Aceite Satã na sua vida com as outras matérias do nosso Especial 666:
– Resenha de The Number of the Beast, do Iron Maiden
– Resenha do livro Drácula
– Top 5: Jogos de Terror
– O meu filme de terror perfeito tem que ter…
– Top 5: As mortes mais legais do cinema
Leia também nosso Especial A Profecia para estar bem preparado quando o Damien chegar.
– Resenha de A Profecia – o remake
– Resenha de A Profecia – o filme original
– Resenha de Damien – A Profecia II
– Resenha de A Profecia III – O Conflito Final
– Tremendões – Damien
– Top 5: Mortes na Profecia
Antes de começar a escrever esse especial da trilogia de A Profecia, passei um tempo escutando sua trilha sonora aterrorizante, composta por Jerry Goldsmith para todos os três filmes (digo isso porque A Profecia IV – O Despertar foi feito para a TV e não tem muita relação com os três filmes anteriores, que acompanham a história do Anticristo Damien Thorn).
Enquanto os filmes podem ser facilmente comparados a outras obras de terror e até superados no quesito “medo”, não se pode dizer o mesmo da trilha sonora que, a meu ver, é insuperável, mesmo comparada com a tenebrosa canção de ninar de O Bebê de Rosemary ou com a ótima música de O Exorcista. A verdade é que Goldsmith fez uma obra-prima da música de horror.
Para compor a trilha sonora de A Profecia – utilizada não só no primeiro filme como nas duas seqüências – tendo a música principal e todas as outras realizadas com trechos de canções religiosas (adaptadas para a adoração do “Coisa Ruim”), Goldsmith procurou um amigo que regia coros para igrejas. Ao notar que tudo era cantado em latim, ele perguntou como se dizia “Satanás” nesse idioma. O amigo respondeu “Satani” e o compositor logo concluiu que “Salve Satanás” seria “Ave Satani”. A partir daí, Goldsmith fez o tema do filme, cuja letra é essa: “Sanguis Bibimus, corpus edimus. Tolle corpus Satani. Ave! Ave, ave versus Cristus! Ave, ave versus Cristus! Ave, ave versus Cristus! Ave Satani”. E a tradução: “Sangue bebemos, carne comemos. Evocamos o corpo de Satanás. Salve! Salve, salve o Anticristo! Salve, salve o Anticristo! Salve, salve o Anticristo! Salve Satanás”.
Ficou com medo? Não? A título de curiosidade, abra então o seu programa de baixar músicas pela Internet, procure por Ave Satani ou então The Omen Theme e prepare-se. Meu conselho: escute isso durante o dia ou, pelo menos, com a luz acesa. Mesmo assim, ainda afirmo que um arrepio na espinha será natural, porque essa trilha sonora é puro terror. Só não esqueça de deletar depois de 24 horas, já que, para ter a música por mais tempo, você legalmente deve comprar o CD. Para completar, mesmo tendo sido indicado ao prêmio da Academia em diversos trabalhos anteriores, nos quais fora dado como favorito e não ganhou, o único Oscar da carreira de Jerry Goldsmith foi justamente pela trilha de A Profecia. Será que o cara foi ajudado pelos poderes infernais?