Os 5 momentos mais surpreendentes de 2014

0

O ano novo acaba de chegar e, com ele, muitas incógnitas e perguntas ficam no ar. De 2015, o que esperar?

Se você não possui poderes de clarividência, certamente deve ter se perguntado isso em algum momento. E, se você tem estes poderes, creio que, neste momento, deve estar em um iate, bebendo champagne e curtindo a grana que você faturou na mega-sena ao lado de lindas ruivas besuntadas em óleo de bacon e, portanto, não está lendo este texto.

Mas enquanto nós, reles mortais, fazemos planos e promessas para o ano novo, o DELFOS te ajuda a relembrar os momentos que nos surpreenderam, nos deixaram de queixo caído, olhos arregalados e provavelmente foram recebidos com um “sério?” quando vimos, ouvimos ou contamos no ano que passou.

Vamos então à lista dos 5 momentos mais surpreendentes de 2014!

MENÇÃO HONROSA – A SELFIE DO OSCAR

Este momento não foi tão surpreendente a ponto de entrar na lista, mas merece uma menção pelo impacto que causou no mundo inteiro. E quem diria que tudo isso seria causado por uma simples campanha de marketing! Ellen DeGeneres, apresentadora da premiação mais importante do cinema, o Oscar, marcou seu nome na história da internet ao fazer uma selfie no meio da cerimônia com as grandes estrelas presentes, como Kevin Spacey, Angelina Jolie, Brad Pitt, etc., e postar em seu Twitter, se tornando a postagem mais retuitada da história da rede social, com mais de dois milhões de reproduções. O tweet também foi avaliado com um valor médio de mais de dois bilhões de reais, segundo a Folha de São Paulo.

É claro que a foto logo teve suas reproduções, paródias e montagens ganhando a internet no dia seguinte, gerando ainda mais hype em cima do fato, o que deve ter deixado o dono de uma certa marca de celulares bastante contente.

5 – 7 x 1

E teve copa. E teve muita copa. Teve copa pra car****. O Brasil sediou a vigésima edição do maior torneio de futebol entre seleções e foi tomado pelo espírito da competição. Depois de muito temor pelos protestos, a ameaça de “não vai ter copa” e a insatisfação do povo pelo dinheiro investido no evento, a competição aconteceu e foi um belo show para quem gosta de esporte.

Foi uma copa de muitas goleadas, belas jogadas, grandes nomes, mas nenhum jogo surpreendeu tanto quanto o fatídico Brasil e Alemanha pela semifinal do Mundial, em Belo Horizonte. Foi um verdadeiro massacre de deixar a todos os brasileiros perplexos.

Foi mais ou menos assim: gol da Alemanha. “Ok, ainda dá pra virar”. Gol da Alemanha. “Poxa, Brasil! Assim não! Mas vamos lá!”. Gol da Alemanha. “Putz, agora complicou, hein?”. Gol da Alemanha. “É sério isso?”. Gol da Alemanha. “O que está acontecendo?”. Gol da Alemanha. “Mas… O… Não…”. Gol da Alemanha. “Hahaha (risos de desespero)”.

Vale ressaltar também que uma coisa em que os alemães nos surpreenderam foi com a tamanha simpatia com o povo brasileiro, com direito a tweet em português do atacante Podolski e vídeos de agradecimento.

Enquanto você lê este texto, a Alemanha deve ter feito mais uns três gols. Se quiser acompanhar como estaria o placar agora se o jogo ainda estivesse rolando, a dica é o site brasilalemanhaeterno.com. Corre lá antes que a Alemanha faça m… Tarde demais…

GOL DA ALEMANHA!

4 – EUA <3 CUBA

Essa chegou aos quarenta e cinco do segundo tempo, mas foi uma baita surpresa para todo o mundo: os EUA anunciaram, por meio de seu presidente, Barack Obama, a volta das relações diplomáticas com Cuba.

