A Maldição da Floresta

0

No gênero do terror, florestas são ambientações tão utilizadas quanto a boa e velha casa mal assombrada. Um longa passado numa casa no meio da floresta então, mata dois coelhos com uma caixa d’água só. A Maldição da Floresta é mais uma película a nos agraciar com a dita ambientação.

Um casal se muda junto de seu bebê e seu cachorro para um casarão rodeado por uma floresta. Eles são alertados por seu vizinho com fama de doido a não entrarem na mata, mas você já deve saber que eles o ignoram solenemente, apenas para descobrir que o lugar está infestado de criaturas que inspiraram elementos do folclore irlandês, e eles não estão muito satisfeitos com os novos vizinhos.

O longa não possui grandes novidades, é uma produção pequena, de baixo orçamento, sem atores conhecidos no elenco, com uma história já manjada e misturando o sobrenatural com o survival horror.

É o tipo de produção menor que antes fazia o grosso da prateleira de terror nas locadoras, mas como elas não existem mais, de vez em quando um desses agora vêm parar em nossas telonas.

Tecnicamente o filme é até bem legal. Os efeitos de maquiagem das criaturas são bem bacanas, o design delas é bom e todos os efeitos especiais são bem caprichados. Eu diria até que estão acima da média do gênero para uma produção desse porte.

Contudo, se visualmente a coisa funciona, falta criatividade. Não há nada aqui que eu já não tenha visto antes em outras produções, e isso contribuiu muito para uma sensação de tédio que se abateu durante toda sua duração. E visto que ele dura apenas pouco mais de uma hora e meia, isso é algo bem problemático.

Talvez para um público mais novo, mais neófito, que não tenha visto tantos filmes do gênero, a coisa flua melhor, sobretudo porque ele possui mesmo um visual capaz de chamar atenção.

Contudo, para apreciadores mais experientes do cinema macabro, só o aspecto visual não basta, e aí A Maldição da Floresta falha em entregar algo mais empolgante que já não tenhamos visto antes. Neste caso, para saber se vale a pena pegar uma sessão ou não, depende de qual dessas duas categorias você acredita que se encaixa. Pela nota, creio que você já sabe em qual delas estou.

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorGears of War 4
Próximo artigoNosso Fiel Traidor
Carlos Cyrino
Formado em cinema (FAAP) e jornalismo (PUC-SP), também é escritor com um romance publicado (Espaços Desabitados, 2010) e muitos outros na gaveta esperando pela luz do dia. Além disso, trabalha com audiovisual. Adora filmes, HQs, livros e rock da vertente mais alternativa. Fez parte do DELFOS de 2005 a 2019.
a-maldicao-da-florestaPaís: Reino Unido/EUA/Irlanda<br> Ano: 2015<br> Gênero: Terror<br> Duração: 97 minutos<br> Roteiro: Corin Hardy e Felipe Marino<br> Elenco: Joseph Mawle, Bojana Novakovic e Michael McElhatton.<br> Diretor: Corin Hardy<br> Distribuidor: PlayArte<br>