Se você está lendo este texto sem ter acompanhado o que rolou nos últimos dias, vale dar umas clicadas antes. As notícias a seguir formam uma história em ordem cronológica. Clique e divirta-se:
– Mudanças na linha editorial do DELFOS
– Jornada nas Estrelas vai ganhar sequência
– Playstation 2 fica mais barato do que água
– Final Fantasy XIII vai sugar o Playstation 3
– Diretor quer controlar tudo em Homem-Aranha 4
– Comercial divertido de Guitar Hero: Metallica
– Estadunidenses têm medo de emos na internet
– Sony anuncia Homens de Preto 3
– X-Men Origins: Wolverine vazou na internet
– Blizzard faz brincadeiras engraçadas no primeiro de abril
– Dead Rising 2 vai ter zumbis para dedéu
– Gene Simmons fala sobre Secos e Molhados
– Green Day e White Stripes são melhores que Sabbath, Purple e Floyd
– Aprenda a fazer reanimação cardíaca com novo comercial de Adrenalina 2
– Alfred diz que o Charada é o vilão de Batman 3. Provavelmente.
– Marvel libera teaser misterioso sobre o Capitão América
– Geoff Johns comenta o retorno do Flash da Era de Prata ao Universo DC
– Homero fora da equipe
– Demitido o caramba! E Chris Pine nega ser o Lanterna Verde.
Pronto? Então agora vamos começar dizendo o óbvio. É CLARO que isso era uma brincadeira de primeiro de abril. Muitos se tocaram disso e seus comentários foram estrategicamente segurados até o dia dois. Para deixar aqueles que mataram a charada um pouco em dúvida, estendemos por mais dois dias a brincadeira, incluindo uma planejada revolta e as conseqüentes demissão e invasão do Homero. Não se preocupe, o cara ainda está com a gente e nossos textos continuarão com toda a rebuscagem deverística e as rivalidades caboclos X sacripantas de sempre. Foi só mais uma das nossas brincadeiras envolvendo ficção e metalinguagem.
Contudo, devo dizer que essa brincadeira rendeu coisas inesperadas. Para começar, a matéria da mudança da linha editorial está entre as mais comentadas da nossa história. Aliás, por curiosidade, confira o Top 10 das mais comentadas e os autores até o dia três de abril de 2009 aí embaixo:
1 – Sexo? Tô Fora! (Marcus Gabriel – Tio_Zé)
2 – Mudanças na linha editorial do DELFOS (Carlos Eduardo Corrales)
3 – Os Headbangers não praticantes (Carlos Eduardo Corrales)
4 – Pelo fim do Delfos (Torquemada)
5 – Fé na Ciência (Fernando Garcia)
6 – O Sistema Educacional Brasileiro (Carlos Eduardo Corrales)
7 – A crise dos 20 anos na música (Bruno Sanchez)
8 – A mídia unipartidária (Guilherme Vasconcelos)
9 – Andando nas sombras (Torquemada)
10 – Os Headbangers não praticantes v. 2.666: o legado (Carlos Eduardo Corrales)
Foi bem legal ver comentários de pessoas que não apareciam por aqui faz tempo. Quando alguém faz vários comentários a ponto da gente lembrar dela e depois some, ficamos com a impressão de que a pessoa parou de acessar. Foi ainda mais legal ver vocês pedindo para a gente não mudar e não trair o movimento. Acredite, nós não queremos trair o movimento.
Por outro lado, foi bem chato ver gente que acessa o site há anos dizendo que vai parar de acessar por causa disso, sem nem esperar para ver o que aconteceria. É engraçado como algo pode fazer parte da vida das pessoas por tanto tempo e, em questão de três dias (que pegou apenas as notícias – a parte menos importante do DELFOS), o sujeito é capaz de esquecer tudo. Mas não tem nada que a gente possa fazer para evitar isso. Era necessário. Para que isso tudo atingisse seu objetivo, um dia de Simple Delfos não era suficiente. Você precisava ficar incomodado. Incomodado a ponto de querer fazer algo para mudar. Agora você vai saber o porquê de tudo isso e vai ver que nada que aconteceu por aqui nos últimos dias foi gratuito e teve um objetivo friamente calculado.
Isso nos leva ao ponto sério deste texto. O DELFOS PRECISA crescer. Em 2006 tivemos um crescimento cabuloso, de algo em torno de 300%. Porém, desde então, nossas visitas têm se mantido estagnadas. Manter o DELFOS no ar exige dinheiro e trabalho. O dinheiro acaba saindo de outras coisas que eu faço profissionalmente, enquanto o trabalho é dividido entre os outros delfianos (sobretudo o Homero) e eu.
