O segundo filme derivado da franquia cinematográfica dos X-Men ganhou uma sinopse oficial na revista norte-americana Production Weekly. A produção deve ter um enfoque muito forte na relação Magneto x Professor Xavier.
X-Men Origins: Magneto começará na Segunda Guerra Mundial, acompanhando o prelúdio do primeiro X-Men, que mostrava o personagem como uma criança sendo levada aos campos de concentração nazistas. A idéia é focar na formação do caráter de Magneto, mostrando o que o levou a se tornar um vilão. Além disso, o Professor X também terá um papel importante, sendo mostrado como um soldado aliado que resgata Magneto do campo de concentração. Eles se encontram depois da guerra e, ao mesmo tempo que percebem que são iguais por possuírem dons especiais, também são muito diferentes em suas ideologias.
O roteiro tem sido bem lapidado ultimamente, e bem modificado. Na sua primeira versão, Xavier era tido apenas com um amigo, enquanto agora o personagem ganha importância. Sorte a nossa, porque teremos um filme mostrando o Magneto do jeito que ele é: alguém que não acredita na salvação da humanidade e que vê uma esperança na espécie mutante. E ninguém melhor do que o Xavier para contrabalancear suas visões.
Segundo a produtora Lauren Schuler Donner, eles estão apenas esperando a disponibilidade do diretor David Goyer para começar. Enquanto isso, vão retocando o roteiro. Ainda não há previsão de lançamento.