Segundo a assessoria de imprensa do jogo, Xuan Yuan Sword é uma série enorme na China. E deve ser mesmo. Ela existe desde 1990 e já recebeu 14 jogos. Ela é tão popular por ali que até já virou uma série de TV, também muito querida pelos chineses. Mas sinceramente, eu nunca tinha ouvido falar. Pois as editoras Eastasiasoft e Maximum Games pretendem mudar isso, finalmente fazendo chegar aos consoles no ocidente. E daí sabe o que acontece? Adivinhou, meu camaradinha esperto! É hora da nossa análise Xuan Yuan Sword 7 que chega hoje ao PS4 e Xbox One!
ANÁLISE XUAN YUAN SWORD 7
Como uma série que, embora seja longeva, nunca saiu com força do oriente, é um tanto difícil conseguir informações em inglês. Pelo que consegui apurar, Xuan Yuan Sword é uma série de RPGs com combate em turnos. Xuan Yuan Sword 7, no entanto, é um hack and slash. E talvez essa mudança explique as avaliações negativas que ele está recebendo no Steam. Gamers não costumam aceitar bem mudanças. Mas talvez este novo gênero seja exatamente o que fez Xuan Yuan Sword 7 chegar para nós aqui no ocidente. Mais importante do que isso, ele é um EXCELENTE hack and slash. E é um jogo claramente de alto orçamento.
É comum na minha linha de trabalho eu jogar games dos quais nunca tinha ouvido falar. Assim, também é comum eu me surpreender positivamente com eles. Em geral, quando isso acontece, são lançamentos mais modestos. Grandes blockbusters, graças a seu enorme marketing, dificilmente surpreendem. Mesmo quando são jogos de gêneros que eu adoro, como Star Wars Jedi Fallen Order e Tomb Raider, eu sei quando eles vão lançar e sei bem o que esperar.
Xuan Yuan Sword 7 foi uma experiência nova para mim. Não porque ele é um jogo diferente de tudo que existe (é até bem tradicional). Mas porque não me lembro de em algum outro momento da minha vida ser pego de surpresa por um game de alto orçamento em um dos meus gêneros preferidos.
VAMOS COMPARAR XUAN YUAN SWORD 7
A príncipio, tive a sensação de que Xuan Yuan Sword 7 seria um Dark Souls menos babaca. Os controles são semelhantes, com os ataques nos botões do ombro. Há fogueiras onde você pode salvar o jogo, recuperar vida e ressuscitar inimigos. Até coisas pequenas estão aqui. Coisas como o protagonista emitir uma aura luminosa ou a existência de um inimigo fofinho que solta um monte de item se você conseguir matá-lo antes de ele fugir. Assim, ele claramente teve inspirações do clássico da From Software, mas o ato de jogá-lo é muito mais próximo de Final Fantasy VII Remake. Veja um pouco do combate no vídeo aí embaixo.
Xuan Yuan Sword 7 é um hack and slash mais ou menos linear e com pitadas leves de RPG. O mundo é persistente e tem fast travel. Seu objetivo principal é sempre claro, mas você pode voltar para áreas anteriormente visitadas para cumprir missões secundárias. Este é um aspecto que vou elaborar mais para frente. É fácil de definir esse estilo como metroidvania mas, ao contrário do que acontece em um Star Wars Jedi Fallen Order, você não adquire habilidades que permitem acessar novas áreas em locais já visitados. Seu caminho é automaticamente liberado quando você avança na história, e voltar para onde já passou só é útil para acessar as lojas ou fazer as sidemissions.
O que torna Xuan Yuan Sword 7 parecido com Final Fantasy VII Remake, para mim, é que você tem companheiros. Porém, aqui você não os controla diretamente. O que dá para fazer é ativar seus golpes especiais através dos menus (segure L1 e aperte quadrado ou triângulo). Tirando isso, eles lutam por conta própria, e você controla diretamente apenas o protagonista. É um combate que muito me agrada.
HACK AND SLASH
Cada herói tem uma única arma, que pode ser upada com ingredientes encontrados ou comprados pelo caminho. O protagonista usa uma espada, com um ataque padrão acionado pelo R1. O diferencial vem na sua habilidade de escolher “posturas”. Mas apesar da nomenclatura, é totalmente diferente do Nioh.