O mínimo necessário para manter o site no ar seria que ele bancasse custos com hospedagem, registro e afins. Mas ainda assim teríamos o trabalho. Como todo mundo acaba sendo obrigado a ter trabalhos de adulto, o tempo para trabalhar no site e melhorá-lo (tipo com novos layouts, novas funções e coisinhas do tipo) é extremamente limitado. Muitas vezes eu deixo de pegar freelas e coisas do tipo para trabalhar no site. Mas eu não posso exigir a mesma coisa das outras pessoas (eu até já tentei, mas essa sugestão não costuma ser muito bem recebida, vai entender).
Como crescer então? Apenas um trabalho bem feito não leva a isso. Especialmente porque nossa linha editorial exige mais do internauta do que a maioria dos sites. Leva tempo ler textos grandes e, a não ser que o leitor saiba de antemão que aquilo tem a ver com ele, é normal que ele deixe para lá. O TLDR (Too Long, Didn’t Read) é um problema real para nós, que faz com que muitas pessoas parem de ler o site antes mesmo de começar. Muita gente não consegue ler textos longos por falta de cérebro mesmo, mas também tem muita gente inteligente que simplesmente não gosta de ler no computador. Sinceramente, não entendo muito o motivo disso, mas é fato. O mesmo pode ser dito da nossa parcialidade declarada. Enfim, para gostar de ler o DELFOS, é preciso entender a proposta. Ou então, nada feito.
Assim, pessoas que entram no DELFOS por acidente, via Google, ou via fórum, onde tem um monte de gente nos xingando, dificilmente vão gostar e voltar. Dificilmente vão sequer ter a paciência de ler um texto inteiro. Afinal, brasileiro tem mania de se sentir o fodão dizendo coisas como “parei de ler quando ele falou X”.
Em comparação com todos os outros sites nerds brasileiros que conheço, o DELFOS é o que publica o maior volume de texto semanalmente. A maioria deles foca completamente em notícias e nas resenhas dos filmes da semana. Nós publicamos menos notícias, mas mantemos um mínimo de quatro textos grandes por semana, incluindo sempre um reflexivo. Em algumas semanas, chegamos a seis ou sete textos grandes. E mesmo nossas resenhas de filme são consideravelmente mais longas que as dos outros sites. Escrever tanto leva tempo. E dá trabalho. Seria bem mais fácil escrever resenhas de dois ou três parágrafos e acabar com os textos reflexivos de uma vez. Não é isso que a gente quer. É o que você quer?
O que fazer? Uma possibilidade é a gente continuar igual, o site não cresce e eventualmente temos que abrir mão dele em nome da “vida de adulto”. Outra é diminuirmos o tamanho, a quantidade e a profundidade dos textos, obviamente não chegando ao extremo do Simple Delfos. De repente até dar uma boa maneirada na manifestação de opinião. Isso nos aproximaria dos outros sites nerds, e daí é torcer para dar certo – o que poderia nunca acontecer mesmo assim.
A terceira possibilidade é onde você entra. Você pode pensar que não tem nada a ver com o site, mas isso é um pensamento errado. Se você gosta de entrar aqui, e o faz várias vezes por semana, você é parte da família, um delfonauta. O fato é que a gente presta um serviço, a geração de conteúdo para informar e divertir você. Ao entrar aqui repetidas vezes, você diz que quer esse serviço. Você é nosso cliente. E esse serviço é gratuito, ao contrário de revistas e jornais pelos quais você paga uma boa grana e ainda é obrigado a engolir um monte de propaganda que poderiam fazer o veículo ser facilmente gratuito (sabe quanto custa uma página dupla na Veja? O que paga uma revista ou um jornal ou um programa de TV é a propaganda, não o público). Porém, para continuar prestando esse serviço, a gente tem que abrir mão do nosso tempo útil. Tempo com o qual poderíamos estar exercendo atividades remuneradas.
Não vamos cobrar para você acessar o conteúdo, mas o ponto dessa explicação, desse texto e da nossa brincadeira de primeiro de abril desse ano é dar um chacoalho em você. Abrir seus olhos para que você perceba que a gente quer, ou melhor, a gente precisa da sua ajuda. A sua ajuda para continuar a prestar o serviço do qual você gosta e pelo qual não paga nada. A única forma de um site crescer, especialmente um site como nós, sem verba para anunciar por aí, é através do boca a boca. Então, se você gosta do DELFOS e se quer manter a personalidade atual intacta – se você ainda quer matérias longas, reflexivas, inteligentes, engraçadas; não apenas mais um site nerd normal (ou, eventualmente, site nenhum), nós precisamos de você. Da sua divulgação.
