Eu tenho um problema de suspensão de descrença com Transformers, seja Transformers O Início ou os filmes do Michael Bay. Ou, vá lá, qualquer outra coisa feita com a marca. Explico: robôs que viram carros são brinquedos muito legais. Mas não dá para engolir que são alienígenas, uma forma de vida mecânica que por acaso se transforma em carros terráqueos de luxo. Quem criou esta lore devia estar doido. Afinal, até faria sentido que fossem máquinas com inteligência artificial criadas na Terra. Alienígenas, você vai me desculpar, mas não consigo aceitar.

CRÍTICA TRANSFORMERS O INÍCIO

Desabafo feito, Transformers O Início é uma história de origem. Uma animação que acontece totalmente em Cybertron, sem nenhum personagem humano. Esta é a história de Orion Pax e D-16. Você provavelmente os conhece por outros nomes, mas caso não, não vou estragar a “surpresa” aqui.

Os dois são mineiros, uma classe bem baixa em Cybertron. Mas Orion sonha com mais. Ele sonha em provar que nasceu para grandes coisas e pretende quebrar protocolos para fazer isso.

Transformers One, Transformers O Início, Transformers, Paramount, Delfos
Este é Orion Pax. Faz de conta que você não sabe qual vai ser o nome dele ao final do filme, ok?

Depois de participar de uma corrida como clandestinos, eles acabam tendo acesso a coordenadas onde os antigos Prime perderam a guerra. Eles vão para lá na esperança de tentar ajudar Sentinel Prime a melhorar a vida de todos. No caminho, farão novos amigos, e descobrirão informações que só vão surpreender aqueles que ainda não assistiram a filmes hollywoodianos o suficiente.

TRANSFORMERS BEGINS

Toda a lore de Transformers é explicada aqui. Veremos, por exemplo, como os personagens principais se conheceram, a formação dos Autobots e Decepticons e muito mais. Acredito que quem curte a parte narrativa dos brinquedos pode se divertir bastante.

Como longa de cinema, no entanto, é tudo bem básico. Até é um filminho divertido, com personagens bacanas e boas piadas, em especial envolvendo o B-127. Mas a história é daquelas tão óbvias que me senti um clarividente ao saber tudo que ia acontecer antes de acontecer. A própria identidade do vilão é algo tão óbvio que delfonautas mais antenados vão sacar só de ler a sinopse nesta resenha.

Transformers O Início não é tão ruim quanto os filmes do Michael Bay, e até é capaz de divertir, especialmente crianças. Afinal, o visual é bonitinho e os brinquedos são muito legais (eu sonho em ter um Optimus Prime aqui em casa). Mas é o tipo de cinema feito para explorar uma marca, não porque os envolvidos tenham de fato algo a dizer. Se isso é o que procura neste momento, o filme há de satisfazer, mas nunca de empolgar.