– Compre aqui o DVD duplo com o primeiro filme.
– E aqui o DVD duplo com o segundo filme e um ingresso grátis para assistir ao novo.
Leia também o restante do nosso especial X-Men:
– Resenha do filme
– Tremendões – Magneto
– Top 5 – Jogos dos X-Men
Ainda não está satisfeito? Então divirta-se com outras matérias relacionadas aos mutantes.
– X-Men: Reign of the Apocalypse
– X-Men Legends
– X2: Wolverine’s Revenge
Quando Stan Lee criou os X-Men lá nos longínquos anos 60, usou como desculpa para os superpoderes da equipe uma palavra chamada mutação. O grupo de heróis nada mais era do que seres com habilidades especiais que representariam o próximo passo na escala evolucionária da humanidade. Na real, Stan estava é de saco cheio de criar acidentes bizarros que conferissem superpoderes a um desavisado qualquer. Dessa forma, poderiam surgir novos personagens sem ter a preocupação de explicar as origens de suas habilidades.
À medida que os X-Men foram ficando mais populares, novas superequipes mutantes foram surgindo, e o número de mutantes do universo Marvel foi aumentando até gerar uma superpopulação. Na verdade, como disse Sérgio Aragonés no divertido Sérgio Aragonés Massacra a Marvel, na editora, mutantes não são uma minoria racial. Quem não é mutante que é minoria.
Como resultado, os poderes de tais indivíduos variam dos mais úteis (fator de cura, rajadas óticas, telecinese, absorção de outros poderes) aos mais ridículos (cuspir uma geleca, como no caso do Groxo, ou falar com máquinas, como era o caso do finado Cifra). Este Top 5 tem por objetivo citar os mutantes mais bizarros que já deram as caras num gibi que leva o selinho “X”. Isso não quer dizer que só vou listar pés-de-chinelo com poderes inúteis, mas aqueles com poderes até legais, mas que se você parar para pensar, são no fundo, bem esquisitos. Vamos lá?
5 – Fortão
Quem é: Guido Carosell começou sua carreira profissional como guarda-costas da estrela de Rock, e também mutante, Lila Cheney. Depois se juntou ao X-Factor (na fase engraçadinha do grupo) pela grana. Guido é sem dúvida um sujeito bem humorado, tanto que escolheu como codinome a singela alcunha de Fortão (Strong Guy no original). Acho que isso já diz tudo.
Poder mutante: O Fortão pode absorver energia cinética e convertê-la em força física. Trocando em miúdos, quanto mais ele apanha, mais forte fica. Porém, se ele não liberar a energia que ganhou rapidamente, a mesma deforma seu corpo permanentemente.
Por que é bizarro: OK, superforça é sem dúvida um dos poderes mais úteis e mais legais dos quadrinhos, mas como o Fortão tem o ponto fraco de ter de liberar a energia acumulada logo ou fica deformado pra sempre, é só olhar pra ele pra constatar que ele se esqueceu de liberar a força extra algumas vezes. Fortão tem perninhas curtas e finas e um tronco enorme que deixa sua cabeça parecendo minúscula. Um físico desses é no mínimo bizarro e ideal para desenhistas sem noção de proporção como o nosso amigo Rob Liefield.
4 – Blob
Quem é: Fred J. Dukes, um dos membros mais famosos da Irmandade de Mutantes Malignos de Magneto e que posteriormente foi membro da Força Federal, grupo mutante controlado pelo governo dos EUA, formado por mutantes criminosos que se dispuseram a ajudar em troca de anistia por seus crimes passados.
Poder mutante: A pele de Blob é praticamente impenetrável, capaz de deter uma bala ou até mesmo um míssil. Ele também tem uma força descomunal e não pode ser movido se não quiser. Também, com um tamanho desses…
Por que é bizarro: Porque em suma seu poder é ser morbidamente gordo. O cara pára balas com o estômago. E até já enfiou inimigos no meio de suas banhas para sufocarem! Fico imaginando se houvesse um mutante com o poder de emagrecer as pessoas e usasse seu poder no Blob, o que aconteceria? Ele viraria um humano normal?
3 – Homem Múltiplo
Quem é: Jamie Madrox, também integrante do X-Factor durante a saudosa fase hilária do grupo.
Poder mutante: Esse é um dos mais legais. Jamie tem a incrível capacidade de criar duplicatas de si mesmo a partir de impacto (tipo, ele dá um tapa na testa, e outro Jamie aparece instantâneamente). O cara é a verdadeira definição de “exército de um homem só”.