Convenhamos, qualquer ser humano normal está muito mais disponível para gostar de algo quando é apresentado a isso por um amigo – e sabendo do que se trata. É comum quando alguém entra no DELFOS pela primeira vez, imediatamente associar ao Omelete. Isso é compreensível, porém é errôneo. Nós abordamos os mesmos assuntos da turminha com nome de comida, mas de uma forma completamente diferente. Pelo menos a meu ver, o Omelete está mais para uma revista ou um veículo cujo objetivo é levar informação. O DELFOS está mais para uma conversa entre amigos na mesa de RPG (afinal, nerd não costuma beber muito, então não faria sentido falar em mesa de bar). E a gente não vai falar quais filmes estréiam na semana. A gente até fala isso, mas damos nossa opinião, nossa cara para bater. Além disso, abordamos assuntos muito mais espinhosos do que a cultura nerd. A cultura nerd é a hora da diversão, mas a gente também fala sério. E a gente tenta se divertir ao falar sério também! E, mais importante, divertir você!
Daí cabe a você apresentar o DELFOS para seus amigos, passar o endereço, explicar qual é a do site e dizer que a gente não tem nada a ver com o Omelete, a não ser os assuntos abordados. E ele pode continuar gostando do Omelete, um não exclui o outro. Afinal, são diferentes. Tão diferentes que eu nem colocaria os dois na mesma categoria. Seria como dizer que alguém que gosta do Kiss não pode gostar do Dream Theater. =)
Porém, além do boca a boca entre amigos, existem várias outras formas de você ajudar a gente na divulgação, inclusive além do seu círculo social. Por exemplo, você pode colocar o endereço do DELFOS na parte de webpage do seu perfil de Orkut. Dá até para colocar nosso feed na parte de aplicativos. Por que não os dois?
Tem blog? Mesma coisa! Linka a gente! Se quiser dar uma ajuda extra-pintuda, pega um dos banners dessa página. Aliás, dependendo do sistema do seu blog, dá até para colocar nossos feeds nele também, o que mostra sempre os títulos das nossas últimas atualizações. É mó legal! Ajuda a gente e ainda presta um serviço legalzudo pra quem lê você. Olha esse, por exemplo, na parte de dicas de leitura. Esse tipo de coisa ajuda mais do que você pensa. Aliás, você assinou nosso feed? Tá esperando o quê? Assinaí, pois isso também ajuda! E, já que você tem blog e quer ajudar, por que não fazer um post divulgando algum texto nosso quando sair algo que gostar. Tipo: “o DELFOS publicou um texto engraçado tirando sarro de nerds. Leia aqui”. Pronto, em alguns segundos, você já deu uma tremenda força pra gente.
Mas tem mais! Você pode colocar nosso link na sua assinatura de e-mail, na sua frase do MSN, enfim. Use a criatividade. Tem um monte de lugares onde você pode divulgar o nosso link. E quanto mais ele aparecer, mais gente vai clicar. E quanto mais gente clicar, mais gente vai gostar. E voltar. E divulgar. É uma bola de neve.
Colocar em fóruns também é uma boa. Especialmente se for um texto que você ache que a turminha vai gostar, não algo do tipo “vamos linchar esse pagodeiro”. De preferência, coloque o link para a matéria, não a matéria. Isso faz com que o cara clique e nos gere mais visitas. Até mandar links de textos legais para seus amigos por e-mail pode ajudar. É uma excelente forma de mostrar o DELFOS para eles, bem melhor do que simplesmente passar o endereço.
Além da divulgação propriamente dita, ainda existem outras formas de você ajudar a divulgar. Tá vendo aqueles links ali do lado e nos banners lá em cima para o Submarino, a Play-Asia e a Amazon? Pois então, se você for comprar alguma coisa nessas lojas, compre através desses links. Você nos dá uma porcentagem do valor da sua compra cada vez que faz isso. E dá para comprar qualquer coisa, não só os produtos anunciados. Você só precisa entrar na loja através de qualquer link que esteja aqui e estar com seu carrinho vazio antes de entrar. Daí pode comprar o que quiser. Pode entrar em um link do Watchmen e comprar uma geladeira, por exemplo. E eu sei que a maioria dos delfonautas já compra bastante no Submarino. Se todo mundo tiver o cuidado de entrar no DELFOS antes de ir para o Submarino, a gente já ganharia uma boa graninha. E, com essa graninha, podemos pagar os custos do site e, se chegar num valor legal todo mês, talvez possamos até começar a pagar alguns delfianos. E delfianos pagos significa mais tempo investido em trabalho para cá, mais dedicação e, no final das contas, mais conteúdo e um site melhor em todos os sentidos.
