Os últimos meses andam muito bons para os fãs de jogos de plataforma. De blockbusters como Bowser’s Fury e Balan Wonderworld, a indies como Pumpkin Jack, passando, claro, pelo brasileiro Kaze and the Wild Masks. Eu sinceramente não me lembro de uma época com tantos jogos legais para quem gosta de pula-pulas desde os 16-bit. E, diante de tanta oferta, um jogo legal pode passar despercebido. Essa é nossa análise Stitchy in Tooki Trouble.

ANÁLISE STITCHY IN TOOKI TROUBLE

E aí que tá. Stitchy in Tooki Trouble é legal. Mas não dá para dizer que ele é muito além disso. Na era dourada dos plataformas, tinha muito joguinho de mascote. Mas entre a realeza de Sonic, Super MarioCastle of Illusion, tinha dezenas de “plebeus”, como Aero The AcrobatChuck RockBubsy. E é exatamente nesse meião que podemos encaixar o Stitchy. É um plataforma agradável, colorido e com boa jogabilidade, mas só deve valer a compra para os fãs mais viscerais do gênero. Você sabe, como eu.

Análise Stitchy in Tooki Trouble, Stitchy, Polygoat, Delfos

Talvez a característica mais marcante do jogo é que ele é em 2.5D, uma estética ainda rara no gênero, que costuma variar entre o 2D tradicional e o 3D completo. Mas a verdade é que ele faz muito pouco – nada, na real – com isso. Os personagens e cenários usam o visual 3D poligonal, mas você sempre anda da esquerda para a direita, sem mudanças de ângulos ou truques de câmeras. É uma diferença absurda, por exemplo, de Oddworld: Soulstorm.

De resto, ele é extremamente formulaico. São apenas três mundos, com dez fases e um chefe em cada um. Há três máscaras escondidas em todas as fases, e pegando todas as 27 de um mundo, você libera uma fase opcional. Eu fiz a campanha inteira, fazendo 100%, em pouco mais de duas horas.

ANÁLISE STITCHY IN TOOKI TROUBLE: PULA QUE PULA

Análise Stitchy in Tooki Trouble, Stitchy, Polygoat, Delfos

O visual é colorido e atraente, típico do gênero, mas Stitchy (em português esse nome seria algo como “Costurinha”) é um mascote no mínimo estranho. Ele é um espantalho com um jeitinho infantil, mas é inegável que traz um ar creepy aparentemente não intencional. Ele parece um bichinho que você encontraria, por exemplo, em Little Nightmares.

Os controles são bem simples, e você vence os inimigos pulando em suas cabeças. Em alguns, que usam capacete, não basta pular, sendo necessário apertar B para a tradicional “bundada”. E esse é talvez o aspecto mais estranho do jogo. O botão de pulo é o A (do Switch, equivalente ao círculo do Playstation, ou o B do Xbox) e os controles não são configuráveis.

Análise Stitchy in Tooki Trouble, Stitchy, Polygoat, Delfos
Não, cara! Em um videogame da Nintendo a gente pula com o B!

Tirando isso, ele é inteiro exatamente como você espera. Para você ter ideia de quão formulaico ele é, os três mundos são praia, gelo e fogo. Mais tradicional impossível. Tem até mecânicas tiradas diretamente de outros jogos, como os canhões e carrinhos de mina de Donkey Kong Country. E daí tem os chefes.

CHEFES

Os chefes seguem a fórmula Nintendo, mas resolveram expandir a duração. Ao invés de vencer depois de atacar três vezes, cada chefe suporta seis golpes. E isso torna as batalhas longas demais. Nenhum dos chefes é difícil, mas exigem paciência. Geralmente você acaba morrendo por ficar entediado esperando a hora de atacar ou por tentar fazer a coisa rápido demais. A ausência de checkpoints e de formas de recuperar a vida nos chefes contribuíram para que esses fossem os únicos desafios do jogo que eu realmente não gostei.

Análise Stitchy in Tooki Trouble, Stitchy, Polygoat, Delfos
Curiosamente, os chefes são mais bonitinhos do que o Stitchy.

Uma coisa que também não é novidade, mas que eu acho bem legal, é que você tem vislumbres do chefe nas fases que antecedem a batalha. Ele pode, por exemplo, ficar em segundo plano te atacando, gerando aquela expectativa de que em breve você vai encará-lo.

PLATAFORMA PARA ENTUSIASTAS

Apesar de termos tido muitos jogos do gênero recentemente, eu não diria que plataformas estão saturados como outros gêneros. Meu coração ainda tem espaço e vê com bons olhos novas investidas no gênero. Dito isso, há jogos recentes que são melhores e mais marcantes do que Stitchy in Tooki Trouble. Mas se você já jogou todos e quer mais, esta é uma boa opção.