Aqui as posturas não mudam totalmente seu repertório ofensivo. O que elas fazem é mudar o seu ataque forte, acionado com o R2. Há cinco posturas, destravadas ao longo da história. Você pode equipar duas de cada vez e alternar entre elas com o L2. Elas são bem diferentes, envolvendo ataques focados e poderosos, ou então golpes que afetam uma área. Há até uma postura que enche mais a barra de stun (a branquinha que você vê na imagem acima). Quando ela está cheia, é possível executar o inimigo, independente de quanta vida ele tenha. Esta é bem útil no começo do jogo, mas depois de um tempo, mesmo usando ela, a barra de vida esvazia antes da branca encher, então ela acaba não tendo muita utilidade.
Cada postura tem também um ataque devastador acionado com o quadrado e que funciona com cooldown. Um deles chama um monstrengo que faz um dano absurdo em todo mundo que estiver na sua frente, como você vê acima.
ANÁLISE XUAN YUAN SWORD 7: MONSTROS > HUMANOS
Xuan Yuan Sword 7 conseguiu até ser diferente em um aspecto específico. Em jogos como Nioh ou Ninja Gaiden, eu sempre achei mais legal lutar contra humanos do que contra monstros. Aqui é o contrário. O design dos monstros é tão legal que é um prazer encontrar novos inimigos e aprender a vencê-los.
Mas talvez mais importante para essa minha preferência seja o fato de que os humanos têm padrões de ataque e defesa bem chatinhos. Em especial, tem uma galerinha que usa escudo que é muito chata de vencer. É até curioso, mas a parte mais difícil de Xuan Yuan Sword 7 é quando você tem que encarar humanos rivais, uma vez que os monstros em geral não são páreo para suas habilidades.
Mas nem só de combate vive Xuan Yuan Sword 7.
HISTÓRIA SEM ATALHOS
Xuan Yuan Sword 7 é um jogo cheio de aventura, em que você explora um mapa enorme, com vários cenários e cidades diferentes. Visualmente, o mundo é bem parecido com o que você encontra em um Uncharted ou Tomb Raider. Ou seja, cenários repletos de natureza e construções em ruínas. E é tão belo quanto esses jogos. Meu único problema com os gráficos é que a draw distance é muito pequena. Ou seja, conforme você anda, plantas, sombras e demais detalhes aparecem muito próximos da câmera, o que incomoda bastante.
Verdade, nas cutscenes, quando você vê os personagens de perto, eles não são tão realistas quanto em um jogo da Naughty Dog. Mas o lado bom é que todas as cutscenes são cutscenes de verdade. Totalmente animadas e faladas, com expressões faciais e sincronia labial. Xuan Yuan Sword não apela para atalhos que até mesmo jogos milionários como Miles Morales e Ghost of Tsushima tomam, como mostrar os personagens de longe para evitar animar os rostos.
DUBLAGENS E LEGENDAS
O jogo é falado apenas em chinês e não há legendas em português. Eu joguei com as legendas em inglês, e há alguns problemas de tradução que deixam difícil entender algumas frases. A história em geral dá para pegar, mas isso é um problema para um game tão focado na história, e com tantas cutscenes.
Isso de cutscenes que economizam orçamento é uma picuinha minha e, quando você começa a reparar, vê que é bem comum. Yakuza, que provavelmente é a série feita para o público oriental mais popular no ocidente, é cheia de cutscenes sem vozes, onde os personagens ficam imóveis e você fica lendo texto. Eu entendo que isso pode ser necessário pois animar rostos humanos é muito difícil, mas convenhamos que não é a melhor forma de contar uma história.
ALÉM DO COMBATE
O bacana é que o modo aventura de Xuan Yuan Sword vai muito além do combate. Há puzzles bem parecidos com o que você encontra em um Uncharted e Tomb Raider. E alguns deles são bem trabalhosos. Achei curioso que, logo no começo, ele perguntou se eu queria resolver um puzzle ou pular. Escolhi resolver, e nunca mais tive opção de pular. Imagino que essa pergunta se referia ao jogo inteiro, não apenas àquele. Seria legal poder pular qualquer puzzle pelo menu se você enchesse o saco de tentar resolver, mas isso é também uma picuinha.