E sabe o que é melhor? Essas parcerias com lojas não fazem nenhuma exigência em relação ao conteúdo. Se a renda proveniente do Submarino e das outras duas for suficiente pra sustentar o site e manter uma equipe paga, a gente pode manter nossa parcialidade e opinião completamente intactas – o que seria, sinceramente falando, bem difícil de manter caso a gente começasse a ter anúncios de gravadoras ou de outras partes interessadas por aqui. Ou seja, é o melhor para todos.
Outra forma de ganhar dinheiro mantendo a integridade editorial é sendo sustentado pelo próprio público. Pensei em colocar um daqueles botõezinhos de doações, mas o Homero foi contra, pois achou que não pegava bem. Aproveito para perguntar o que você acha? Se tivesse um botão desses, você consideraria doar alguma quantia para ajudar a manter o site? De qualquer forma, se você quiser doar dinheiro para ajudar a manter o DELFOS, existem outras formas, tipo depósito bancário e tal. É só entrar em contato. 😛
Mas aproveitemos para falar de anunciantes. No mundo do marketing, não basta ser grande. Tem que parecer grande. Um site pequeno que parece grande vai conseguir anunciantes com mais facilidade do que um que seja mais visitado. Considerando que um novo layout, pelo momento, está fora de cogitação, você também pode ajudar nisso.
Para começar, se cadastre. Quanto mais cadastros tivermos, melhor. Número de cadastrados é um dado importantíssimo. A gente não vai vender seus dados para ninguém, mas isso ajuda em vários pontos, como estatísticas, por exemplo. Com os cadastros, podemos saber, por exemplo, que nosso público é composto por 77,48% de homens e 45% estão entre 18 e 25 anos. Acredite, isso ajuda MUITO para planejar o futuro do site. E é por isso que pedimos para que quem esquecer a senha não se recadastre, mas entre em contato com a gente. Afinal, cadastros duplicados acabam gerando dados errados nas estatísticas.
Outra coisa, recentemente tivemos que modificar o sistema da newsletter, quando pedimos para a turminha reassinar para logarmos tudo e nos proteger de acusações de spam. Você reassinou? A gente perdeu muita gente nessa reestruturação. Estamos atualmente com 10% dos assinantes que tínhamos antes e, querendo ou não, isso desvalorizou bastante o site, pois o número de assinantes, assim como o de cadastrados, é dado vital quando estamos xavecando um anunciante. Então se você não reassinou, assinaí! O link do e-mail enviado para você quando da reestruturação ainda funcionará por mais alguns dias e, mesmo depois que ele parar de funcionar, é só logar no site e clicar em “Ainda não está assinando o Delfomail?” e ativar a assinatura pelo e-mail que será enviado para a sua caixa postal. É fácil, rápido, e você ainda recebe uma newsletter legalzuda semanalmente para garantir que não perdeu nenhuma matéria. E sempre vai ter a opção de desassinar, é só clicar no link apropriado que vai no início de cada Delfomail.
Cobrimos cadastros e newsletter, o próximo passo são os comentários. Comente, amigão! Comente como se esse fosse seu único contato com o mundo exterior. A gente até é bem acessado, mas a quantidade de comentários é modesta. Isso faz um assinante em potencial ficar em dúvida e pode nunca entrar em contato por deduzir que somos pequenos demais.
Em especial, faça comentários inteligentes. Uma matéria que trata sobre um assunto “sério” (fora da cultura pop), ajuda bastante para nos diferenciar de outros sites nerds. Se essa matéria tiver vários comentários inteligentes e discussões esclarecedoras, melhor ainda. Isso vai mostrar não apenas que nosso público é grande, mas especialmente que é um público diferenciado e inteligente. E anunciar para um público inteligente (em custo por pessoa) é mais caro do que falar com um público intelectualmente mais desfavorecido.
