Estes filmes que pegam personagens infantis no domínio público e transformam em história de terror são um dos fenômenos mais safados da cultura pop, ali de conchinha com a filmografia do Uwe Boll. É uma forma de chamar a atenção sem precisar fazer algo de qualidade. Eu sei disso, mas ao mesmo tempo tenho alguma curiosidade (mórbida, se desejar). Sei lá, estes filmes nunca vão ser bons. Mas às vezes podem ser divertidos, no estilo tão ruim que é bom. Este não é o caso de Alice no País das Trevas. Este é um filme que faz Livro das Revelações parecer uma maravilha.

ALICE NO PAÍS DAS TREVAS, MAS A VÍTIMA É VOCÊ

Alice no País das Trevas é um filme safado em absolutamente tudo. Se liga na história. Uma menina chamada Alice vai morar com a avó. Daí ela fica doente, e a velhinha senta do lado da sua cama para ler o livro Alice no País das Maravilhas. Daí a Alice moderna dorme, e em seus sonhos imagina que está vivendo uma visão distorcida da história original.

Alice no País das Maravilhas é basicamente uma série de encontros. Tem o gato, tem o Chapeleiro, etc. Alice no País das Trevas é a mesma coisa, intercalada com momentos em que a menina acorda do pesadelo e a avó a questiona. Sim, o filme inteiro é um sonho. E mesmo assim – e leve em consideração que estamos falando de um longa de 70 minutos – demora mais de 30 simplesmente para isso começar.

FEIO E SAFADO

Alice no País das Trevas, Alice in Terrorland, Delfos
Até o Coringa do Jared Leto parece bom depois dessa.

Este é um filme que tem o seguinte diálogo, editado abaixo para resumo e para evitar spoilers:

“- Por que você fez isso?

– Pelo dinheiro.

– Você fez isso pelo dinheiro?

– Não foi pelo dinheiro, sua idiota.”.

Seria genial se fosse para ser engraçado, mas tudo indica que o roteirista não percebeu a contradição, mesmo ela aparecendo com intervalo de alguns segundos. Tem outro momento em que dois personagens estão frente a frente, e de repente um deles ataca o outro por trás. De novo, seria legal se fosse o Jason. Mas esta não parece ser a intenção. Da forma que está aqui, parece que um terceiro personagem estava atrás o tempo todo.

Alice no País das Trevas, Alice in Terrorland, DelfosIncomoda também quão feio o filme é. Tem uma pós-produção extremamente invasiva, que deixa tudo escuro demais. Um exemplo é a cena do coelho, que acontece de dia, mas a iluminação está tão escura que você sequer vê a boca dele se mexendo. Em momentos realmente escuros, a tela fica tão preta que eu questiono se as cenas foram realmente filmadas ou se apenas fizeram o áudio. Meu telefone filma à noite de forma mais clara do que Alice no País das Trevas.

ALICE NO PAÍS DAS TREVAS É TUDO DE RUIM

Simplesmente não há qualidades que o redimam. Sendo muito generoso, talvez você possa elogiar o fato de que Alice no País das Trevas retira a cortina de fumaça da história original. Afinal, todos sabemos que é uma história um tanto perturbadora maquiada por fofura. E talvez esta interpretação from hell esteja mais próxima do que o autor quueria dizer através de metáforas. Os diálogos, inclusive, são muito pouco modificados.

Mas isso sou eu sendo realmente gentil com o que é, para todos os aspectos, uma porcaria. Temos aqui um filme tão ruim, mas tão ruim, que a maior parte das pessoas passa toda sua vida sem ver algo deste nível. E eu as invejo.