Mano, olha o poster aí do lado. Depois faça uma busca e assista ao trailer do dito-cujo. Pronto? Concorda comigo que esse filme tinha tudo para ser a coisa mais divertida lançada na tela grande desde O Último Grande Herói? Pois foi com essa mentalidade, esperando ver O Último Grande Herói do século XXI que fui ao pior cinema de São Paulo (o maledeto Cinemark Santa Cruz) para assistir ao dito-cujo.
Chegando lá, a primeira cena prometia que os próximos 100 minutos seriam repletos de piadas tirando sarro dos filmes de ação exagerados. E isso fez com que eu risse como se não houvesse diafragma! Sem exagero, eu não gargalhava tanto no cinema desde Mandando Bala. E a tônica estava tão de acordo com o que eu esperava que até pensei que teria sido legal se, ao invés de terem pego o trio de protagonistas que você vê ao lado, tivessem escolhido Jason Statham, The Rock e Vin Diesel. Aliás, está mais do que na hora de fazer um filme zoando os longas de ação com esses três no elenco, não concorda?
Infelizmente, passada essa cena, tudo muda. Claro, ainda existe muita metalinguagem e muito humor absurdo, o que é legal, mas infelizmente peca pela falta de explosões e de mulheres com pouca roupa – e esses dois itens são essenciais em um filme cujo pôster é esse aí do lado, pô! Não se confunda: o que temos aqui é uma comédia com quase nenhuma ação.
A história: um filme está sendo feito e todo mundo acha que ele será uma bomba. Para evitar que o produtor (Tom Cruise, que está a cara do Jamie Kennedy) cancele, o diretor decide levar a turminha para filmar na selva, no maior estilo Bruxa de Blair. Só que as coisas dão errado e a confusão está armada.
O destaque vai totalmente para Robert Downey Jr., que faz o papel de um cara que faz o papel de um negro (hein?). E é justamente isso que rende todas as melhores piadas do longa. Em especial pelo fato de que o ator negro que é negro mesmo não fica nem um pouco confortável com essa situação.
Se dissesse que Trovão Tropical não é divertido, estaria mentindo. Porém, também estaria faltando com a verdade se dissesse que correspondeu às expectativas e que é tão deveras excelente quanto O Último Grande Herói. Não é, mas não é por causa disso que você não vai dar algumas boas risadas.
Curiosidade:
– Trovão Tropical é o primeiro filme dirigido por Ben Stiller que, obviamente, se escalou para o papel de protagonista apenas depois de uma longa e exaustiva bateria de testes. 😛