Eu vou colecionar selos. Sempre achei uma besteira esse tipo de coleção, mas depois do que a Royal Mail, o serviço postal do Reino Unido, fez, vou rever os meus conceitos.
Eles lançaram uma série especial de dez selos que reproduzem as capas de álbuns de diversos artistas britânicos.
Philip Parker, um dos chefes da Royal Mail, afirmou à revista Rolling Stone que considera as capas dos discos de vinil verdadeiras obras de arte e que decidiu transformá-las em selos para celebrar essa manifestação artística.
E parece que a escolha dos dez álbuns foi bem difícil. Segundo Parker (não o Peter, o Philip), eles fizeram uma grande pesquisa com jornalistas especializados em música e analisaram diversas listas de álbuns divulgadas ao longo dos tempos.
Veja a lista dos álbuns escolhidos:
The rise and fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars – David Bowie
Parklife – Blur
London calling – The Clash
A Rush of blood to the head – Coldplay
Led Zeppelin – Led Zeppelin
Power, corruption and lies – New Order
Tubular bells – Mike Oldfield
The division bell – Pink Floyd
Screamadelica – Primal Scream
Let it Bleed – The Rolling Stones
Sentiu falta de algum álbum? Os ingleses sim. A justificativa para a falta de diversos clássicos, como Exile in Main Street, do Rolling Stones e Wish you were here, do Pink Floyd foi justificada. No caso dos Rolling Stones, a redução para o formato de selo deixaria a arte do álbum irreconhecível. Já no caso do Pink Floyd, a imagem do álbum foi considerada perturbadora (o que tem de errado com essa capa? Um homem apertando a mão de outro… Hum, já sei, acho que é porque um deles está em chamas….).
Ah, mas com certeza algum delfonauta vai perguntar por Dark side of the moon do Pink Floyd. A justificativa foi que a capa tem muito preto e esse selo seria reprovado pelas maquinas dos correios. Injustiça!
E detalhe: Todos os selos tiveram que passar pela aprovação da Rainha Elizabeth. Tá pensando o quê? Ela também entende de rock!