Este filme está sendo vendido como um suspense, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Deixando este erro de marketing de lado, contudo, acho que isso até ajuda no caso de Um Homem Comum.
Sim, eu também esperava assistir a um suspense. Mas admito que achava que seria um thriller bem genérico. Pela nota que dei, ele continua genérico, mas para mim até que foi uma surpresa mais positiva quando ele se revelou algo mais próximo de uma dramédia.
Um ex-general foragido e criminoso de guerra do conflito dos Bálcãs que rachou a Iugoslávia fica pulando de esconderijo em esconderijo para se evadir da justiça e de inimigos que desejam sua morte.
ELE É… UM HOMEM COMUM
Ele é colocado por apoiadores em um apartamento, e lá conhece a jovem empregada doméstica da antiga proprietária, que acaba virando sua empregada. A partir daí, a relação que se desenvolve entre eles se torna o grosso do filme.
E ele surpreende bastante no começo por se mostrar praticamente como uma comédia, com as atitudes pouco preocupadas com a própria segurança do general e sua personalidade de quem fala o que pensa, o que lhe confere ares um tanto fanfarrônicos.
A partir daí, a relação com a empregada, que também começa e entender como o sujeito se porta, começa a se desenvolver, e veja só que coisa, você passa a simpatizar com um criminoso de guerra!
Algo que poderia render uma das comédias mais insólitas dos últimos tempos, contudo, acaba não se mantendo. e lá pela metade a trama fica mais dramática e, consequentemente, muito menos interessante, descambando para o totalmente genérico e sem graça.
A partir deste momento, sua qualidade cai bastante e até mesmo foi difícil conseguir manter a atenção no resto da história. Ela segue rumos muito mais previsíveis para esse tipo de trama, ainda que no final aconteça um negócio que eu não esperava. Mas ainda assim, não foi suficiente para salvar esta segunda parte da película.
Grande parte de seus dois e meio da nota vêm da primeira parte que prenunciava uma boa comédia, mas quando entra o drama, sua qualidade cai tanto que creio que uma média de filme nada acaba sendo um resultado mais justo, senão até mais bonzinho de minha parte, visto que se a nota fosse ainda menor, também não seria um exagero. Uma pena, pois até que gostei de seu início. Mas como não dá para recomendar apenas metade de um filme, o jeito é deixar esse totalmente para lá.