Assim, se todas as notícias fossem tão comentadas quanto a da mudança na linha editorial (em especial se forem comentários inteligentes), faria potenciais anunciantes perceberem quão diferenciado e grande é nosso público. Assim, a gente ganha credibilidade. Com credibilidade, vem público. Com público e credibilidade, vêm anunciantes. Com anunciantes, money. Com money, vêm groupies. E daí a gente já fica feliz e pode investir bastante dinheiro e trabalho no site pra fazer disso aqui o melhor site do Brasil, quiçá do mundo. E tendo o melhor site do mundo, vêm groupies à vontade. Com groupies à vontade, vêm buga-bugas infinitos. E com buga-bugas infinitos, a felicidade incondicional! *-*
Pô, nem precisamos pensar em anunciantes. Comentários educados e inteligentes, independente de concordarem ou não, são sempre bem-vindos e motivam as pessoas que escrevem para o site, sejam colaboradores ocasionais ou delfianos. Ninguém escreve aqui para parecer que fala com as paredes. A gente quer ser lido. E quer saber que está sendo lido. O Homero, por exemplo, fica super chateado com as minhas notícias de música serem mais comentadas que as dele de cinema e quadrinhos. Daí ele mandou todo mundo ouvir pagode, fez pipi na foto do Bruce Dickinson e hoje só ouve Britney Spears. Olha só o desastre que poderia ter sido evitado…
Brincadeiras à parte, já que falamos de mulheres: cara, nós queremos mulheres nessa equipe! Já falamos disso antes. As mulheres que lêem o DELFOS querem mulheres nessa equipe! Afinal, elas não querem saber dos acompanhamentos gastronômicos para mulheres (tipo ruivas com bacon). Elas querem é ver o que fica bom com caras. Tipo cabeludos com chocolate. Tendo uma moça dando aqui seu ponto de vista feminino, mais mulheres vão acessar. Mais mulheres atraem mais homens. Isso gera mais público. E daí a gente volta à lógica de dois parágrafos atrás até chegar na felicidade incondicional! *-*
Agora, como bom capitalista, você me pergunta: o que eu ganho ajudando o DELFOS? E eu respondo. Estamos no clímax, no momento do “ou vai ou racha”. Se o site não vingar nos próximos meses, algo vai mudar. Pode ser o fim definitivo do site. Pode ser que eu o dê para alguém e nunca mais apareça por aqui. Pode ser que vire um hobby com um ou dois textos publicados por semana, ou até menos, dependendo do tempo livre e da disposição. Ou pode ser que a nossa linha editorial mude DE VERDADE, não para o simple portuguese, mas para algo bem diferente de como gostaríamos que fosse. O Simple Delfos foi mais do que uma brincadeira de primeiro de abril (como você deve saber, nosso humor sempre tem um motivo, nunca é gratuito).
Foi uma forma de assustar você, de mostrar como as coisas podem ficar se você não ajudar a gente. Muitas pessoas já ajudam espontaneamente. Outras, precisam de uma chacoalhada. E esse foi o ponto de tudo que rolou essa semana. Por isso um dia não era suficiente. A ideia não era fazer você rir. Você precisava ficar com raiva e temer pelo futuro do seu site preferido. Para ter vontade de se mexer. Para vestir a camisa de vez e perceber como o que a gente (e por “a gente”, incluo todos os delfonautas que estão lendo isso agora) criou aqui até hoje é especial. E como isso não pode morrer! A gente não pode deixar isso morrer! Se você quer impedir que alguma dessas coisas do parágrafo anterior aconteça e quer o site de sempre, mudando apenas para melhor e ficando cada vez mais subversivo, divertido e opinativo, este texto tem um monte de dicas de como ajudar.
Se você quer matar o DELFOS e fazer pipi na minha foto e de todas as pessoas que já passaram por aqui, inclusive dos outros delfonautas, você não precisa fazer nada. Fica aí, mexendo nos pêlos da barriga, lendo na maior passividade. Já está bem próximo do seu objetivo. Sem querer ser terrorista, apenas sincero, o fato é que as coisas estão caminhando para uma mudança, que pode ser boa ou não. É a hora de ver se a noite realmente é mais escura antes de amanhecer. Não fazendo nada, você colabora para o futuro negro descrito acima. Então chegou a hora de escolher. Você está com a gente ou, por inatividade, vai contribuir para o nosso fim? A escolha é sua.
PS: Confira aí embaixo a nova tirinha do Alfredo em tamanho super-hiper-mega-pintudo. O Marcel melhorou, né?