A Série Divergente: Insurgente

0

Acredite se quiser, delfonauta, mas eu só fui assistir ao primeiro Divergente dois dias antes da sessão de imprensa da sua continuação e unicamente para que eu pudesse escrever uma resenha mais embasada quando chegasse a hora de analisar Insurgente.

Pois, ao contrário do que esperava, eu até gostei do filme. Tivesse saído quando eu era adolescente, provavelmente estaria entre seus muitos fãs, pois ele se dá muito bem no aspecto “minha primeira ficção científica”, sendo ao mesmo tempo divertido, com um visual interessante e com leves comentários sociais.

A Série Divergente: Insurgente é quase tão bom quanto seu antecessor. Aqui continuamos acompanhando a história da divergente Tris (Shailene Woodley, que combina com chocolate branco derretido) a partir imediatamente do final do filme anterior.

A moça e seu namorado Four (Theo James), junto com alguns outros refugiados da Audácia, procuraram santuário na facção Amizade. Obviamente, a paz não vai durar muito, pois Jeanine (Kate Winslet, que combina com sanduíche de atum e maionese) mandou seus peões da Audácia procurarem por divergentes para erradicar de uma vez por todas essa turminha encrenqueira.

Em comparação ao original, este foca mais na ação e menos no desenvolvimento de seu mundo e sua sociedade. Isso faz com que assistir ao anterior seja essencial para conseguir acompanhar sem tropeços a nova narrativa. Com isso, os leves comentários sociais que deixaram a cabeça de tantos adolescentes em polvorosa também desaparecem quase completamente.

O visual ainda tem predicados, mas peca em muitos momentos pelo filme ser demasiadamente escuro. O 3D também não apresenta grandes atrativos, então eu recomendaria assistir em 2D mesmo.

O que tem muitos atrativos para ambos os sexos é o elenco, que provavelmente junta os atores e atrizes mais bonitos da atualidade. Para os meninos, além da Shailene e da Kate (que normalmente nem é tão bonita, mas aqui está bem interessante), temos a Naomi Watts (que combina com uma cerveja bem gelada) e a Maggie Q (que é tão linda que eu nem precisaria misturá-la a alimentos).

Embora eu não seja um expert na arte de misturar caboclos com alimentos, tenho certeza que também tem muito eye candy aqui para as moçoilas, então, moçoilas delfonautas, que provavelmente combinam com x-salada, deixem suas combinações de atores com alimentos nos comentários e ganhe high fives telepáticos das delfianas femininas que gostarem das suas misturas.

Insurgente faz direitinho o que se espera dele, sendo uma ficção científica focada em jovens bastante divertida. Eu considerei o original levemente superior, mas para qualquer um que gostou de Divergente, não tem como errar comprando ingresso para Insurgente.

CURIOSIDADES:

– Maggie Q interpretou o símbolo sexual dos games May Shiranui no filme The King of Fighters, de 2010. Alguém assistiu isso?

– Esta sessão de imprensa foi a primeira vez que eu entrei em uma sala de cinema do shopping Bourbon que não fosse a Imax. Eu sei, ler isso mudou totalmente sua vida.

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorWhite Night
Próximo artigoDívida de Honra
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
a-serie-divergente-insurgentePaís: EUA<br> Ano: 2015<br> Gênero: Ficção Científica / Ação / Romance<br> Duração: 119 minutos<br> Roteiro: Brian Duffield, Akiva Goldsman e Mark Bomback<br> Elenco: Shailene Woodley, Miles Teller, Theo James, Ansel Elgort, Naomi Watts, Jai Coutney, Kate Winslet, Zoë Kravitz, Maggie Q; Ashley Judd; Ray Stevenson e Daniel Dae Kim.<br> Diretor: Robert Schwentke<br> Distribuidor: Paris<br>