Era mais um dia comum aqui na redação quando recebemos o e-mail para testar a versão alpha de um tal de Party Hard 2, o novo jogo da tinyBuild. Todos ficamos meio confusos, pois ninguém sabia que o primeiro existia.
Resolvi então enfrentar a missão de encarar o game assim, no escuro, sem saber absolutamente nada sobre ele. Poderia ter pesquisado no Google sobre o primeiro? Sim, poderia. Mas qual seria a graça? E devo dizer que isso foi bem legal, porque eu realmente não estava preparado para o que viria a seguir, a começar pela tela inicial.
Em Party Hard 2, você controla um sujeito que não recebeu seu bônus de natal, então faz a coisa mais óbvia de todas: pega uma máscara e sai por aí matando pessoas na festa do escritório, no melhor estilo Jason Voohrees. Mas diferente do protagonista de Sexta-Feira 13, você precisa fazer isso na surdina (ou em modo stealth, se preferir), no melhor estilo Hitman.
Nesta versão alpha, o game possui apenas dois cenários, e em ambos você precisa matar um número específico de pessoas, que são identificadas com um alvo vermelho sobre suas cabeças. Para isto, você precisa explorar o cenário e achar a maneira mais eficaz de acabar com suas vítimas.
Você pode embebedá-las para irem até um canto e então esfaqueá-las enquanto vomitam, mexer em equipamentos eletrônicos para explodirem na cara delas, colocar armadilhas de caça em sua rota e assim por diante. Alguns dos seus alvos vão estar em áreas protegidas por seguranças, e você também precisa explorar o cenário para passar por eles (ou simplesmente dar um jeito de eliminá-los). E para facilitar a sua vida, você pode ativar o modo Instinct para ver quais os objetos interativos e alvos com mais facilidade, similar à Eagle Vision de Assassin’s Creed.
Caso alguém encontre um dos seus corpos, ou sempre que rola uma explosão “misteriosa”, a polícia é chamada. Se alguém te vê cometendo algum assassinato, a polícia é acionada e vem implacavelmente atrás de você, te obrigando a se esconder. Se um policial te pegar, é fim de festa e você vai precisar recomeçar tudo de novo.
Se você conseguir matar todos os seus alvos sem ser pego, é só partir para o ponto de evacuação mais próximo e curtir o seu sucesso. Apesar do visual simples, este é um jogo bastante complexo e demanda muita estratégia.
Nesta versão alpha não existe tutorial, então você pode se sentir meio perdido no início, mas não demora muito para pegar o jeito da coisa e começar a bolar estratégias. Os controles são bastante precisos e de fácil adaptação, seja no teclado ou no controle do Xbox 360. Os gráficos são simples, mas muito bem feitos e coloridos e a trilha sonora é simplesmente viciante, especialmente a da primeira fase.
É um jogo doentiamente divertido e eu realmente estou me esforçando pra não deixar este texto pela metade e ir jogar mais um pouco. E se você quiser fazer parte desta brincadeira, pode baixar a versão alpha do primeiro cenário totalmente de graça no no site oficial do game.
O jogo está sendo desenvolvido pelos estúdios Pinokl Games e Krveta, com distribuição da tinyBuild e estará disponível para PC ainda este ano.