar” a câmera no tranco. Sério, dá para acreditar nisso? Eu vi acontecendo e ainda não acredito.

DEFEITOS ABUNDAM

Eu poderia ficar apontando os problemas aqui por milhares de palavras. Repare no tutorial das duas imagens acima, que ensinam o backflip ou, em português, salto mortal. Isso é um tutorial que fica colado na tela em todas as arenas. Ele some apenas quando você está explorando a fase ou lutando contra inimigos espalhados. Não interessa quantos dias passem ou quantas fases eu vença, ou quantas vezes troque de herói, essa porcaria continua ali, fixa.

TMNT, Tartarugas Ninja, Teenage Mutant Ninja Turtles, Mutants Unleashed, Delfos

Quer mais? Eu joguei Mutants Unleashed por oito horas e meu PS5 diz que fiz 35% da história. Apesar disso, estou simplesmente repetindo as mesmas fases. Tem alguns estágios no esgoto, alguns na cidade, etc. Mas você passa pelo mesmo layout várias vezes, inclusive com várias chances de pegar os mesmos colecionáveis. A diferença entre uma fase e outra é que algumas terminam com batalhas contra chefes.

VISUAL NOVEL

Entre as fases, o jogo também muda de gênero. Você sempre tem a próxima fase de história para fazer, e ela costuma ter um prazo. Isso significa que quando acabar o prazo, você vai ser obrigado a fazê-la, mas felizmente um erro de cálculo não encerra o jogo, como no Dead Rising.

TMNT, Tartarugas Ninja, Teenage Mutant Ninja Turtles, Mutants Unleashed, Delfos

Este prazo é importante, porque você pode fazer duas coisas por dia. E essas coisas liberam atividades secundárias, como fases extras ou a árvore de habilidades de cada tartaruga. Por exemplo, o Leonardo faz um treinamento de liderança com um CEO e cada conversa com o NPC avança meio dia e libera um novo estágio para comprar em sua skill tree. Cada tartaruga tem sua skill tree para desenvolver, e ainda tem um monte de conversas e atividades secundárias que liberam outros conteúdos.

As fases são, em sua maioria, como as de história, mas uma vez que as próprias fases de história repetem ad nauseam os mesmos cenários e layouts, você simplesmente não tem vontade de fazer outras mais. E as conversas que evoluem os personagens e as atividades, ao contrário das cutscenes de história, não são faladas, apenas escritas. E é um defeito pequeno em cima de tudo, mas e essa voz do Michelangelo? Seus irmãos têm voz de criança, mas o caçula tem voz de vovô! É o mesmo ator do desenho em questão, mas o cara foi muito mal escolhido para o papel. Curioso, porque na minha resenha do desenho, que fiz após assistir a ele em português, elogiei a voz de criança justamente do Mikey.

AS TARTARUGAS NINJA: MUTANTS UNLEASHED

TMNT, Tartarugas Ninja, Teenage Mutant Ninja Turtles, Mutants Unleashed, Delfos

Este é o terceiro jogo das Tartarugas Ninja lançado este ano (antes vieram Wrath of the Mutants e Splintered Fate). Infelizmente, é uma experiência tão ruim, tão fraca e quebrada, que promete fazer o mesmo dano para estes heróis que os jogos da segunda leva da Konami. E isso é uma pena, porque para mim as Turtles são sinônimo de videogame. Mas quem conhece seus jogos sabe que nem sempre estes são bons. E Mutants Unleashed não é. Nem um pouco.