Para você, caro delfonauta, ter uma ideia, as relações diplomáticas entre as duas nações estavam rompidas desde três de janeiro de 1961, dois anos após a vitória da Revolução Cubana. Naquela época, o Brasil tinha sido campeão mundial de futebol somente uma vez, não havia acontecido o golpe militar e o DELFOS mais famoso ainda era aquela que fica na Grécia. Outros tempos!

Outro fator surpreendente desta reaproximação foi o papel do papa Francisco, que serviu como mediador deste encontro. Seja qual for a sua religião, tem que admitir que o papa é pop.

As conseqüências desta abertura ainda são incertas, mas vamos esperar pelos próximos capítulos para saber no que isso se transformará. Ao Brasil, que sempre se manteve ao lado de Cuba, promovendo investimentos na ilha, esperamos que sobre uma fatia do bolo para ajudar a nossa enfraquecida economia neste ano complicado.

3 – O CALAR DAS RISADAS

Todos os anos muitas pessoas morrem, e entre elas algumas queridas do público. Este ano não foi diferente, e a Dona Morte levou três grandes humoristas, dois deles de maneira trágica.

Comecemos pelo mais recente: Roberto Gomes Bolaños, o eterno Chaves e Chapolim. A morte de Bolaños não chega a ser surpreendente, pois o humorista já se encontrava bastante debilitado por algum tempo. Mas o fato não deixou de nos causar surpresa, pois “Chespirito” era uma daquelas figuras “imortais” no nosso inconsciente coletivo, mais ou menos como Silvio Santos. Surpreende-nos também o fato da comoção e da mobilização em torno da morte por toda a América Latina.

Felizmente, sua obra é e sempre será eterna.

Outro que nos deixou foi Robin Williams. O ator americano foi encontrado morto em sua casa, no dia 11 de agosto. O surpreendente é que Williams, que tanto nos fez rir, teria se matado, enforcado. O ator estaria vivendo uma severa depressão.

GOL DA ALEMANHA!

Caso parecido foi o do humorista Fausto Fanti, do grupo Hermes e Renato. Fausto foi encontrado morto com um cinto amarrado ao pescoço, no dia 30 de julho, em sua casa. O ator também estaria vivendo um quadro grave de depressão. Quando relembro estas duas mortes por suicídio, me vem à cabeça a triste história do palhaço Pagliacci. Nas palavras do diário de Rorscharch, de Watchmen:

“Ouvi uma piada uma vez: Homem vai ao médico. Diz que está deprimido. Diz que a vida parece dura e cruel. Conta que se sente só num mundo ameaçador onde o que se anuncia é vago e incerto. Médico diz: “Tratamento é simples. O grande palhaço Pagliacci está na cidade. Assista ao espetáculo. Isso deve animá-lo.” Homem se desfaz em lágrimas. E diz: “Mas, doutor… eu sou o Pagliacci.” Boa piada. Todo mundo ri. Rufam os tambores. Desce o pano.”

2 – AS ELEIÇÕES MAIS DISPUTADAS DA HISTÓRIA

O ano de 2014 vai ficar marcado como o ano das eleições mais acirradas de nossa breve história democrática. Voto a voto, o Brasil se dividiu em dois, e o resultado gerou revolta de muitos brasileiros e até casos lamentáveis de preconceito.

Por falar em preconceito, não podemos deixar de citar uma frase que também marcou e surpreendeu a muitos:

“Órgão excretor não reproduz”.

Perplexo. Esta foi a minha reação ao ouvir estas palavras em rede nacional num debate presidencial. Seguido por algo como “temos que combater as minorias”, o candidato Levy Fidelix, do nanico PRTB, surpreendeu a todos com seu discurso preconceituoso. Além disso, em outro debate, associou homossexualidade a pedofilia, mostrando total falta de bom senso e inteligência. Mas o que surpreendeu ainda mais foi o total de seguidores e de pessoas que concordavam com este discurso de ódio.

GOL DA ALEMANHA!

Em momentos como esse, de eleição, fica claro a nós o quanto ainda vivemos em um país reacionário e conservador. Discussões como a da legalização do aborto, legalização das drogas, e outros temas relevantes polêmicos ficam sempre fora das discussões dos principais candidatos da mídia, enquanto pessoas morrem e ninguém liga. No máximo, estes temas viram foco de memes da internet.

