Embora utilize a batida técnica POV (aquela história de “filmagens encontradas”), Projeto Dinossauro tem um ponto de partida interessante.
Projeto Dinossauro é baseado no mito real do Mokele Mbembe, uma espécie de “monstro do Lago Ness” africano. Aqui acompanhamos uma expedição montada para encontrar o bicho e catalogá-lo de uma vez por todas.
Interessante, não? Projeto Dinossauro tem alguns momentos excelentes, mas outros de puro tédio. Após a introdução ao mito do Mokele Mbembe, demora muito, muito tempo para acontecer qualquer coisa de relevante. Quando acontece, no entanto, é bem legal.
Não acredito que seja spoiler dizer que eles vão ficar presos em uma parte não mapeada do Congo, e vão acabar encontrando vários outros dinossauros além do “moleque bamba”.
Todos os dinossauros estão muito bem realizados, e se encaixam muito bem com os atores e cenários em live-action. Nem todos os dinossauros são hostis, é claro, e os encontros com os dinossauros amigáveis são os melhores momentos do longa.
Também vale destacar os belíssimos cenários e o excelente trabalho no design de som (sobretudo no tratamento dado ao silêncio) que dá à obra um saboroso gosto de ficção científica.
Infelizmente, apesar dos excelentes efeitos especiais, Projeto Dinossauro está longe de um Jurassic Park. A falta de timing gera longos momentos de tédio entre cada cena marcante, e este é o principal de seus problemas. Porém não é o único.
A utilização da técnica POV não ajuda em nada. Acredito que não vai gerar polêmica entre delfonautas se eu disser que o único filme realmente excelente a lançar mão disso foi [Rec], e isso continua sendo verdade.
Na verdade, a forma que Projeto Dinossauro foi filmada faz você até esquecer disso e achar que está assistindo a um filme tradicional. Porém, sempre que ele faz algo para lembrar que são os próprios personagens filmando, o efeito é negativo. Coisas como um corte porque a câmera deu defeito ou uma cena filmada de forma que não deixa o espectador saber o que está acontecendo apenas detraem do filme.
O aproveitamento que o delfonauta fará de Projeto Dinossauro vai depender de quanto o tema em questão lhe apeteça. Particularmente, eu sempre adorei dinossauros. Inclusive, quando criança, era o único infante que gostava mais do Horácio que do Cebolinha. Se você também era assim, pode se divertir moderadamente por aqui. Só não espere um novo Jurassic Park.