A E3 2013 já começou, delfonauta, e nós aqui do DELFOS estamos de olho nela para te contar tudo o que se passa nos corredores do evento mais aguardado do ano.
Após o que deve ter sido a piada mais sem graça de toda a história do videogame, a Microsoft finalmente se toca da burrada que fez e abre a E3 2013 com uma coletiva de imprensa que mostra o que realmente interessa: os games.
E a empresa começou com o pé direito, pois já de cara nos foi apresentado um épico e glorioso trailer de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, com uma música muito, muito bacanuda, O game será lançado para Xbox One e PlayStation 4.
Após o vídeo, subiram ao palco o nosso anfitrião Don Mattrick e o maior troll da indústria dos games, Hideo Kojima, o criador e roteirista da série Metal Gear. O tremendão disse apenas que o game terá compatibilidade com o SmartGlass e deixou o palco.
DE VOLTA PARA O PRESENTE
Antes de seguir para as novidades do Xbox One, Yusuf Mehdi subiu ao palco para anunciar um novo modelo do Xbox 360, baseado no design do Xbox One e que já está disponível nas lojas. Você confere o novo visual do console ilustrando esta notícia.
Além do novo modelo, Yusuf também anunciou um novo programa para os membros Live, que dará dois games em formato digital de graça para os membros com conta gold (mais ou menos como o que já existe na PSN). Para o primeiro mês, foram anunciados Assassin’s Creed II e Halo 3.
O apresentador também anunciou que ainda haverá centenas de novos jogos para o console durante os próximos anos e citou alguns dos lançamentos que sairão ainda este ano, como Splinter Cell: Black List, Lightining Returns: Final Fantasy XIII, Batman: Arkham Origins e GTA V. Também foram anunciados três novos games exclusivos: o primeiro deles é o popular MMO World of Tanks, um grande sucesso do PC que será lançado para o X360 no verão deste ano.
Já para o ano que vem, o console prestes a se aposentar ganhará o plataformer Max: The Curse of Brotherhood
Mostraram também o tremendaço Dark Souls II, um dos pontos altos do dia. O game será lançado em março.
MAIS GAMES, MENOS TELEVISÃO
Após o trailer acima, Phill Spencer finalmente subiu ao palco para falar sobre os games do Xbox One. E desta vez, nós estamos falando de games de verdade, nada de simuladores de esporte que só interessam a caras atléticos que atormentavam os verdadeiros fãs de games na escola.
E para chutar traseiros e levar todos os nerds trüe à loucura, foi exibido o trailer do novíssimo Ryse: Son of Rome, um game chupinhado no mesmo estilo de God of War, cujo trailer lembra muito o filme O Resgate do Soldado Ryan. Mas com espadas. O game será exclusivo do Xbox One.
Um novo e frenético Killer Instinct também sairá exclusivamente para o console da Microsoft.
E então, Ted Price, da Insomniac, entrou no palco para anunciar que traiu o movimento Sony e que seu próximo game, o shooter multiplayer em mundo aberto Sunset Overdrive, também será exclusivo da Microsoft.
Imediatamente, foi exibido um vídeo de propaganda da McLaren e, após ele, Dan Greenawalt sobe ao palco com um baita carrão ao lado para falar sobre Forza Motorsport 5. Particularmente, eu não me interesso por carros nem na vida real, mas se você adora velocidade sobre quatro rodas, com certeza vai se impressionar com o trailer. E com o carro no palco.
Então, Phill Harrison sobe ao palco para falar sobre os games indies. Ele também anuncia Minecraft: Xbox One Edition, que terá novos mapas e “mais multiplayer”.
Após o vídeo, Phill chama ao palco Sam Lake, da Remedy, para falar sobre Quantum Break, um game exclusivo no qual as suas escolhas alterarão os rumos da história.
Também foi mostrado o trailer de D4, que tem um cell shading de tirar o fôlego.
E como a Microsoft Studios não podia ficar de fora, dois de seus representantes surgiram no palco para mostrar Project Spark, um “game de criar games”, que usa e abusa dos comandos de voz e do SmartGlass.
E por falar na SmartGlass, é hora de falar mais sobre a Live e sobre os aplicativos. Com o SmartGlass, você poderá ter no seu tablet informações complementares sobre o game que você está jogando. Outra coisa legal é que você pode jogar seu jogo favorito enquanto espera por uma partida em um game completamente diferente.
Você também terá acesso ao Upload Studio, onde você poderá salvar, editar e compartilhar com seus amigos vídeos das suas façanhas gamistícas. E o mais legal: você poderá upar seus vídeos na Twitch TV, que será integrada com o Xbox One.
Também foi dito que você não estará mais limitado a 100 amigos na Live e que os MS Points agora são passado.
Voltando aos games, foi mostrado o trailer de Crimson Dragon, o novo game dos produtores de Panzer Dragoon, que agora aprenderam a escrever certo. Durante a apresentação, o vídeo teve um problema de áudio, mas o pessoal do IGN postou o vídeo correto.
Dois caboclos subiram ao palco para mostrar o gameplay tremendão de Dead Rising 3, que agora se passa em uma cidade inteira, e não apenas em um shopping. O jogo será exclusivo do Xbox One.
E para os trües que piraram o cabeção em Ryse, também foi mostrado o trailer de The Witcher 3, que será lançado para Xbox One, PS4 e PC
E é claro que não poderíamos ficar sem um FPS pintudo, já que hoje em dia todo mundo ama isso. Portanto, também foi exibido o trailer de Battlefield 4: Second Assault, que será lançado primeiro no console da Microsoft.
Phill Spencer volta ao palco e anuncia Below, uma nova franquia que ele assume ser uma de suas preferidas este ano.
Também foi divulgado um teaser de um novo game AAA do Xbox One, desenvolvido pelo Black Tusk Studio. O game mão teve seu nome divulgado, mas parece ser mó legal.
Também foi mostrado um trailer de um vindouro Halo, já que um Xbox sem um Halo é como um gibi da Marvel sem um Wolverine.
O PREÇO
Phill Spencer volta ao palco e revela, sem muita enrolação, o que todo mundo quer saber: o preço. Segundo ele, o Xbox One chegará ao mercado custando 499 obamas.
Embora isto não tenha sido divulgado na coletiva, a Microsoft enviou um comunicado para o pessoal do Kotaku Brasil dizendo que seu novo console chegará ao Brasil custando salgadas 2.199 dilmas. Acho que vale a pena esperar um pouco, não é, delfonauta?
E, para encerrar a quantidade enorme de games novos, foi divulgado o trailer de Titanfall, um FPS multiplayer muito bonito, mas que eu achei bem fraquinho para ser o game de encerramento.
E assim acabou a primeira coletiva de imprensa da E3 2013, e desta vez o pessoal da Microsoft foi educado e se despediu como se deve.
E não se esqueça que ainda temos muito mais da E3 2013 pela frente, então, para saber mais, basta continuar delfonado.