Os extras do DVD de Batman Begins

0

Fãs do morcego, podem comemorar. O DVD duplo de Batman Begins é recheado de bônus para agradar aos fãs dos quadrinhos, do filme, e a cinéfilos em geral.

No primeiro disco, temos o filme propriamente dito, com imagem widescreen e som Dolby Digital 5.1. O único extra neste disco é o trailer. Por algum motivo bizarro, não existem comentários do diretor aqui.

Mas muita calma, pois o bom mesmo está no disco 2. Ao invés de menus, ele tem a forma de uma história em quadrinhos, escrita pelo roteirista do filme, David S. Goyer e ilustrada por Killian Plunket. Os extras estão espalhados pelos quadros das páginas da história. É meio chatinho de achá-los, a visualização do cursor é difícil, mas vale a pena. São diversos documentários mostrando todas as fases da produção do filme. Para quem é fascinado pelos bastidores do cinema, é um prato cheio. Não há como não ficar de boca aberta ao ver o set das ruas de Gotham, um dos maiores cenários já erguidos, abrigado dentro de um enorme hangar.

Outros documentários cobrem a fase de pré-produção, a construção do roteiro, o processo de criação do uniforme do Batman, a construção e posterior uso do sensacional Batmóvel. Em suma, todas as fases do filme estão bem representadas.

Talvez o documentário mais legal para os fãs de longa-data seja “A Gênese do Morcego”, onde Christopher Nolan e David S. Goyer contam quais foram as histórias que os inspiraram no processo de roteirização. Dentre elas estão Batman: Ano Um, O Cavaleiro das Trevas, e Asilo Arkham. Há ainda depoimentos de tremendões dos quadrinhos como Denny O’Neil, roteirista de histórias clássicas do personagem e Jim Lee, o desenhista responsável por levantar as vendas da revista do morcegão com a saga Silêncio.

E se isso ainda parece pouco, há fichas sobre os personagens e os equipamentos do morcegão, galeria de arte promocional do filme, além de um monte de easter eggs, que, apesar do nome, não são ovos de Páscoa (tá, essa foi horrível), mas pequenas entrevistas escondidas pelas mesmas páginas da história. Então fique ligado quando você apontar o cursor para algum detalhe de qualquer quadrinho e ele se iluminar, mas sem aparecer nada escrito.

Se você, assim como eu, não agüenta esperar, vale a pena comprar o DVD. Agora, se você tiver um pouco de paciência, convêm esperar um pouco. Digo isso porque, embora o DVD tenha muitos extras, faltam algumas coisas. O principal é a ausência da faixa de áudio com os valiosos comentários do diretor. Hoje em dia, isso é um pré-requisito para qualquer filme. E, numa produção desse porte, com certeza há muitas curiosidades a serem reveladas. Também é sentida a ausência de cenas deletadas e erros de gravação. Este, geralmente é um dos extras mais divertidos de qualquer filme.

Com isso, o DVD não é completo, o que me faz pensar que mais para frente pode ser lançada uma versão “definitiva”, com os itens que ficaram de fora. Esta é uma prática cada vez mais comum no mercado dos filmes em DVD. Maldito capitalismo!

Galeria

Galeria

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorTarja Turunen é demitida do Nightwish!
Próximo artigoA Lenda do Zorro
Carlos Cyrino
Formado em cinema (FAAP) e jornalismo (PUC-SP), também é escritor com um romance publicado (Espaços Desabitados, 2010) e muitos outros na gaveta esperando pela luz do dia. Além disso, trabalha com audiovisual. Adora filmes, HQs, livros e rock da vertente mais alternativa. Fez parte do DELFOS de 2005 a 2019.
os-extras-do-dvd-de-batman-begins Fãs do morcego, podem comemorar. O DVD duplo de Batman Begins é recheado de bônus para agradar aos fãs dos quadrinhos, do filme, e a cinéfilos em geral. No...