A navegação é um prazer. Há vários momentos em que você está apenas explorando os lindíssimos cenários dessa China antiga. E tem uns momentos de escalada, também claramente influenciados por Uncharted.
E, por fim, temos as sidequests.
ANÁLISE XUAN YUAN SWORD 7 E AS SIDEQUESTS
Eu estou tão traumatizado com o mundo dos games atualmente, que fiquei o jogo inteiro esperando ele ficar difícil demais ou aberto demais. Isso nunca aconteceu. Ele tem opções de dificuldade, e o modo normal é bem suave a maior parte do tempo. Também dá para alternar de dificuldade livremente a qualquer momento. Este simplesmente não é um jogo de mundo aberto. Mas tem sidequests.
Logo no início, você pega um sidequest que envolve jogar um tipo de xadrez com todo mundo que aceitar (mais sobre isso em breve). Este é o tipo de missão que te acompanha o jogo inteiro e, conforme você avança, vai cumprindo os objetivos. E durante oito horas ou mais, é só essa que você encontra. Daí, do nada, um monte de objetivo secundário começa a popar.
Vamos dividir Xuan Yuan Sword 7 em quatro metades. As duas primeiras são bastante lineares. É na terceira que começa a aparecer um monte de sidequest que envolve ficar indo e voltando pelo mundo cumprindo objetivos sem graça como coletar ingredientes para um cozinheiro. Essa parte é realmente muito chata, e é o principal motivo para o jogo não levar o glorioso, cobiçado e tchutchuco Selo Delfiano Supremo. Não chega a ser tão enrolado quando as partes de cidade de Final Fantasy VII Remake, mas é chato o suficiente para esfriar muito a campanha.
Claro, dá para ignorar essas missões, mas você sabe… meu TOC não permite ver ícones no mapa e não limpá-los. A boa notícia é que, depois dessa terceira metade, as sidequests somem completamente, e a quarta metade é totalmente linear, e muito boa!
ANÁLISE XUAN YUAN SWORD 7 E O XADREZ
E aqui temos uma influência clara de The Witcher 3 e seu Gwent. Ao longo da sua aventura, sempre que você chega em uma cidade, pode desafiar o campeão para uma partida. Vencendo, avança no quest que te acompanha a maior parte do jogo (e que libera uma missão extra no final, se você vencer todo mundo), e ganha novas peças para usar no resto da galera. O funcionamento é bem parecido com o Gwent.
Embora seja chamado de xadrez, o jogo é mais parecido com uma versão mais complexa de damas. Você deve fazer linhas com três peças e daí tem o direito de tirar uma peça inimiga do tabuleiro. Quem pegar mais peças quando o tabuleiro encher, ganha.
A estratégia vem das peças especiais, que envolvem coisas como bloquear espaços ou tirar todas as peças inimigas dos arredores. Quanto mais você avança nessa quest, mais peças poderosas conquista, mas mais difíceis ficam os oponentes. O jogo é até legal, e certamente tem potencial de agradar tanto quanto o Gwent. Mas eu prefiro jogar esse tipo de coisa em algo como Clubhouse Games: 51 Worldwide Classics do que em um game de porrada.
CONCLUINDO A ANÁLISE XUAN YUAN SWORD 7
E duas mil palavras depois, concluo aqui todos meus principais pensamentos e opiniões sobre este jogo que certamente será minha grande surpresa de 2021. Imagino que a maior parte dos meus leitores não conhece essa série. E, mesmo que conheça, Xuan Yuan Sword 7 parece ser bem diferente do que era antes.
Eu não tenho a menor dúvida que fãs de hack and slash, em especial da linha seguida por Final Fantasy VII Remake, vão gostar tanto de Xuan Yuan Sword 7 quanto eu. Trata-se de um jogo de alto orçamento, cheio de espetáculo e um combate preciso e divertido. Ele sinceramente parece o tipo de AAA que hoje em dia a gente só costuma ver nos first parties da Sony. Mas este tem a vantagem de poder ser jogado também no Xbox One. Se você gosta de jogos bonitos e de encher monstros de porrada sem ser constantemente frustrado, você PRECISA jogar Xuan Yuan Sword 7.