Não, delfonauta, você não está sendo ludibriado por mais um dos nossos títulos sensacionalistas. A Valve realmente trouxe a Steam para o Brasil, e com preços em reais!
De acordo com um press release que chegou aqui na redação, a Valve fechou parceria com o Uol BoaCompra para monetizar todas as compras de games através de sua plataforma, não só no Brasil, mas de toda a América Latina.
Até o momento da publicação desta matéria, os brasileiros só podem comprar jogos pela Steam através de um cartão de crédito internacional, pagando o preço em dólar. Através do Uol BoaCompra, você poderá comprar seus games através de boleto bancário, depósito, DOC, transferência, cartões de crédito nacional e internacional, transações pelo PagSeguro e cartões de pontos, que serão vendidos em mais de 150 mil estabelecimentos espalhados pelo país.
Quanto aos preços, nada foi divulgado oficialmente, porém, o pessoal do Kotaku Brasil publicou um rumor de que a conversão dos preços seguirá esta tabela, publicada originalmente no blog de um desenvolvedor de games russo. Na tabela, dois dólares viram três reais. Justo, não?
Eu vou ser sincero que só usei o Uol BoaCompra uma única vez, já que ele também gerencia a compra de Riot Points do League of Legends no Brasil, e é um sistema extremamente confiável. Porém, ele demora algumas horas para depositar os créditos, diferente do sistema de PayPal usado no servidor norte-americano, que credita imediatamente. Espero que, com a chegada da Steam, eles sigam o exemplo do PayPal.
Caso você viva numa caverna e não faça ideia do que seja o Steam, trata-se de uma plataforma de distribuição de games online, onde você pode comprar milhares de games para PC, além de poder baixar demos (e até alguns games completos) gratuitos, conteúdos extras, etc. Os games são instalados no seu PC, mas, uma vez comprados, você pode baixá-los quantas vezes quiser. A plataforma também armazena os seus saves, evitando que você perca todo o seu progresso caso aconteça algo com o seu HD, bem diferente do que acontece nos consoles.
Eu achei esta iniciativa sensacional. Além de finalmente oferecer preços (aparentemente) justos em reais, é um enorme passo para o desenvolvimento do mercado de games no nosso país, tão assolado pelos preços abusivos. Quem sabe a Sony, a Microsoft e a Nintendo não se espelhe na Valve na próxima geração?
A data de estreia da Steam no Brasil não foi divulgada ainda, mas continue conosco que a gente te conta assim que ela sair.