Veio hoje da BBC uma notícia triste. O admirado ator inglês Richard Griffiths faleceu vítima de complicações de uma cirurgia no coração.
Ele teve uma extensa carreira no cinema, TV e teatro, tendo aparecido em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Fazendo História, Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas e Withnail and I e acumulado prêmios, incluindo um Tony e um Olivier. Mas provavelmente você lembra dele como o amável senhor que deu vida ao odioso Válter Dursley, tio do Harry Potter.
“Richard esteve do meu lado durante dois dos momentos mais importantes da minha carreira”, comentou o próprio Daniel Radcliffe ao Daily Mail. “Em agosto de 2000, antes mesmo da produção oficial de Harry Potter começar, nós fizemos uma filmagem do lado de fora da casa dos Dursley, que foi minha primeira filmagem como Harry. Eu estava muito nervoso, e ele me fez sentir tranquilo. Sete anos depois, nós embarcamos juntos em Equus. Foi minha primeira peça mas, aterrorizado como eu estava, o encorajamento, apoio e humor fez de tudo uma alegria. De fato, todo lugar em que ele chegava ficava duas vezes mais divertido e inteligente só pela presença dele. Sou orgulhoso de dizer que o conhecia”.
Ele tinha 65 anos.