O Código Da Vinci

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– Leia também a apresentação do especial.
Não deixe de ler a matéria Não li e Não Gostei: O Código Da Vinci.

Não tenho o costume de ler livros. Todos os livros que me interessam acabam virando filmes antes que tenha oportunidade de lê-los (o que não significa que não o faça no futuro). Depois que isso aconteceu com O Senhor dos Anéis e Harry Potter, decidi que não deixaria que acontecesse de novo e que leria o próximo grande projeto Hollywoodiano antes que se concretizasse. Esse projeto era, é claro, O Código Da Vinci.

Alardeado como genial, inovador, inédito, tremendão e demais elogios que a imprensa jabazenta costuma dar (e o público, como papagaios, sempre repetindo o que os jornalistas falam), admito que estava bem ansioso para conhecer a tal história inovadora “que poderia colocar um fim à religião católica”. Algumas centenas de páginas depois, chega a triste constatação: O Código Da Vinci não tem nenhuma novidade para aqueles que já pesquisaram sobre o assunto.

Quer exemplos? Então toma: dentre inúmeros sites, livros e filmes que trataram sobre o assunto da linhagem de Jesus, de forma mais ou menos sutil, vou citar algumas obras com as quais o delfonauta mais multimídia já estará familiarizado. No campo dos filmes e do desenvolvimento que podemos chamar de “sutil”, temos Matrix e um de seus vilões, cujo nome é uma referência direta a isso. Contudo, vou deixar você curioso. Se você sabe o nome do vilão a que me refiro, deixe um comentário falando que você ganha um aperto de mão. Ou então clique aqui e descubra.

Mais? Beleza. Em 1999, mesmo ano em que o primeiro Matrix invadiu o mundo, ainda sem o tal vilão, também chegava às lojas a terceira aventura do tremendão Gabriel Knight, intitulada Blood of the Sacred, Blood of the Damned (e não deixe de ler a resenha do plágio de Gabriel Knight, Broken Sword) trazendo uma trama assaz parecida com a do livro em questão.

Só mais um exemplo e a gente volta a falar da obra de Dan Brown, ok? Em 2000, King Diamond lançou seu House of God, onde somos presenteados com uma trama que trata das mentiras inventadas pela igreja católica e sobre o que Jesus fez depois de ser crucificado. Poxa, até eu já escrevi um conto sobre o assunto antes desse livro ser lançado. Deveria saber que estava com uma galinha dos ovos de ouro nas mãos. 😉

Voltemos ao livro. Tudo começa com o assassinato de Jacques Saunière, curador do museu do Louvre. Logo de cara, vemos que Brown tem um estilo cinematográfico em sua escrita. Sério mesmo, assim que acabei de ler o prólogo, fiquei imaginando o início dos créditos do filme. Após o assassinato, encontramos o simbologista Robert Langdon, que é acordado no meio da noite e intimado a comparecer à cena do crime. Ao chegar lá, encontra Saunière morto. Mas, antes de morrer, o curador reproduziu fielmente o Homem Vitruviano de Da Vinci com seu próprio corpo. Logo, Langdon descobrirá que essa é a apenas a primeira peça de um longuíssimo quebra-cabeça que levará a um dos segredos mais bem-guardados da história.

E assim, o livro prossegue, alternando soluções dos quebra-cabeças com algumas cenas de ação até as revelações finais, que de revelações não têm nada, já que, eu pelo menos, não caio mais nas artimanhas de escritores que deixam muito claro quem é o culpado. Se, na metade do livro, você consegue ter certeza sobre quem é o vilão, pode ter certeza que você está errado.

A trama é conduzida habilmente, prendendo o leitor. Contudo, Brown tem alguns vícios extremamente irritantes, como mudar a cena nos momentos cruciais. Estamos, em determinado momento, acompanhando Langdon em uma explicação assaz emocionante quando o capítulo acaba e vamos para uma cena de um cara rezando. Só poderemos voltar ao que interessa 4 ou 5 páginas depois, o que torna a leitura frustrante. Felizmente, esse é um problema que acontece mais no início do livro, já que, do meio para o fim, parece que o autor se tocou que isso é chato e começou a dividir as cenas de forma mais racional e natural.

Brown também peca pelo vício da super-hiper-ultra-mega-detalhada descrição. Aliás, nunca conheci um autor que não fosse acometido por este vício. O mais engraçado é que intelectuais costumam afirmar que livros são melhores do que todas as outras formas de contar uma história porque deixam espaço para imaginarmos. Ora, que espaço sobra para imaginarmos em uma cena onde os protagonistas atravessam uma porta e o autor fica por uma ou duas páginas descrevendo a cor, o material, a textura e tudo mais que caracterizam essa porta e a parede? Não posso falar quanto aos intelectuais, mas eu sou capaz de imaginar uma porta com perfeição, sem ter suas minúcias descritas para mim. Você não?