Por que é bizarro: Porque, por mais que seja um poder legal, imagine os problemas de personalidade que isso deve gerar! O cara não é mais único no mundo, mesmo que suas cópias sejam literalmente ele mesmo. Deu pra entender? Não? Pois é exatamente disso que estou falando. Além do mais, já imaginou você cumprimentá-lo com aquele tradicional tapinha nas costas e de repente surge outro Jamie idêntico na sala? Estranho, muito estranho.
2 – Longshot
Quem é: Criado pelo tirânico Mojo para servir-lhe como escravo, o ser conhecido apenas como Longshot rebelou-se e escapou para a Terra através de um portal inter-dimensional. Foi acolhido pelos X-Men e fez parte da equipe por um bom tempo. Até chegou a trabalhar como dublê para cenas perigosas no cinema.
Poder mutante: Longshot possui velocidade e agilidade fora do comum. Mas seu grande poder é mesmo conseguir alterar as probabilidades. Ou seja, ele tem uma sorte inacreditável. E não é só, todas as minas se apaixonam por ele só de olhar. Inveja… Ah, o olho esquerdo dele também emite uma luzinha. E isso bem antes do Cable.
Por que é bizarro: Meu, o poder do cara é ser o maior rabudo do mundo! Dá pra imaginar as possibilidades? Vai desde acertar na Megasena acumulada até atravessar a rua sem olhar para os lados e não ser atropelado. Bem que eu queria ter esse poder.
1 – Câmara
Quem é: O inglês Jonothon Evan Starsmore, integrante da primeira formação da Geração X, espécie de Novos Mutantes modernos, que chegou a integrar os X-Men posteriormente.
Poder mutante: O poder de Jonothon é do tipo incontrolável. Ele emite rajadas biocinéticas psiônicas (seja lá o que isso for). O problema é que, quando essa habilidade se manifestou pela primeira vez, destruiu o peito e a mandíbula do coitado e ele tem de usar faixas de contenção nos locais afetados.
Por que é bizarro: O cara não tem mandíbula! Então como diabos ele consegue falar (sim, ele fala)? E mais, há fogo saindo do seu peito e do lugar onde deviam estar seus dentes. Que medo. E será que alguém aí consegue me explicar que raios de poder são essas tais rajadas psiônicas biocinéticas? Pelo visual assustador e poder incompreensível, Câmara levou o título de mutante mais bizarro a dar as caras num dos títulos mutantes.
Menção honrosa – Noturno
Quem é: Um dos X-Men mais populares, o alemão Kurt Wagner já nasceu com a pele azul, três dedos nas mãos e nos pés, orelhas pontudas e uma cauda. Com certeza um dos mutantes mais azarados a aparecer no mundo.
Poder mutante: Sem dúvida um dos poderes mais desejados por quem não suporta congestionamentos. Noturno tem a incrível capacidade de se teleportar, deixando para trás apenas uma nuvenzinha de fumaça, um cheiro de enxofre e a tradicional barulhinho “bamf!”, assim mesmo, com ponto de exclamação e tudo.
Por que é bizarro: Graças às suas características físicas, o cara era confundido com um demônio pelos camponeses de sua terra natal. Tanto que até chegou a ser apresentado como atração de circo em freak shows. Mas mesmo com os humanos correndo atrás dele com paus e tochas para linchá-lo, Noturno ainda é capaz de perdoá-los. Ah, Kurt é um católico fervoroso. Abraçou a religião como conforto para sua vida sofrida e até virou padre. Uma criatura parecida com um capeta e extremamente religiosa é um paradoxo ambulante e paradoxos são bizarros.
Puxa, foi legal reencontrar alguns mutantes dos quais eu nem me lembrava para a pesquisa para este Top 5. Apesar de não ler mais as histórias dos X-Men há tempos (teve uma hora em que eu fiquei de saco cheio das tramas estilo novelão e resolvi parar), reencontrar os personagens selecionados para a lista foi muito divertido e me trouxe boas memórias de um tempo em que eu adorava estes sensacionais e bizarros mutantes. Bem, como sempre, se você tem sua própria lista, concorda, discorda ou não soube opinar, o espaço de comentários aí embaixo é todo seu. Até a próxima e divirta-se com X-Men: O Confronto Final.