Sabe, eu esperava que cobrir o lançamento de The Last of Us PC não seria especialmente marcante. O jogo é basicamente perfeito, e já falamos bastante sobre várias das suas versões. Achei que ia falar um pouco das opções gráficas, da performance, e encerrar o dia. Mas a coisa não foi bem assim.
Um tempo antes do lançamento, a assessoria da Sony disse que enviaria o código de review naquele dia. Porém, algumas horas depois, eles foram informados pela Sony que os códigos só seriam enviados para todos no dia do lançamento. Isso costuma ser uma tática para impedir reviews negativos e evitar que as pessoas cancelem suas pré-compras. Mas estávamos falando de The Last of Us, então admito que isso nem passou pela minha cabeça.
THE LAST OF US PC É UM PORT PROBLEMÁTICO
De fato, até onde sei, todos os veículos que tiveram acesso a The Last of Us Part I no PC o receberam no dia do lançamento. E logo o motivo ficaria claro. De fato o port tinha problemas. Em poucas horas, ele acumulou centenas de avaliações negativas no Steam. Em alguns dias, se tornou o game da Naughty Dog mais mal avaliado no Metacritic em muito tempo.
Quando rodei, logo percebi os problemas. As telas de carregamento eram absurdamente longas. As mais longas que já vi no PC e mais demoradas até que as da versão de PS3. Estou falando de coisa de minutos. Plural. Na primeira vez, achei até que tinha dado pau.
E pau de fato ele deu. Mas depois, no gameplay. Em 90 minutos de jogo, ele travou e fechou sozinho duas vezes. Além disso, os requisitos não pareciam bater com os divulgados anteriormente, com pessoas que têm PCs no nível equivalente ao PS5 conseguindo gráficos muito inferiores ao esperado.
PERFORMANCE
Admito que não tive muitos problemas com performance, mas eu vi a limitação gráfica em primeira mão. Por exemplo, esta é uma imagem com a configuração padrão para o meu PC, com uma GPU RTX 3070.
Aparentemente, este é o visual que você pode esperar de um PC equivalente a um PS5. Meu notebook é um pouquinho melhor, então dei uma mexida nas configurações e melhorou bem. No caso, aumentar a qualidade das texturas faz uma boa diferença. Mudando tudo pra um preset de high ficou assim.
Otimizado pelo app da Nvidia ele ainda colocou algumas opções em Ultra e achei que o visual ficou muito bom. A performance variava entre 50 e 80 FPS, ficando a maior parte do tempo na casa dos 60. Não achei ruim, mas havia stutters frequentes. Provavelmente estes eram devido aos shaders que são compilados apenas quando o jogo estava aberto. A questão é que isso demora muito.
Em mais de 90 minutos no game, a porcentagem ainda estava perto dos 50%, o que significa que você precisa deixar o jogo aberto por três horas para resolver este problema. É demais para mim. Dá para jogar o Left Behind inteiro e se pá a compilação ainda não acabou. Seria outra história se ele fizesse isso no background depois de instalado, mas ter que deixar o jogo rodando para isso ser feito acaba não valendo a pena. Acho difícil que alguém realmente espere tanto tempo parado na tela título antes de começar a jogar.
THE LAST OF US PC: PATCHES E ATUALIZAÇÕES
Escrevo isso no dia 3 de abril, e até agora The Last of Us PC recebeu dois patches. Esta é a situação do game hoje, mas tenho certeza que vai melhorar com o tempo. O que deixa essa história fascinante para mim é que claramente todos esses problemas eram conhecidos. Porém, para aproveitar o timing da série da HBO, optaram por lançar neste estado e arrumar depois. Literalmente os responsáveis pensaram que perderiam menos dinheiro lançando logo e aguentando o impacto na reputação das empresas.
Eu já tenho minhas dúvidas se a escolha foi correta. The Last of Us é a joia na coroa da Playstation. Colocar este jogo no PC pela primeira vez é um grande evento. Com certeza tem muita gente que não teve nenhum Playstation contando os dias para este lançamento.
Isso fez com que The Last of Us, um dos games mais bem avaliados da história, tivesse sua versão de PC totalmente queimada. Tanto pela imprensa profissional quanto pelos usuários, como pode ser visto na página do jogo no Steam. Neste momento, as avaliações estão “mistas”, mas durante o final de semana anterior estava em absurdamente negativas. E não era review bomb, era gente se sentindo lesada mesmo, que comprou o jogo antes do lançamento acreditando no histórico da Sony e da Naughty Dog.
NUNCA PRÉ-COMPRE
Fica a lição que todos nós já deveríamos ter aprendido. Nunca pré-compre um jogo. Sinceramente, se eu não tivesse jogado The Last of Us antes, estaria relativamente satisfeito. Mesmo em condições longe do ideal, The Last of Us ainda é ótimo. E não tenho dúvidas de que a versão de PC um dia vai ser tão boa quanto a de PS5. Se não oficialmente, via atualizações, com certeza via mods da comunidade. Esta é a beleza dos PCs, no final das contas.
Então minha recomendação é a seguinte: jogue no Playstation. Se não tem Playstation, espere algum tempo até que o jogo esteja mais estável. Se está muito ansioso – e eu entendo isso – vá lá, jogue e divirta-se. Mas vá sabendo que o jogo será bem pesado e vai travar com frequência durante toda a sua campanha.