Além disso, vemos que a história segue claramente uma fórmula. Temos um trecho onde os protagonistas quebram a cabeça para solucionar os enigmas, então algo os interrompe, eles fogem e procuram por outro lugar para se esconder. Finalmente, terminam de resolver o enigma apenas para encontrar mais um enigma. Repita a operação até passar das 400 páginas e você tem aí o seu best-seller.

É nos diálogos que O Código Da Vinci tem seus melhores momentos, pois é onde a história evolui. Claro, se você, assim como eu, já fez suas próprias pesquisas sobre o Graal, não verá aqui muitas novidades, mas para os leigos é uma boa coletânea do assunto, embora analisados de forma extremamente parcial, puxando um pouco demais para o lado Wicca e congêneres, o que, particularmente, me deixou um tanto incomodado, já que tudo é abordado pelos protagonistas como verdade absoluta, enquanto todas as outras crenças existentes são conspirações de poder ou criações de ignorantes. No fim das contas, Código parece ser mais um tratado religioso do que um romance.

Brown acerta definitivamente ao dividir seu livro em pequenos capítulos (o maior não deve passar de 15 páginas, sendo que a grande maioria não passa de 5). Um índice ia bem (é a primeira vez que vejo um livro sem índice), mas obviamente isso não estraga a leitura.

O final do livro é igualmente irregular, alternando ótimos momentos como aqueles que acontecem na Capela Rosslyn (que admito, me emocionaram bastante) com outros vergonhosos, como a revelação final sobre a família de Sophie (vai ser previsível assim na China, Brown) e o epílogo.

Finalmente, depois de 105 capítulos, um prólogo e um epílogo espalhados por 423 páginas, sentimos que toda a busca que fizemos ao lado de Langdon e Sophie foi em vão, já que o objetivo de sua busca, o tal Santo Graal (sabe quem também já procurou pelo Cálice Sagrado? Então clica aqui para ler nosso Especial Excalibur e descobrir), realmente não vale toda a busca. A não ser que você seja Wicca ou feminista, e eu não sou nenhuma dessas coisas.

No geral, O Código Da Vinci foi uma leitura agradável. Divertido, porém, previsível. Se tivesse lido como um livro qualquer, provavelmente teria gostado muito, mas estava esperando a melhor história já impressa e, infelizmente, está muito longe de alcançar tal status. Já vi o mesmo assunto ser abordado de maneiras muito mais interessantes (como nos exemplos do início da matéria), então o livro de Dan Brown, embora legalzinho, está muito longe de corresponder às expectativas de qualquer pessoa que já tenha algum conhecimento sobre o assunto. A não ser, é claro, que as expectativas dessa pessoa se limitem a algumas horas de diversão.

Curiosidades:

– O nome do curador do Louvre no livro, Jacques Saunière, é uma referência ao abade Bérenger Saunière. Dizem que, durante uma reforma feita na sua igreja em Rennes-le-Château (que fica na França) ele encontrou alguma coisa. Foi para o Vaticano e, quando voltou, estava absurdamente rico. As pessoas, então, deduziram que ele encontrou o Santo Graal e o Vaticano o pagou pelo seu silêncio. Uma outra teoria diz que essa história foi criada por volta de 1956 por Noel Corbu, que havia aberto um restaurante em Villa Béthannie e queria atrair turistas para a região, mais ou menos como aconteceu com o monstro do Lago Ness. Essa mesma teoria diz que existem documentos provando que Saunière mal tinha dinheiro para comer e que, o pouco que tinha, vinha da venda de missas.

– Um dos sobrenomes merovíngios citados no livro por Langdon, Plantard, vem de Pierre Plantard. Parece que existem documentos datados de 7 de maio de 1956 que provam que ele foi o criador do Priorado de Sião nessa data. Ou seja, ao contrário do que diz a crença popular e o livro de Dan Brown, o Priorado não foi fundado em 1099. Plantard se dizia descendente dos reis merovíngios, mas estudos foram feitos e comprovaram que ele descendia de plebeus. Maldito pusilânime!

– Dizem também que Os Dossiês Secretos, pergaminhos que contêm os nomes de alguns ilustres membros do Priorado foi forjado por Plantard, inspirado por um documento semelhante criado pela AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis), que identificava alguns famosos que realmente fizeram parte dela.

– O livro começa com uma página explicando algumas coisas que são reais em sua narração. Desconfie disso. Apesar do que é dito no começo do livro, muitas das descrições feitas no livro não são correspondentes à realidade. Até mesmo a existência do Priorado de Sião é controversa, então pense por si mesmo antes de acreditar no livro.

– Obviamente, reles mortais como nós nunca saberemos em quem acreditar, já que mesmo esses documentos e fatos (quiçá até essa resenha?) podem ter sido forjados para nos afastar da verdade. Não confie em ninguém. Eles estão nos observando. FNORD!

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