Aliás, vale ressaltar a participação cada vez mais crescente das redes sociais nas campanhas políticas. Debates comentados em tempo real pelo Twitter, postagens e mais postagens sobre política no Facebook, e muitas amizades desfeitas. Bacana ver o interesse por política do povo brasileiro, mas, infelizmente, ainda me parece que nós fomos criados apenas para ir a estádios e torcer pelo nosso time. Isso fez com que o debate virasse uma disputa de lados, com torcedores tão fervorosos quanto o mais apaixonado frequentador das partidas do Brasileirão. Não se faz copa com hospitais, assim como também não se faz um povo consciente só com futebol, mas creio que estamos avançando.

Ainda no assunto “eleições”, não podemos deixar de lado um fato que surpreendeu bastante logo no começo da campanha: a morte de Eduardo Campos.

O então candidato à presidência morreu em um acidente de avião no litoral paulista. O fato quase causou uma reviravolta no cenário político, com a ascensão de Marina Silva à posição de candidata, e aparecendo muito bem nas pesquisas. No entanto, no final a candidata perdeu força e se complicou com algumas atitudes, deixando a “velha polaridade” novamente disputar o segundo turno.

No fim, a ironia e surpresa desta eleição é que, depois de tantos protestos e pedidos por mudanças, tivemos no segundo turno dois candidatos que representam o poder no Brasil nos últimos 20 anos. Ou seja, nenhuma mudança.

É preciso coragem pra mudar. Quem sabe em uma próxima.

1 – THE FAPPENING

Era domingo. Eu acordava, já depois do meio-dia, um pouco de ressaca e muita preguiça. Liguei meu computador para tentar me distrair naquele ostracismo dominical e, ao entrar no Twitter, vejo que algo estava acontecendo. “Fotos? De quem? Não acredito!”.

Sim, naquele domingo do qual eu não esperava nada, de repente estava de frente com Jennifer Lawrence, uma das atrizes mais talentosas da nova geração, ganhadora do Oscar, nua em meu monitor.

Não demorou muito e muitas outras fotos vazarem, dela e de outras artistas. Com certeza, a alegria dos onanistas de plantão foi enorme naquele dia, e você deve estar pensando que a minha também, já que eu coloquei este fato como primeiro lugar.

GOL DA ALEMANHA!

De fato, este primeiro lugar está aqui pois, primeiramente, foi algo impactante em escala mundial. Todos ao redor do mundo estavam vendo as fotos íntimas de J-Law. Em segundo, pela própria ironia do fato: por que damos tanta importância para isso? Jennifer é uma mulher linda, sem dúvidas. Mas não temos tantas outras fotos de mulheres igualmente ou mais lindas que ela na internet? Mostrando tanto ou até mais que ela em um clique? Por que então as fotos dela causam este impacto?

É engraçado ver como algo tão banal, alguém nu, pode causar tanta curiosidade. E sim, eu me incluo. Eu cliquei nas fotos assim que soube de seu vazamento. Muito foi discutido sobre se ela era vítima, se nós tínhamos o direito ou não de ver aquelas fotos, ou se ela havia errado ao tirá-las. Estas questões, apesar de serem relevantes à discussão, não me atraem tanto. Acho que o mais interessante neste caso é pensar um pouco sobre como somos movidos pelo status. Como nos fascina ver uma mulher famosa, ganhadora de Oscar, nua na nossa tela. Nos dá uma certa sensação de poder. É a mesma sensação que vende todos os anos milhões e milhões de revistas de fofocas.

Ali havia apenas um corpo nu. Uma mulher. Mas nossos olhos e mentes criavam algo a mais. Este é o estranho prazer criado pelo homem.

FELIZ 2015!

E assim encerro esta lista dos momentos surpreendentes de 2014. Faltou algum momento? Então não deixe de relembrá-lo nos comentários. E que 2015 seja repleto de surpresas agradáveis! =D

Feliz GOL DA ALEMANHA!2015!