Cinco jogos para aflorar seu dark side

0

Jogar videogame costuma ser uma ótima experiência. Cumprir os objetivos das fases e chegar ao final da história é o que, geralmente, nos dá o maior dos prazeres quando botamos as mãos em um jogo. Digo geralmente porque, assim como toda regra, esta também tem as suas exceções. E é sobre elas que vamos falar.

QUANDO VOCÊ ESCOLHE O DARK SIDE

Uma coisa que se tornou bastante comum de uns tempos para cá foi o que eu vou chamar de desvirtuamento principiológico dos jogos. Principalmente depois do surgimento da série GTA, se tornou praxe o ato de jogar os jogos não para chegar ao fim da história, mas sim utilizar a mecânica do jogo para fazer o máximo possível de coisas socialmente reprováveis. Ou vai me dizer que no GTA você nunca saiu por aí atirando em tudo que estivesse no caminho?

E de uns tempos para cá eu reparei que não era apenas quando eu jogava algum jogo da Rockstar que isso acontecia. Seja online ou off, de Monopoly até Pinball, eu sempre buscava um jeito de burlar o sistema do jogo para fazer algo que, a princípio, não é a proposta. Porém, nem sempre isso era tão fácil ou funcionava tão bem.

Por exemplo, em Assassin’sCreed, tentar brincar de pega-pega com os civis pulando em cima deles não costumava dar certo, pois o sistema do Animus punia atitudes desviantes. Ao mesmo tempo, eu tentava, tentava, tentava, mas não conseguia fazer a égua Agro, de Shadow oftheColossus, cair do precipício ou ser pisoteada por um Colosso qualquer.Foi aí que eu percebi que alguns jogos eram mais fáceis de ser “burlados” do que outros.

Aqui vai uma lista com ótimos jogos para você aflorar o seu darkside. Mas antes de tudo, vamos deixar claro: jogo é jogo, vida real é vida real, ok, amiguinhos? Às vezes estamos de saco cheio de tudo e nessas horas “ligar o f#$%&” costuma fazer um bem danado, mas viver em sociedade exige o máximo de respeito às outras pessoas e temos o dever de não ser cruéis com os que nos rodeiam. Por isso, se você precisa “relaxar”, faça isso com seu console ligado e dentro de quatro paredes virtuais.

5 – THE SIMS

The Sims, com a sua ideia de simulação fantasiosa da vida real, não deveria ser um game apto a entrar nessa lista. Porém, a verdade é que você pode fazer todo o tipo de coisa louca e nonsense que pensar – e o seu jogo vai continuar tendo todas aquelas cores vivas que fazem a série parecer jogo de criança, o que deixa tudo mais divertido.

A maneira mais óbvia de se aflorar seu darkside no The Sims é mesmo matando o seu avatar, geralmente daquela maneira clássica de colocá-lo em uma piscina e tirar a escada. Porém, tenho que admitir que a maneira mais eficaz é mesmo com o seu avatar vivo, fazendo ele se relacionar com quantas pessoas for possível.

Só para citar um exemplo, uma vez eu abri o save de uma família que eu montei junto com a minha namorada e, enquanto o avatar dela trabalhava, eu fiz o meu chamar uma vizinha para morar conosco. Posso dizer que ela não ficou nada feliz quando chegou do trabalho – e menos ainda quando ela descobriu o que eu tinha feito no save.

4 – LEAGUE OF LEGENDS

LeagueofLegends é um jogo que tinha tudo para ser bem legal, por ser simples no objetivo e na mecânica e aprofundado na estratégia. Porém, a verdade é que, apesar do modo player-vs-player trazer o ápice no quesito desafio, ele também trouxe o elemento humano ao jogo, o que às vezes parece ser a pior coisa possível. Refiro-me aqui, claro, aos gamers conhecidos como “câncer”.

“Câncer” é aquele coleguinha que só entra para atrapalhar as partidas, jogando mal de propósito e xingando Deus e o mundo. Obviamente, eu sou contra a presença dessas pessoas nas partidas, mas não posso deixar de negar que essa é uma ótima maneira de aflorar o seu darkside.

Porém, lembra quando eu falei que vida é vida, jogo é jogo? Então, LoL está bem no limiar entre esses dois. Ser “câncer” no LoL não é legal porque existem outras pessoas jogando (gente de verdade, não bot), então você não está “relaxando”, mas está sendo imbecil. Isso é tão óbvio que não precisaria ser dito, mas acho que vale a pena deixar o recado assim mesmo.

3 – LEGO MARVEL SUPER HEROES

Esse é sem dúvida um ótimo exemplar para você aflorar o seu darkside. LEGO, por si só, já é algo interessante, e fica ainda mais quando misturado aos maiores super-heróis da Terra. Mas a cereja do bolo, claro, é a parte da destruição.

Destruir as coisas em um GTA da vida pode até ser libertador, mas com certeza não é tão curioso quanto destruir uma cidade de tijolos. Ver o detalhe dos tijolinhos se soltando dá um clima completamente diferente, que varia entre o “cuti-cuti” e o “psicótico”, dependendo do que você está fazendo. E como se não fosse o bastante, o jogo ainda recompensa você por destruir a cidade (!!!).

2 – MINECRAFT

Toda a ideia de construção e survival que Minecraft tem não seria tão legal se não pudéssemos fazer tudo do nosso jeito. Sendo assim, nada mais legal do que construir todo tipo de coisa louca apenas para satisfazer o seu Lado Sombrioda Força, não é mesmo?

Desde construir edifícios complexos até coisas idiotas, como uma versão gigante de personagens do My Little Pony, temos aqui uma estrutura infinita de LEGO que te permite construir tudo aquilo que você sempre sonhou mas que nunca pôde colocar em prática. Não que eu já tenha sonhado em construir cavalinhos do My Little Pony.

1 – PROTOTYPE

Prototype merece aplausos por ser tudo aquilo que os mods de GTA nunca conseguiram. Eu, que sempre usei modificações para voar com o CJ e destruir tudo com super-poderes virtuais, sabia que aquilo era bom, mas poderia ser levado a outro nível. E qual não foi a minha surpresa ao descobrir Prototype?

Você pode voar? Sim. Você pode explodir coisas? Sim. Você pode atirar com um tanque e depois explodir coisas? Sim. Você pode bater em centenas de pessoas com um carro e depois explodir mais coisas com o carro? Sim! Afinal de contas, aqui você é praticamente o Goku – só que muito mais dark! O mais curioso é que o game tem elementos para te estimular a ser stealth. Mas, afinal de contas, se você pode sair destruindo tudo, por que cargas d’água você vai ser stealth?

Gostou da lista? Desgostou? Acha que ficou faltando algum jogo? Não deixe de comentar e compartilhar, e continue delfonado para mais matérias sobre jogos normais e jogadores sem noção.