Se o amigo delfonauta estivesse saindo de casa com seus pimpolhos e eles quisessem fazer a tradicional corrida escada X elevador, você deixaria? Ora, o que pode acontecer, não é mesmo?
Pois não pergunte isso para Sebastián (Ricardo Darín), meu amigo. Acontece que numa dessas brincadeiras, o grande triunfo de ter chegado antes logo se transformou em um pesadelo quando os infantes simplesmente desapareceram.
O que diabos aconteceu? Será um sequestro? E por qual motivo? Acontece que Sebastián é um advogado que neste mesmo dia iria a uma audiência de um caso importantíssimo. Será que os meliantes planejaram isso? Ou as motivações para o crime podem ser ainda mais escusas?
O filme se apóia bastante neste mistério. Durante quase toda a projeção, Sebastián passa o pente fino no prédio, inclusive acusando vários funcionários e moradores de terem pego seus meninos dos olhos. O que de fato aconteceu, obviamente, só é revelado no final da sessão, mas muito provavelmente você já vai ter matado a charada antes do pai.
Acontece que o desfecho em si, para o qual o filme se prepara durante toda sua duração, é decepcionantemente óbvio. Como o longa é bastante focado na solução em questão, isso acaba por diminuir sobremaneira sua nota.
Mas não me entenda mal. O filme não é ruim. Na verdade ele até prende a atenção, e dá para se identificar com o desespero dos pais. Além disso, é sempre um prazer ver filmes em espanhol, especialmente, como é o caso aqui, quando eles falam muitos palavrões. Eu até aprendi um xingamento novo, que vou usar pelo menos uma vez por dia nas próximas semanas: “pelotudo”.
Este, meu amigo, será o grande legado de Sétimo. Agora feche este site e xingue a pessoa mais próxima de pelotudo. Se não tiver ninguém perto de você, pode fazer um comentário me chamando disso. Eu aguento. Seu pelotudo!
CURIOSIDADES:
– Em uma das Reuniões Delfianas Secretas, nós fizemos essa corrida escada X elevador envolvendo toda a equipe do DELFOS. O Frodrigues e o Daniel foram de escada, e o resto de nós de elevador. Não lembro quem ganhou, mas não, os dois não desapareceram. Isso só rolou naquela única vez.